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Quanto ao ensino superior, nos termos das diretrizes e bases da educação, assinale a alternativa incorreta.

O Plano Nacional de Educação, definido na lei 13.005/2014, aprovado em 26 de junho de 2014 e que estabelece as diretrizes, metas e estratégias que devem orientar as iniciativas na área da educação por um período de 10 anos, apresenta 20 metas das quais três são diretamente vinculadas ao ensino superior. Considerando-se que "é no ensino superior que tanto os professores da educação básica quanto os demais profissionais que atuarão no município são formados, contribuindo para a geração de renda e desenvolvimento socioeconômico local."(BRASIL, 2014) as metas definidas para o ensino superior definem:

Severino (2009) ao tratar da expansão do ensino superior no Brasil e da articulação entre a pesquisa, o ensino e a extensão, na caracterização de instituições universitárias, reflete sobre elementos diversos relativos ao ensino superior brasileiro, entendendo-a fundamentalmente como instância responsável pela formação humana, concebendo a educação como "mola propulsora do processo civilizatório". Partindo dessa premissa, é incorreto afirmar que:

A execução do Plano Nacional de Educação (PNE Lei n° 13.005/2014) e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados pelas seguintes instâncias:

O PDE está sustentado nos seguintes pilares:

Segundo Vasconcellos (2000), do ponto de vista educacional, o planejamento é um ato político-pedagógico porque revela intenções. "Segundo ele planejar é elaborar o plano de intervenção na realidade, aliando às exigências de intencionalidade de colocação em ação, é um processo mental, de reflexão, de decisão, por sua vez, não uma reflexão qualquer, mas grávida de intenções na realidade" (VASCONCELLOS, 2000, p.43). O planejamento na escola apresentar-se em tipos e níveis que são essenciais para a educação, dentre eles:

A Lei n. 9.394/1996 - LDB, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e vem sofrendo, desde sua promulgação, expressivas alterações. Dentre os princípios e fins da educação nacional verifica-se que ela estabelece que:

O "projeto de trabalho" está vinculado à linha da pedagogia ativa, como uma das várias formas da Pedagogia de Projetos. Para Hernández (1998), os projetos de trabalho contribuem para uma ressignificação dos espaços de aprendizagem, de tal forma que eles se voltem para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes. Para este mesmo autor, os projetos de trabalho se caracterizam como um planejamento de ensino e aprendizagem aonde o estudante se planeja para solucionar problemas reais e pode, a partir disso articular "ideias-chave e metodologias de diferentes disciplinas" (p. 88-89). Dessa forma o estudante se motiva na escolha do tema e na seleção dos meios de encontrar dados, analisá-los e construir informações.

 

Tomando por base esta abordagem, identifique qual a afirmação incorreta dentre as descritas abaixo:

Araci Luz, (1997) assim se refere à questão da avaliação: "A avaliação da aprendizagem em todos os níveis de ensino e, em especial no ensino superior, tem se caracterizado como um dos processos pedagógicos mais complexos e de extrema relevância. Visto inicialmente como um mecanismo de verificação das competências desenvolvidas pelo estudante durante e ao final do processo de ensino-aprendizagem, hoje, mais do que nunca, é desvelador da competência do professor (ensino) e da adequação e compromisso da proposta (planejamento de ensino) ao projeto pedagógico do aluno (aprendizagem)."
Sobre a avaliação no ensino superior é correto afirmar:

No tocante aos processos de gestão na educação superior, é INCORRETO afirmar que:

O responsável pela regulamentação dos procedimentos de avaliação dos SINAES é o:

Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais é CORRETO afirmar:

As inovações incorporadas ao FUNDEB de acordo com PDE

Em seu Título IV, a Lei n. 9.394/1996, de Diretrizes e Bases da Educação regulamenta a distribuição de funções de cada ente que compõe a organização da educação nacional, indicando que a União, os estados e os municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino e terão competências específicas a desempenhar. Se considerarmos as esferas de competência de cada um destes entes federativos visto em suas responsabilidades específicas, podemos indicar que, respectivamente, a União, Estados e Municípios tem por atribuição:

Para Sílvio Sanchez Gamboa (2007), referindo-se à pesquisa, um pesquisador, antes de elaborar seu projeto, deve ler outras pesquisas, para identificar seus principais elementos, recuperar seus métodos e estratégias, descobrir suas rotas ocultas, revelar seus pressupostos e estruturas básicas. Dessa forma, se apropria de diferentes meios de pesquisa realizada por outros pesquisadores, analisa o já conhecido em sua área e inicia a construção de suas situações-problema. Em relação à pesquisa e suas abordagens, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta.

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