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O profissional do ensino deve fundamentar a sua prática:

Quando se transforma a vida de aula e da escola, de modo que se possa vivenciar práticas sociais e intercâmbios acadêmicos que induzam à solidariedade, à colaboração, à experimentação compartilhada, assim como a outro tipo de relações com o conhecimento e com a cultura que estimulem a busca, a comparação, a iniciativa e a criação, identifica-se as características de uma Pedagogia:

Se cabe ao professor fazer uma re-seleção dos conteúdos a partir do que lhe é sugerido na programação oficial que tem como base o Projeto Político Pedagógico (PPP) escolar, é preciso que ele tenha:

Nas discussões relacionadas às políticas educacionais, o Atendimento Educacional Especializado possui seu espaço, no que diz respeito aos direitos e deveres de educar. Nesse contexto, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBN, Lei nº 9.394/96, em seu Art. 4º e inciso III, assegura:

A inclusão escolar tem sido considerada tema de bastante relevância nos aspectos teóricos, práticos e políticos no contexto educacional, tendo em vista a necessidade de cada vez mais promovermos uma Educação para todos. Nessa perspectiva, Ropoli (2010, p. 08) considera que:

O documento de orientações para formação continuada de professores para o Atendimento Educacional Especializado para a pessoa com surdez (BRASIL, 2007) destaca momentos didáticos-pedagógicos para o atendimento do aluno com surdez, entre eles: I. Momento do Atendimento Educacional Especializado em Libras na escola comum, em que todos os conhecimentos dos diferentes conteúdos curriculares, são explicados nessa língua por um professor, sendo o mesmo preferencialmente surdo. Esse trabalho é realizado todos os dias, e destina-se aos alunos com surdez. II. Momento do Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras na escola comum, no qual os alunos com surdez terão aulas de Libras, favorecendo o conhecimento e a aquisição, principalmente de termos científicos. Este trabalho é realizado pelo professor e/ ou instrutor de Libras (preferencialmente surdo), de acordo com o estágio de desenvolvimento da Língua de Sinais em que o aluno se encontra. O atendimento deve ser planejado a partir do diagnóstico do conhecimento que o aluno tem a respeito da Língua de Sinais. III. Momento de monitorar a quantidade de luz para que o nível de iluminação (maior ou menor) seja adequado à necessidade do aluno. IV. Momento de providenciar uma lâmpada portátil para ser colocada na carteira do aluno, para que o aluno consiga ler melhor adequando o espaço de trabalho com maior quantidade de luz; V. Momento do Atendimento Educacional Especializado para o ensino da Língua Portuguesa, no qual são trabalhadas as especificidades dessa língua para pessoas com surdez. Este trabalho é realizado todos os dias para os alunos com surdez, à parte das aulas da turma comum, por uma professora de Língua Portuguesa, graduada nesta área, preferencialmente. O atendimento deve ser planejado a partir do diagnóstico do conhecimento que o aluno tem a respeito da Língua Portuguesa. As afirmativas corretas são:

A Síndrome de Turner é uma alteração dos cromossomos sexuais, sendo definida atualmente como uma anomalia cromossômica, onde apenas um cromossomo X tem seu funcionamento normal, sendo que o outro cromossomo X pode estar perdido total ou parcialmente ou ser anormal, apresentando cariótipo 45, X. A síndrome possui como características clínicas, que originam seu fenótipo, baixa estatura, inteligência normal, disgenesia gonadal (malformação das gônadas), puberdade deficiente, infertilidade, pescoço alado, cardiopatias e rins com formato de ferradura. Essa síndrome foi descrita inicialmente em 1938, por:

A cegueira é uma alteração grave ou total de uma ou mais das funções elementares da visão que afeta de modo irremediável a capacidade de perceber cor, tamanho, distância, forma, posição ou movimento em um campo mais ou menos abrangente. Pode ocorrer desde o nascimento (cegueira congênita), ou posteriormente (cegueira adventícia, usualmente conhecida como adquirida) em decorrência de causas orgânicas ou acidentais (BRASIL, 2007). No que diz respeito à Baixa Visão, o mesmo documento define como:

A deficiência auditiva é considerada como a perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da capacidade de compreender a fala por intermédio do ouvido e pode ser definida como leve ou severa. A Secretaria de Educação Especial, em seu documento Estratégias para a Educação de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (BRASIL, 2003) define a Surdez Leve da seguinte forma:

A didática é tratada nesta avaliação, como um ramo de estudo da Pedagogia partindo dos vínculos entre finalidades sócio-políticas e pedagógicas e as bases teórico-científicas e técnicas da direção do processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva o estudo sistemático da didática como teoria do processo de ensino, deve levar em conta:

Os conteúdos de ensino devem retratar a experiência social da humanidade no que se refere a conhecimentos e modos de ação, transformando-se em:

As discussões relacionadas à Educação Inclusiva, a cada dia, tem ganhado bastante espaços nos âmbitos acadêmicos e políticos no Brasil. Nessa perspectiva, as escolas tem reunido esforços para que verdadeiramente o aluno com necessidade especial seja incluso no processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, Mazzota (1996) define a Educação Especial como:

A Síndrome de Edwards, considerada a segunda alteração mais frequentes nos seres humanos e sua incidência é de 1:5.000 nativivos. O cariótipo dessa síndrome é caracterizado como 47, XX, +18 ou 47, XY, +1Na maioria dos casos de trissomia do cromossomo 18 é encontrado as seguintes características:

A Resolução CNE/CEB n° 02/2001, instituiu as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, que manifesta o compromisso do país com "o desafio de construir coletivamente as condições para atender bem à diversidade de seus alunos". Esta Resolução representa um avanço na perspectiva da universalização do ensino e um marco da atenção à diversidade, na educação brasileira, quando ratifica a obrigatoriedade da matrícula de todos os alunos e assim em seu Art. 2º declara:

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBN, Lei 9.394/96, criada em meados da última década do século XX, surge em um importante momento de nossa história, bem como, promove avanços significativos para a Educação Básica e Educação Superior. A respeito da Educação Especial, a LDB define como:

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