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A teoria das novas abordagens na Administração traz como um dos principais enfoques o capital intelectual. A sua principal ênfase está:

Decisão é uma escolha entre alternativas ou possibilidades. As decisões são tomadas para resolver problemas ou aproveitar oportunidades. O processo de tomar decisão, ou processo decisório, é a sequência de etapas que vai de uma situação até a escolha e colocação em prática de uma ação ou solução. O processo decisório compreende a aplicação de diferentes modelos de tomada de decisão. Em relação a esses modelos, analise as proposições abaixo.

 

1) O modelo racional é o mais sistematizado e estruturado entre todos, pois pressupõe regras e procedimentos pré-definidos, que devem ser seguidos para que se possa atingir um bom resultado.

2) O modelo processual elucida as fases e os ciclos que subsidiam as atividades decisórias, aparentemente complexas e dinâmicas.

3) No modelo anárquico, tanto os objetivos quanto os procedimentos são ambíguos. Não há clareza em relação aos problemas e às decisões.

4) O modelo político foi inicialmente desenvolvido por Allison (1971), que afirma que a decisão está intimamente relacionada ao poder que cada indivíduo possui e como essa rede de relacionamento se desenha no âmbito organizacional.

 

Estão corretas:

“Analisando as organizações como organismos, consideramos as empresas como ambientes abertos, ou seja, que sofrem e influenciam o meio onde estão inseridas. Ver organizações pela metáfora do organismo é aceitar como verdade o ciclo de vida de todo ser vivo, que nasce, desenvolve-se, cresce e morre. Sendo assim, acredita-se que toda empresa deverá ter um fim.” Acerca desse ponto de vista, analise as proposições abaixo.

 

1) Fazer a pessoa acreditar que o que ela produz é realmente necessário. Ela tem que estar engajada.

2) Devem-se criar premissas para as pessoas quererem trabalhar, mexendo nas crenças de valores delas.

3) O ser humano é limitado e precisa de grupos sociais para interagir. Deve-se fazer a cooperação dos grupos através de incentivos (status).

4) A autoridade não vem de cima, mas de baixo, da aceitação do subordinado.

 

Estão corretas:

“As organizações são vistas como fenômenos culturais. O desenvolvimento das sociedades organizacionais é acompanhado por uma desintegração dos padrões tradicionais de ordem social, em termos de ideais comuns, crenças e valores, dando lugar a padrões mais fragmentados e diferenciados de crença e prática baseada na estrutura ocupacional da nova sociedade. Importantes dimensões da cultura moderna estão enraizadas na sociedade industrial, cuja organização é em si mesma um fenômeno cultural.” Os indivíduos numa cultura têm diferentes personalidades enquanto compartilham de muitas coisas comuns. Isso também acontece com grupos e organizações. Diz-se que esse fenômeno é de:

Estrutura organizacional é um conceito da área de Administração e Gestão de Empresas. Trata da forma como a empresa é organizada em torno da divisão de atividades e recursos, com fins de cumprir os objetivos da companhia. A estrutura organizacional formal é representada pelo organograma e segue estritamente as relações hierárquicas e por departamentos, como previstas. No que diz respeito aos tipos de estruturas organizacionais formais, assinale “V” para as afirmações verdadeiras, ou “F” para as falsas.

 

( ) Funcional é a estrutura montada pela função de cada departamento.

( ) Territorial é a estrutura por regiões, no caso de empresas geograficamente espalhadas.

( ) Clientes é a estrutura voltada por colaboradores.

( ) Processos é a estrutura em que algumas indústrias são divididas entre: montagem, pintura, acabamento.

( ) Projetos é a estrutura utilizada por construtoras que possuem projetos temporários e profissionais que atuam por projeto, e não continuamente na mesma função.

( ) Matriarcal é a estrutura em que existem, hierarquicamente, três departamentos a coordenar o trabalho de um.

( ) Mista é a estrutura em que se misturam dois ou mais tipos de estruturas para se adequar à realidade da empresa e/ou do mercado.

