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Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

A Constituição Federal de 1988 assegurou a todos o direito de receber dos órgãos públicos

informações de seu interesse particular ou de interesse coletivo ou geral, que serão

prestadas nos prazos fixados em lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas

cujo sigilo seja imprescindível à segurança do Estado e da sociedade. Além disso,

preocupada em resguardar a moralidade administrativa e a probidade dos agentes públicos,

a Carta de 1988 garantiu o direito de participação dos usuários na Administração Pública

direta ou indireta, na forma da lei, especialmente no que diz respeito ao direito de acesso a

registros administrativos e às informações sobre atos do governo. Determinou, ainda, como

dever da Administração Pública, na forma da lei, a gestão de documentos governamentais e

as providências para franquear as consultas respectivas a quantos delas necessitarem. Com

base nessa matriz constitucional (art. 5º, caput e incisos X e XXXIII; art. 37, caput, § 3º e

inciso II; e art. 216, caput e § 2º, da Constituição Federal de 1988), foi editada a Lei nº

12.527/11 (Lei de Acesso à Informação). Tal diploma legal trouxe, entre outras disposições,

novas figuras típicas de ilícitos administrativos, além de promover algumas alterações

importantes na Lei nº 8.112/90 (Lei do Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis

da União, das autarquias e das fundações públicas federais). Sendo assim, levando em

consideração as redações atuais dessas duas leis ordinárias, tão valiosas à proteção da

moralidade e da probidade administrativas, é correto afirmar que:

I. Os órgãos e entidades públicas respondem diretamente pelos danos causados em

decorrência da divulgação não autorizada ou da utilização indevida de informações

sigilosas ou informações pessoais, cabendo a apuração de responsabilidade

funcional nos casos de dolo ou culpa, assegurando o respectivo direito de regresso.

II. É dever do servidor público, entre outros, levar as irregularidades de que tiver ciência,

em razão do cargo, ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver

suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente

para apuração. Nenhum servidor poderá ser responsabilizado civil, penal ou

administrativamente por dar ciência à autoridade superior ou, quando houver suspeita

de envolvimento desta, a outra autoridade competente para apuração de informação

concernente à prática de crimes ou improbidade de que tenha conhecimento, ainda

que em decorrência do exercício de cargo, emprego ou função pública.

III. A autoridade que tiver ciência da irregularidade no serviço público é obrigada a

promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo

disciplinar (PAD), assegurada ao acusado a ampla defesa. Os prazos de prescrição

contra a ação disciplinar começam a correr na data em que o fato se tornou

conhecido, sendo que a abertura de sindicância ou a instauração de processo

administrativo disciplinar (PAD) interrompe a prescrição, até a decisão final proferida

pela autoridade competente.

Assinale a alternativa INCORRETA.

Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

A respeito das concessões de serviços públicos, no ordenamento jurídico brasileiro:

I. São espécies de concessões de serviço público: a concessão de serviço público, a

concessão de serviço público precedida da execução de obra pública, a concessão

patrocinada e a concessão administrativa.

II. A parceria público–privada é o contrato administrativo de concessão na modalidade

patrocinada ou administrativa.

III. A concessão patrocinada é a concessão de serviços públicos ou de obras públicas de

que trata a Lei nº 8.987/95, quando envolver, adicionalmente à tarifa cobrada dos

usuários, contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado. Já a

concessão administrativa é o contrato de prestação de serviços de que a

Administração Pública seja a usuária direta ou indireta, ainda que envolva a execução

de obra ou fornecimento e instalação de bens. Entretanto, não constitui parceria

público–privada a concessão comum, assim entendida a concessão de serviços

públicos ou de obras públicas de que trata a Lei nº 8.987/95, quando não envolver

contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado.

IV. Entre as formas de extinção de um contrato de concessão, como previsto no art. 35

da Lei nº 8.987/95, a rescisão é a única com a qual a concessionária pode contar para

extingui–lo, desde que demonstre, judicialmente, que o poder concedente descumpriu

as regras contratuais, ainda que não possa alegar o princípio da exceptio non

adimpleti contractus como justificativa para interromper ou paralisar a prestação dos

serviços respectivos antes do trânsito em julgado da decisão que lhe seja favorável.

