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Para o Coletivo de Autores (2012), a Educação Física escolartrata do conhecimento de uma área denominada:

A Educação Física escolar não pode se limitar a trabalhar apenas com o esporte. Precisa tematizar os variados conteúdos da cultura corporal de movimento. Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental — PCNEF — da Educação Física (BRASIL, 1998), como objetivo de contribuir com a prática pedagógica do professor de Educação Física escolar, apresentam os três seguintes aspectos fundamentais para a construção das aulas da presente disciplina:

Aseleção de conteúdos é umatarefa muito importante na construção do currículo escolar. Segundo Neira (2011), no currículo cultural da Educação Física escolar, a seleção das manifestações corporais ocorre a partir:

O trabalho pedagógico com um determinado conteúdo no espaço escolar pode ocorrer de maneira multidisciplinar, interdisciplinar, transdisciplinar e etc. Darido e Rangel (2005) destacam que a Educação Física pode e deve se integrar com outras disciplinas, entretanto, afirmam que essa relação precisa seguir o seguinte caminho: 

De acordo com Soares (2012), em seu trabalho “Educação Física: raízes europeias e Brasil”, nos últimos anos do Império, a nova classe dirigente, que possuía ideias de progresso e desenvolvimento, começa a pensar na implementação da educação pública e estatal para o povo. Nesse contexto, a Educação Física brasileira começa a fazer suas primeiras tentativas de entrar na escola. Personalidades que defendiam a Educação Física na escola, nessa conjuntura, usaram o discurso que suas atividades serviriam para:

O campo da Educação Física no Brasil passou por uma intensa produção teórica a partir da década de 80. Darido e Rangel (2005) apresentam diversas abordagens produzidas nesse período no campo na Educação Física escolar e defendem que essa disciplina deve trabalhar com um conjunto variado de conteúdos. Nesse sentido, o objetivo da Educação Física escolar, para as autoras, é introduzir e integrar os alunosna:

Dentro do campo da Educação Física escolar, existem diversas abordagens, como a desenvolvimentista, a saúde renovada, a crítico emancipatória, entre outras. Cada abordagem possui uma maneira de encarar o currículo. Neira (2011) defende o currículo cultural para a prática da Educação Física escolar. Nessa visão de currículo, a seleção dos conteúdos que serão trabalhados nas aulas de Educação Física é feita de forma democrática, sobretudo respeitando os conhecimentos dos discentes. Sobre o currículo cultural da Educação Física escolar, o autor afirma que:

No campo da Educação Física escolar, temos diversas concepções metodológicas que ajudam a construir o processo de ensino e aprendizagem nas escolas de educação básica do Brasil. A concepção metodológica que tem como objetivo alcançar o desenvolvimento de competências como a autonomia, a competência social e a competência objetiva denomina-se:

O debate do conceito de cultura no campo da Educação Física escolar ganhou muita força durante a década de 90. Daolio (2007) analisa a abordagem desenvolvimentista de Go Tani e destaca que essa perspectiva de Educação Física escolar privilegia a aprendizagem de habilidades motoras. De acordo com Daolio (2007), o ser humano, na abordagem desenvolvimentista, é entendido como um ser:

Kunz (2006), em seu trabalho “Transformação didático-pedagógica do esporte”, critica a aplicação do esporte de alto rendimento no espaço da Educação Física escolar. O autor destaca e analisa dois problemas relacionados ao treinamento esportivo, a saber:

Daolio (2007) destaca que os trabalhos de Elenor Kunz, Valter Bracht e Mauro Betti, “ainda que por caminhos diferentes começam a considerar o ser humano dotado de individualidade e mais dinâmico, inserido num contexto sociocultural igualmente dinâmico e eminentemente simbólico” (p.66). Assim, para Daolio, esses autores, entendem o ser humano como sendo, primordialmente, um ser:

Analisando a cooperação e a competição enquanto atitudes sociais, Brotto (2013) faz algumas distinções entre elas. Em relação aos objetivos, ações e resultados da cooperação e da competição, o autor compreende que:

A Educação Física escolar possui um conjunto variado de conteúdos a serem trabalhados ao longo de toda a educação básica. Assim sendo, para o campo da Educação Física escolar, é fundamental possuir critérios para a seleção e a organização do conhecimento de modo que os conteúdos possuam ligação com a realidade do discente. De acordo com o Coletivo de Autores (2012), é fundamental levar em conta os seguintes princípios curriculares no trato com o conhecimento:

Segundo Kunz (2006), o processo de ensino e aprendizagem na Educação Física escolar deveir além do simples desenvolvimento de habilidades e técnicas do esporte. Nesse sentido, o conhecimento cultural e social do esporte deve ser trabalhado junto com suas técnicas. O autor defende que, quando o processo de ensino e aprendizagem se desenvolve sob a orientação de uma didática comunicativa, tem-se um aspecto importante a ser considerado ao longo do trabalho pedagógico que é a:

Segundo Castellani (2013), a Educação Física brasileira possui, em suas origens, uma forte influência do militarismo. Nesse sentido, desde o século XIX, a Educação Física está atrelada ao objetivo de formar o indivíduo “forte” e “saudável”. Entretanto, “esse entendimento de que a Educação Física seria a educação do físico não se deve exclusivamente aos militares” (p.30). De acordo com o autor citado, junto aos militares, nessa compreensão de Educação Física, estão os:

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