 

A sequência correta, de cima para baixo, é:

O Departamento Financeiro é aquele que administra os recursos de uma empresa. Ele faz o controle da tesouraria, dos investimentos e dos riscos, além do planejamento financeiro da companhia e da divulgação de seus resultados. A principal função do Departamento Financeiro de uma empresa é:

A evolução do pensamento administrativo está baseada em duas abordagens: a clássica e a contemporânea. No que se refere às abordagens, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.

 

1) Clássica

2) Contemporânea

 

( ) Burocrática.

( ) Gestão Administrativa.

( ) Teoria da Contingência.

( ) Administração Sistemática.

( ) Teoria da Qualidade Total.

( ) Teoria dos Sistemas.

( ) Reengenharia.

( ) Administração Científica.

( ) Administração Quantitativa.

( ) Comportamento Organizacional.

( ) Organização inteligente.

( ) Relações Humanas.

 

 

A sequência correta, de cima para baixo, é:

 

O planejamento é um processo permanente e contínuo, não se esgota em um único plano de ação, mas é realizado continuamente dentro da empresa. Ele é também sempre voltado para o futuro. Sobre o conceito do planejamento como função administrativa, é correto afirmar que:

“O cérebro é um sistema complexo que articula suas ações para alcançar seus objetivos. Diferente de uma máquina que para quando uma de suas engrenagens está danificada, o cérebro busca caminhos alternativos para atingir resultados. Outra vantagem do cérebro é analisar a situação de maneira racional e propor ações com base nessa racionalidade.” Utilizando a presente metáfora, a empresa pode:

“Manuais administrativos são todo e qualquer conjunto de normas, procedimentos, funções, atividades, políticas, objetivos, instruções e orientações que deve ser obedecido e cumprido pelos funcionários da empresa, bem como a forma como será executado, quer seja individualmente, ou em conjunto.” Em relação aos requisitos básicos para elaboração de manuais administrativos, assinale “V” para as proposições verdadeiras, ou “F” para as falsas.

 

( ) Ter instruções autênticas, necessárias e suficientes.

( ) Ter redação simples, concisa, eficiente, clara, bem como bom índice ou sumário.

( ) Ter adequada flexibilidade.

( ) Ter um processo contínuo de revisão, flexibilidade adequada.

 

A sequência correta, de cima para baixo, é:

A teoria do comportamento organizacional, que carrega como um dos principais enfoques a teoria das decisões, atua com ênfase:

Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, associando as funções da Administração com o processo administrativo.

 

1) Planejamento

2) Organização

3) Direção

4) Controle

 

( ) Comunicar

( ) Ação corretiva

( ) Alocar os recursos

( ) Formular objetivos

 

A sequência correta, de cima para baixo, é:

 

A mudança _______ busca acrescentar algo, ou seja, implementar uma melhoria. Enquanto isso, a mudança _______ não acrescenta nada, mas foca na alteração de algum processo.

As palavras que preenchem corretamente as lacunas são, respectivamente:

Sistema de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações. Um SIG gera produtos de informação que apoiam muitas necessidades de tomada de decisão administrativa, e é o resultado da interação colaborativa entre pessoas, tecnologias e procedimentos, que ajuda uma organização a atingir as suas metas. Em relação aos tipos de relatórios gerados pelo SIG, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.

 

1) Relatórios programados

2) Relatório de exceção

3) Relatório por solicitação

4) Relatórios em pilhas

 

( ) As informações são empilhadas na estação de trabalho em rede do gerente.

( ) Tipo de relatório que mostra as informações sempre que o gerente requisitar.

( ) São casos excepcionais de relatórios em que o gerente pode obter informações específicas.

( ) Tipo de relatório que é uma forma tradicional de fornecimento de informações para os gerentes.

 

A sequência correta, de cima para baixo, é:

A centralização administrativa é quando o Estado executa suas tarefas diretamente, por meio dos órgãos e agentes integrantes da Administração Direta. Neste caso, os serviços são prestados diretamente pelos órgãos do Estado, despersonalizados, integrantes de uma mesma pessoa política (União, DF, Estados ou Municípios). Uma desvantagem da centralização administrativa é:

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