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Considere as reações I, II e III a seguir.

Com relação a essas informações, julgue o item que se segue.

De acordo com as leis das reações gasosas de Gay Lussac, sob mesma temperatura e pressão, o volume ocupado pelo CO2 é maior que o volume do O2 na reação II.

A figura precedente mostra um diagrama de fase para uma substância pura que exibe três fases: sólida, líquida e gasosa. Com base nessas informações, julgue o item subsecutivo.

O ponto b indicado na figura precedente está corretamente localizado e representado pelo ponto I na curva de aquecimento seguinte.

A precipitação de cátions metálicos pela adição de um ânion com o qual eles formem composto insolúvel é uma ferramenta bastante utilizada para a remoção, identificação e(ou) quantificação de um metal em solução. Por exemplo, a adição de uma solução de H 2S é empregada para promover a precipitação de sulfetos metálicos pouco solúveis.

Considerando que as constantes de ionização ácida do H 2S (Ka1 e Ka2) sejam iguais a 1,0 × 10-7 e 1,0 × 10-13, que o produto de solubilidade (Kps) do CdS seja igual a 1,0 × 10-27 e que todas as soluções envolvidas apresentem comportamento ideal, julgue o item a seguir.

A concentração de íons S2- em uma solução aquosa de H2S 0,100 mol/L é inferior a 1,0 × 10-10.

A molécula de fenolftaleína, cuja estrutura é mostrada na figura precedente, apresenta dois hidrogênios ácidos que, conforme o pH, podem se ionizar de acordo com os equilíbrios a seguir. H 2Ind, HInd- e Ind2- representam as formas protonada, monoionizada e di-ionizada da molécula, respectivamente.

Uma vez que as espécies com diferentes graus de protonação apresentam cores diferentes, a coloração de uma solução de fenolftaleína depende do pH do meio.

Tendo a figura e as informações precedentes como referência, julgue o item subsequente.

A molécula de fenolftaleína protonada apresenta as funções fenol e éster.

A molécula de fenolftaleína, cuja estrutura é mostrada na figura precedente, apresenta dois hidrogênios ácidos que, conforme o pH, podem se ionizar de acordo com os equilíbrios a seguir. H 2Ind, HInd- e Ind2- representam as formas protonada, monoionizada e di-ionizada da molécula, respectivamente.

Uma vez que as espécies com diferentes graus de protonação apresentam cores diferentes, a coloração de uma solução de fenolftaleína depende do pH do meio.

Tendo a figura e as informações precedentes como referência, julgue o item subsequente.

Considerando que a fenolftaleína seja incolor em pH reduzido e rosa em pH elevado, infere-se que a forma protonada da fenolftaleína é a que apresenta coloração rosa.

A tabela periódica e o modelo atômico evoluíram gradualmente ao longo do tempo, até as versões atuais. A figura precedente mostra uma ilustração bastante utilizada na representação de um átomo e que se baseia no modelo atômico de Bohr. Com relação à tabela periódica, aos modelos atômicos e aspectos a eles relacionados, julgue o próximo item.

A razão de os elementos químicos emitirem um espectro descontínuo de energia (espectros de linhas) é que, conforme proposto por Rutherford, os prótons ocupam uma região central muito pequena, denominada núcleo, ao passo que os elétrons se localizam em uma região extranuclear de dimensões muito maiores.

Os alquenos são matéria-prima de grande importância na indústria porque podem ser facilmente transformados em uma vasta gama de compostos químicos. Exemplos típicos são as reações de hidratação e de polimerização catalisadas por ácido. Com relação às reações de alquenos, julgue o item subsequente.

O propeno é muito mais reativo do que o eteno no que diz respeito à reação de hidratação catalisada por ácido.

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item seguinte, a respeito de competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Médio (PCNEM) para a disciplina de química.

As aulas práticas permitem que os conteúdos de química sejam aplicados no cotidiano do aluno.

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item seguinte, a respeito de competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Médio (PCNEM) para a disciplina de química.

Os PCNEM, reconhecendo a exigência de conhecimentos teóricos e ap rofundados e a p remência de p ensamentos abstratos na busca de soluções para problemas químicos, legitimam a inexistência de contextualização de conteúdos no ensino da química.

Com relação aos materiais utilizados nos laboratórios de ensino de química e às normas de segurança laboratoriais, julgue o item subsequente.

Para o preparo de uma solução ácida, a conduta mais adequada e segura é despejar água no recipiente que já contenha o ácido, a fim de diluí-lo.

Considerando o texto precedente como motivador, julgue o item a seguir, relativo à avaliação e à aprendizagem do conhecimento em química.

A eficácia do processo de avaliação é geralmente obtida quando o professor, como mediador, utiliza a média das notas das provas realizadas pelos alunos, restringindo-se aos resultados quantitativos.

Considerando o texto precedente, julgue o item subsecutivo, acerca do uso de recursos e habilidades didáticos no ensino de química.

A formação do professor nem sempre atende a todas as demandas das novas tecnologias e dos recursos didáticos; por isso são necessários comprometimento e dedicação do docente na busca de cursos de aperfeiçoamento e de formação continuada.

Considerando essas informações e os diversos aspectos a elas relacionados, julgue o item que se segue.

Na alquimia, a transformação da matéria era discutida a partir de concepções filosóficas permeadas de misticismo.

Considere as reações I, II e III a seguir.

Com relação a essas informações, julgue o item que se segue.

De acordo com a reação I, são necessárias mais de 24 × 1023 moléculas de H2(g) para a formação de 32,0 g de metano.

Considere as reações I, II e III a seguir.

Com relação a essas informações, julgue o item que se segue.

Considere que m1 gramas de H2(g) reajam completamente com 6,0 gramas de C(s), de acordo com a reação I, e que m2 gramas de O2(g) reajam completamente com 6,0 gramas de C(s), de acordo com a reação II. Conforme a lei de Richter, são necessários 2 × m1 gramas de H2(g) para reagir completamente com m2 gramas de O2(g), de acordo com a reação III.

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