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Solange, mãe de uma menina de 6 (seis) anos, portadora

de necessidades especiais, necessita matricular sua filha

em uma escola de rede pública.

Segundo o estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da

Educação Nacional, Lei Federal n 9.394, de 20 de dezembro

de 1996, assegura-se a essa menina

O fenômeno educativo requer, efetivamente, uma abordagem pluridisciplinar. O que se defende aqui é a peculiaridade

da pedagogia de responsabilizar-se pela reflexão problematizadora e unificadora dos problemas educativos, para

além dos aportes parcializados das demais ciências da educação. Portanto, a multiplicidade dos enfoques e análises

que caracteriza o fenômeno educativo não torna desnecessária a pedagogia, como querem alguns intelectuais; ao

contrário, precisamente em razão disso, ela institui-se como campo próprio de investigação para possibilitar um tratamento

globalizante e intencionalmente dirigido dos problemas educativos.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? SP: Cortez, 1998, p. 54

Nesse texto, a pedagogia é reconhecidamente importante porque

Acompanhando as transformações ocorridas no cenário

mundial, o Estado brasileiro, desde os anos de 1990, tem

tomado medidas de ordem legal objetivando a atualização

das políticas educacionais a fim de possibilitar mudanças

na realidade do ensino nacional.

Dentre essas medidas, tem-se o estabelecimento de Diretrizes

Curriculares Nacionais Gerais para a Educação

Básica, que têm como um dos seus objetivos

A produção e a definição de conteúdos curriculares escolares

estão relacionadas a vários fatores, dentre os quais

se destacam, por sua importância, as características culturais

da sociedade em que esses conteúdos se constituem

e a cultura da escola onde eles são trabalhados.

Considerando-se esses dois fatores,

Em reunião para planejamento das atividades letivas,

o grupo de professores de Matemática discutia sobre a

seleção e organização dos conteúdos que deveriam ser

trabalhados com os alunos. Antonio e Ribamar se posicionavam

a esse respeito da seguinte maneira:

Antonio defendia que os professores pudessem organizar

os conteúdos da disciplina considerando as

características dos alunos e o Projeto Político-Pedagógico

da escola. Ribamar, embora também ressaltasse

a importância do Projeto, defendia que se seguisse

mais estritamente a disposição dos conteúdos

presentes no livro que tinham concordado em adotar.

Com relação à polêmica exposta acima e considerando

as reflexões atuais do campo da didática, conclui-se que

Entender as causas do sucesso ou do fracasso dos alunos

tem sido uma preocupação recorrente de professores

e educadores em geral. As características culturais dos

alunos vêm a ser um fator geralmente apontado como determinante

para a aprendizagem de crianças, adolescentes

ou jovens.

Considerando as teorias educacionais contemporâneas,

qual, dentre as afirmativas abaixo relacionadas, NÃO

justifica essa situação?

Embora as práticas de avaliação acompanhem a história

da educação escolar, contemporaneamente tem crescido

a preocupação em fazer dessa um componente importante

do processo de ensino e aprendizagem.

Considerando-se a realidade das escolas brasileiras, uma

das funções que a avaliação deve ter é ser um instrumento

para

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental

(DCN) têm por objetivo orientar as políticas públicas

educacionais na elaboração, implementação e avaliação de orientações curriculares.

Em suas determinações referentes às propostas curriculares

dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios,

segundo as DCN, o currículo do Ensino Fundamental é

constituído por

Constituindo-se uma parte integrante da pedagogia, a didática

propõe uma reflexão sistemática sobre o processo

de ensino-aprendizagem, que tem, dentre outros, o objetivo

de

Carlos, Dora e Lia são professores e conversam sobre a

formação pedagógica que tiveram no ensino superior:

Carlos: — As matérias pedagógicas são muito teóricas.

Eu acho que na faculdade deviam preparar melhor

os professores para ensinar, com estratégias didáticas mais eficientes.

Dora: — A gente aprende a ensinar, ensinando. Não

adianta dar muitas técnicas de ensino se a pessoa

não souber o que fazer com elas. É na prática

que os professores se formam.

Lia: — No meu curso de Pedagogia, eu tive aulas de

fundamentação (Psicologia, Filosofia, História,

Sociologia e Antropologia) que me ajudaram a

entender a minha prática educativa.

A partir da conversa desses professores, conclui-se que

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