V. A caducidade é obrigatoriamente decretada (ato administrativo vinculado) sempre que

houver a transferência de concessão ou do controle societário da concessionária,

sem prévia anuência do poder concedente.

Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.
I. Os atos de polícia são executados pela própria autoridade administrativa, independentemente de autorização judicial. Não obstante, se o ato de polícia tiver como objeto a demolição de uma casa habitada, a respectiva execução deve ser autorizada judicialmente e acompanhada por oficiais de justiça.
II. É condição constitucional para a cobrança de taxa pelo exercício de poder de polícia a competência do ente tributante para exercer a fiscalização da atividade específica do contribuinte.
III. Um órgão administrativo federal e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.
IV. Compete privativamente ao Presidente da República sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução, mas é possível a delegação a Ministro de Estado para dispor, mediante decreto, sobre organização e funcionamento da administração federal.

Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

Sobre o consórcio público, nos termos da redação vigente da Lei nº 11.107/05 (a qual

regulamentou o art. 241 da Constituição Federal de 1988, dispondo sobre normas gerais de

contratação de consórcios públicos):

I. O consórcio público é a união de entes federados para a realização de objetivos e

interesses comuns, como ocorre, por exemplo, quando vários municípios se unem em

forma de consórcio para a preservação de área de mata que se estenda sobre os

territórios de todos eles.

II. O consórcio público pode se revestir tanto de personalidade jurídica de direito público

(associação pública), a partir da vigência das leis de ratificação do protocolo de

intenções, quanto de personalidade jurídica de direito privado, desde que satisfeitos

os requisitos da lei civil. Neste último caso, deverá observar também as normas de

direito público no que diz respeito às licitações, aos contratos, à prestação de contas

e à admissão de pessoal por concurso público, os quais são agentes públicos

estatutários.

III. O consórcio público com personalidade jurídica de direito público integra a

Administração Indireta dos entes reunidos em consórcio, segundo expressa

determinação da Lei nº 11.107/05. Contudo, caso seja instituído com personalidade

jurídica de direito privado, o consórcio integrará a Administração Indireta do ente

federado com maior produto interno bruto.

Assinale a alternativa INCORRETA.

Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

Sobre o Regime Previdenciário do servidor público federal, a disciplina jurídica consta da Lei

nº 8.112, de 11.12.1990, a qual dispôs sobre o Regime Jurídico Único dos Servidores

Públicos Civis da União Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais. No seu

Título VI, o referido diploma legal cuida da Seguridade Social do Servidor, sendo possível

afirmar que:

I. Ainda que haja opção pelo regime de previdência complementar, conforme previsto

na Lei nº 12.618/2012, a União mantém Plano de Seguridade Social para o servidor e

sua família, visando garantir meios de subsistência nos eventos de doença, invalidez,

velhice, acidente em serviço, inatividade, falecimento e reclusão, além da proteção à

maternidade, à adoção e à paternidade, sem descuidar da assistência à saúde.

II. O servidor será aposentado compulsoriamente ao completar 70 (setenta) anos de

idade, de modo automático, sendo sua aposentadoria declarada por ato oficial, com

vigência a partir do dia imediato àquele em que o servidor atingiu a idade–limite de

permanência no serviço ativo, recebendo proventos integrais, independentemente de

seu tempo de serviço.

III. Entre as doenças graves, contagiosas ou incuráveis que justificam a aposentadoria

por invalidez permanente do servidor público federal, com proventos integrais, estão a

esclerose múltipla, a neoplasia maligna e a cegueira posterior ao ingresso no serviço

público.

IV. A aposentadoria por invalidez será precedida de licença para tratamento de saúde,

por período não excedente a 24 (vinte e quatro) meses, sendo que, expirado o

período da licença e não estando em condições de reassumir o cargo ou de ser

readaptado, o servidor será aposentado.

Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.
Com base na atual redação da Lei nº 9.784/99, ao regular o processo administrativo no âmbito da administração pública federal:
I. A Administração tem o dever de explicitamente emitir decisão nos processos administrativos e sobre solicitações ou reclamações em matéria de sua competência. Uma vez concluída a instrução de processo administrativo, a Administração tem o prazo de até 30 (trinta) dias para decidir, salvo prorrogação por igual período expressamente motivada.
II. Os atos administrativos deverão ser motivados, com indicação dos fatos e dos fundamentos jurídicos, quando, entre outras hipóteses: neguem, limitem ou afetem direitos ou interesses; imponham ou agravem deveres, encargos ou sanções; dispensem ou declarem a inexigibilidade de processo licitatório; deixem de aplicar jurisprudência firmada sobre a questão ou discrepem de pareceres, laudos, propostas e relatórios finais.
III. A desistência do pedido formulado ou até mesmo a renúncia a direitos disponíveis feita pelo administrado são causas de extinção do processo administrativo o qual tenha proposto. Contudo, a desistência ou a renúncia formulada pelo administrado não prejudica automaticamente o andamento do feito respectivo nas hipóteses em que a Administração considere que o interesse público assim o exija.
IV. Em caso de recurso da decisão administrativa, se o recorrente alegar violação de enunciado de súmula vinculante, cabe ao órgão competente para decidir sobre o referido recurso explicitar as razões da aplicabilidade ou da inaplicabilidade da súmula. Além disso, acolhida pelo Supremo Tribunal Federal a reclamação fundada em violação de enunciado da súmula vinculante, dar–se–á ciência à autoridade prolatora e ao órgão competente para o julgamento do recurso, os quais deverão adequar as futuras decisões administrativas em casos semelhantes, sob pena de responsabilização pessoal nas esferas cível, administrativa e penal.

Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

Com base na redação vigente da Lei nº 12.462/2011, regulamentada pelo Decreto nº

7.581/2011, que instituiu o Regime Diferenciado de Contratações Públicas – RDC:

I. A Lei do RDC prevê cinco regimes de execução indireta de obras e serviços de

engenharia: a empreitada por preço unitário, a empreitada por preço global, a

contratação por tarefa, a empreitada integral e a contratação integrada. Esta última

modalidade se constitui em um novo regime de execução indireta de obras e serviços

de engenharia, no qual o contratado fica incumbido não apenas da execução das

obras e dos serviços, mas também das etapas prévias de elaboração e

desenvolvimento dos projetos básicos e executivos correspondentes.

II. O RDC é aplicável exclusivamente às licitações e aos contratos necessários à

realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, da Copa das

Confederações da Federação Internacional de Futebol Associado – Fifa 2013 e da

Copa do Mundo Fifa 2014, restringindo–se, no caso de obras públicas, às constantes

da matriz de responsabilidades celebradas entre União, Estados, Distrito Federal e

Municípios; às obras de infraestrutura e à contratação de serviços para os aeroportos

das capitais dos Estados da Federação distantes até 350 km (trezentos e cinquenta

quilômetros) das cidades–sede dos mundiais antes referidos; às ações integrantes do

PAC (Programa de Aceleração do Crescimento); às obras e aos serviços de

engenharia no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde); às obras e aos serviços de

engenharia para construção, ampliação e reforma de estabelecimentos penais e

unidades de atendimento socioeducativo; e às obras e aos serviços de engenharia no

âmbito dos sistemas públicos de ensino.

III. São procedimentos auxiliares das licitações no âmbito do RDC: pré–qualificação

permanente, cadastramento, sistema de registro de preços e catálogo eletrônico de

padronização.

Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

I. O juízo de delibação para recebimento da petição inicial previsto na Lei nº 8.429/92,

precedido de notificação do demandado, somente é obrigatório para ações de

improbidade administrativa típicas, ou seja, que visem a aplicar aos responsáveis

sanções político–civis de caráter pessoal.

II. Segundo orientação do Superior Tribunal de Justiça, as sanções disciplinares

previstas na Lei nº 8.112/90 são independentes em relação às penalidades previstas

na Lei nº 8.429/92, mas, proposta a ação de improbidade, é necessário aguardar–se o

trânsito em julgado para que seja editado o ato de demissão por prática de

improbidade administrativa.

III. Segundo entendimento do Superior Tribunal de Justiça, para a caracterização do ato

de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilícito, é despicienda a

demonstração do elemento subjetivo, consolidado no dolo ou na culpa; já para a

caracterização de ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios

da administração pública, é necessária a demonstração do elemento subjetivo,

consolidado no dolo ou, ao menos, na culpa.

IV. O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer

ilicitamente não está sujeito às cominações da Lei nº 8.429/92, pois segundo

estabelece a Constituição Federal, nenhuma pena passará da pessoa do infrator.

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