Um colégio aplicou uma pesquisa sobre a preferência dos alunos em relação às disciplinas A, B e C. Alguns resultados dessa pesquisa foram: - 62% dos alunos entrevistados gostam da disciplina A; - 58% dos alunos entrevistados gostam da disciplina B; - 55% dos alunos entrevistados gostam da disciplina C; - 20% dos alunos entrevistados não gostam de nenhuma das disciplinas. Qual é a porcentagem mínima dos alunos entrevistados que gostam das disciplinas A, B e C?
Um teste tem x perguntas e vale nota 100. Uma pessoa responde corretamente a trinta das quarenta primeiras perguntas e erra quatro quintos das restantes. Todas as perguntas são de igual valor e o avaliador considera apenas certa ou errada. Se a pessoa tirou nota 60, quantas perguntas (x) existem nesse teste?
Considere que um quadrado tem lado . Se unirmos os pontos médios de seus lados obtemos um segundo quadrado. Se unirmos os pontos médios dos lados do segundo quadrado obtemos um terceiro quadrado. E, assim, sucessivamente. A área do vigésimo quadrado obtido desta forma é igual a m2. Desta maneira, o lado do primeiro quadrado é igual a
Uma estrutura tem altura h. A partir de um ponto A, uma pessoa vê a parte mais alta da estrutura com um ângulo Em seguida, quando a pessoa se aproxima 40 m da estrutura e fica no ponto B, vê a parte mais alta da estrutura com um ângulo . Se for desprezada a altura da pessoa, a altura h da estrutura será de
Um trapézio retângulo tem bases iguais a 10 m e 4 m e altura igual a 8 m. Então, o perímetro desse trapézio é
Considere a parábola e a elipse
A equação da reta que passa pelos pontos de intersecção da parábola com a elipse é
Ao possibilitar aos alunos o domínio dos conhecimentos culturais e científicos, a educação escolar deve:
A abordagem construtivista pressupõe que nossa estrutura cognitiva está configurada por uma rede de esquemas de conhecimento. A natureza dos esquemas de conhecimento de um aluno, nesta perspectiva, depende:
A maneira de organizar as sequências de atividades é um dos traços mais claros que determinam uma prática educativa, com significado social. Nessa direção as sequências formam um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais que têm:
As escolas públicas que seguem as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Básica – DCNEB, devem observar a atenção à diversidade dos alunos, como eixo estruturador. A operacionalização deste eixo estruturador requer que a escola planeje as suas atividades considerando:
Em uma determinada região, 25 saguis comem 125 bananas em 5 horas. Em quantas horas 10 saguis comerão 180 bananas?
Considere que uma função f :R R é definida por f(x) =ax2 + bx + c, onde a>0 e c<0. Em relação às suas raízes, podemos afirmar que
Considere o seguinte sistema linear
Então, este sistema:
Considere a função trigonométrica sen(nx), onde nϵN*. Então, o período da função é
Considere os divisores positivos de 200. Escolhendo ao acaso um destes divisores, a probabilidade dele não ser o quadrado de um número natural é igual a