Solange, mãe de uma menina de 6 (seis) anos, portadora
de necessidades especiais, necessita matricular sua filha
em uma escola de rede pública.
Segundo o estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional, Lei Federal n 9.394, de 20 de dezembro
de 1996, assegura-se a essa menina
O fenômeno educativo requer, efetivamente, uma abordagem pluridisciplinar. O que se defende aqui é a peculiaridade
da pedagogia de responsabilizar-se pela reflexão problematizadora e unificadora dos problemas educativos, para
além dos aportes parcializados das demais ciências da educação. Portanto, a multiplicidade dos enfoques e análises
que caracteriza o fenômeno educativo não torna desnecessária a pedagogia, como querem alguns intelectuais; ao
contrário, precisamente em razão disso, ela institui-se como campo próprio de investigação para possibilitar um tratamento
globalizante e intencionalmente dirigido dos problemas educativos.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? SP: Cortez, 1998, p. 54
Nesse texto, a pedagogia é reconhecidamente importante porque
Acompanhando as transformações ocorridas no cenário
mundial, o Estado brasileiro, desde os anos de 1990, tem
tomado medidas de ordem legal objetivando a atualização
das políticas educacionais a fim de possibilitar mudanças
na realidade do ensino nacional.
Dentre essas medidas, tem-se o estabelecimento de Diretrizes
Curriculares Nacionais Gerais para a Educação
Básica, que têm como um dos seus objetivos
A produção e a definição de conteúdos curriculares escolares
estão relacionadas a vários fatores, dentre os quais
se destacam, por sua importância, as características culturais
da sociedade em que esses conteúdos se constituem
e a cultura da escola onde eles são trabalhados.
Considerando-se esses dois fatores,
Em reunião para planejamento das atividades letivas,
o grupo de professores de Matemática discutia sobre a
seleção e organização dos conteúdos que deveriam ser
trabalhados com os alunos. Antonio e Ribamar se posicionavam
a esse respeito da seguinte maneira:
Antonio defendia que os professores pudessem organizar
os conteúdos da disciplina considerando as
características dos alunos e o Projeto Político-Pedagógico
da escola. Ribamar, embora também ressaltasse
a importância do Projeto, defendia que se seguisse
mais estritamente a disposição dos conteúdos
presentes no livro que tinham concordado em adotar.
Com relação à polêmica exposta acima e considerando
as reflexões atuais do campo da didática, conclui-se que
Entender as causas do sucesso ou do fracasso dos alunos
tem sido uma preocupação recorrente de professores
e educadores em geral. As características culturais dos
alunos vêm a ser um fator geralmente apontado como determinante
para a aprendizagem de crianças, adolescentes
ou jovens.
Considerando as teorias educacionais contemporâneas,
qual, dentre as afirmativas abaixo relacionadas, NÃO
justifica essa situação?
Embora as práticas de avaliação acompanhem a história
da educação escolar, contemporaneamente tem crescido
a preocupação em fazer dessa um componente importante
do processo de ensino e aprendizagem.
Considerando-se a realidade das escolas brasileiras, uma
das funções que a avaliação deve ter é ser um instrumento
para
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental
(DCN) têm por objetivo orientar as políticas públicas
educacionais na elaboração, implementação e avaliação de orientações curriculares.
Em suas determinações referentes às propostas curriculares
dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios,
segundo as DCN, o currículo do Ensino Fundamental é
constituído por
Constituindo-se uma parte integrante da pedagogia, a didática
propõe uma reflexão sistemática sobre o processo
de ensino-aprendizagem, que tem, dentre outros, o objetivo
de
Carlos, Dora e Lia são professores e conversam sobre a
formação pedagógica que tiveram no ensino superior:
Carlos: — As matérias pedagógicas são muito teóricas.
Eu acho que na faculdade deviam preparar melhor
os professores para ensinar, com estratégias didáticas mais eficientes.
Dora: — A gente aprende a ensinar, ensinando. Não
adianta dar muitas técnicas de ensino se a pessoa
não souber o que fazer com elas. É na prática
que os professores se formam.
Lia: — No meu curso de Pedagogia, eu tive aulas de
fundamentação (Psicologia, Filosofia, História,
Sociologia e Antropologia) que me ajudaram a
entender a minha prática educativa.
A partir da conversa desses professores, conclui-se que