Em relação ao estudo da metodologia de levantamento, análise, desenvolvimento e implementação de métodos administrativos, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, no que diz respeito aos conceitos das diferentes fases da metodologia.
1) Seleção e reconhecimento.
2) Estudo da viabilidade e alternativas.
3) Levantamento e análise da situação atual.
4) Delineamento e estruturação do novo sistema.
5) Detalhamento do novo sistema.
6) Treinamento, teste e implementação.
7) Acompanhamento, avaliação e atualização.
( ) Análise das políticas e diretrizes existentes.
( ) Desenho dos formulários.
( ) Utilização dos recursos informacionais necessários para o início dos trabalhos.
( ) Utilização adequada e sistemática da técnica formal de planejamento e controle da mudança efetuada, por motivo do novo sistema.
( ) Viabilidade técnica, econômica e financeira.
( ) Realização de uma auditoria adequada.
( ) Detalhamento das necessidades dos usuários, em termos de elementos, volume e tempo de resposta dos dados.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
“Produtividade é minimizar, cientificamente, o uso de recursos materiais, mão-de-obra, máquinas, equipamentos etc., para reduzir custos de produção, expandir mercados, aumentar o número de empregados, lutar por aumentos reais de salários e pela melhoria do padrão de vida, no interesse comum do capital, do trabalho e dos consumidores” (Japan Productivity Center for Social-Economics Development). Uma das práticas que pode ser utilizada para medir a produtividade é a utilização da tecnologia a seu favor. É correto afirmar, para essa prática, que:
Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz. A teoria administrativa que trata da Administração Científica tem como principal enfoque a racionalização do trabalho no nível operacional. Essa teoria tem como ênfase:
A teoria sistêmica busca produzir teorias e formulações para aplicação nas organizações, através de conceitos de várias disciplinas. No que diz respeito aos insumos para a produção de bens e serviços, assinale “V” para os verdadeiros, ou “F” para os falsos.
( ) Matérias-primas
( ) Recursos Humanos
( ) Energia
( ) Recursos Financeiros
( ) Informação
( ) Equipamento
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Mudança organizacional é qualquer alteração planejada ou não na relação entre a organização e o ambiente, visando sempre à eficiência e eficácia organizacional, garantindo a satisfação do cliente e superando seus concorrentes. As mudanças organizacionais podem ocorrer das mais diversas formas e em todos os setores da empresa. Acerca dessas mudanças, assinale “V” para as afirmações verdadeiras, ou “F” para as falsas.
( ) Um produto pode ser substituído por outro mais atualizado.
( ) A evolução tecnológica pode ajudar no processo de produção, sem redução de custos e aumentando a produção.
( ) A motivação de funcionários para gerar mais empenho no trabalho.
( ) O incentivo dos funcionários ao realizar alguma mudança na organização, para que não se sintam coagidos pelo novo sistema implantado.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
A delegação representa a transferência de determinado nível de autoridade de um superior para um subordinado ou conjunto de subordinados. Saber delegar com eficácia significa dar a tarefa certa à pessoa certa, concedendo-lhe o grau certo de liberdade, para que o trabalho se desenvolva de forma mais eficiente e produtiva. Uma das vantagens da delegação é:
Para Pater Drucker o espírito empreendedor é a própria Administração. O ato empreendedor é um ato de aceitação de risco econômico. A empresa é uma instituição empreendedora. A Escola Empreendedora é decorrente desses aspectos: a visão estratégica é maleável, baseada na visão geral e construída por aspectos específicos não rígidos. Assinale a alternativa que apresenta a contribuição efetiva que essa Escola oferece.
A partir da evolução do pensamento administrativo, no que diz respeito à abordagem humanística, apresenta o conceito sobre autoridade. Ele se baseia:
A abordagem contingencial, dentro da evolução do pensamento administrativo, mostra a influência ambiental na estrutura e no comportamento das organizações. Em relação a essa abordagem, é correto afirmar que:
‘Cultura’ de uma empresa é como a empresa lida com as questões humanas, éticas, hierárquicas, técnicas, e como essa postura afeta direta e indiretamente os resultados da organização. Quanto mais se entender a cultura da empresa, maior a chance de ela sobreviver no mercado. Em relação aos níveis de cultura nas organizações, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.
1) Artificialidades Observáveis
2) Valores
3) Concepções Básicas
( ) Este nível pode ser pesquisado através de entrevistas, questionários ou instrumentos de avaliação.
( ) Determinam o modo de perceber processos mentais, sentimentos e comportamento apresentado de forma inconsciente. Constituem-se no nível mais profundo de entendimento da cultura organizacional.
( ) Constituem-se da disposição física, vestimenta, maneira como as pessoas se tratam, do odor e “clima” do lugar, da intensidade emocional e de outros fenómenos (inclusive registros, produtos, filosofias e anuários da empresa).
A sequência correta, de cima para baixo, é:
‘Organização, Sistemas e Métodos’ (OSM) é uma área clássica da Administração e também a análise e o desenvolvimento de sistemas, que lida com um conjunto de técnicas que tem como objetivo principal aperfeiçoar o funcionamento das organizações. Uma das funções da OSM é diagnosticar problemas eminentes no processo administrativo e depois consertá-los, fazendo com que a empresa volte a operar em perfeita harmonia. Tomando como base os conceitos acima, entende-se por método: