Leia o texto para julgar os itens 4 e 5:
Segundo a BNCC, as práticas de linguagem contemporâneas não só envolvem novos gêneros e textos cada vez mais multissemióticos e multimidiáticos, como também novas formas de produzir, de configurar, de disponibilizar, de replicar e de interagir. As novas ferramentas de edição de textos, áudios, fotos, vídeos tornam acessíveis a qualquer um a produção e
disponibilização de textos multissemióticos nas redes sociais e outros ambientes da Web. Sendo possível acessar, produzir e publicar conteúdos variados em diferentes mídias como: fotos, vídeos diversos, podcasts, infográficos, enciclopédias colaborativas, revistas e livros digitais etc. (Fonte: BRASIL, 2017, p. 68. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em agosto de 2021).
No que se refere ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, aplicadas ao ensino da Língua Portuguesa, os gêneros textuais impressos e/ou textos em suportes físicos, cedem lugar para os novos gêneros e textos multissemióticos e multimidiáticos, visto que os estudantes do século XXI são nativos digitais.
Leia o texto para julgar o item 6:
A Lei nº 13.146, institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Para fins de aplicação desta Lei, considera-se como definição de tecnologia assistiva:
(Fonte: BRASIL, 2015, p. 2. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.html. Acesso em agosto de 2021).
Tecnologia assistiva ou ajuda técnica refere-se aos produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
Julgue as questões a seguir:
Na BNCC cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental, sendo elas: Brincadeiras e Jogos; Esportes; Ginásticas; Danças; Lutas e Práticas Corporais de Aventura. O documento afirma que essa categorização não tem pretensões de universalidade, “pois se trata de um entendimento possível, entre outros, sobre as denominações das (e as fronteiras entre as) manifestações culturais tematizadas na Educação Física escolar” (BRASIL, 2018, p. 214).
Julgue as questões a seguir:
Segundo o Referencial Curricular do Paraná, a delimitação dos objetivos de aprendizagem privilegia três dimensões de conhecimento inter-relacionadas: experimentação; uso e apropriação e reflexão sobre a ação.
Julgue as questões a seguir:
Tematizando o conteúdo “Esportes” na escola, o professor deve priorizar as aulas com vivências práticas dos movimentos específicos, evidenciando assim, as dificuldades motoras dos alunos, fazendo uso e apropriação dos movimentos estudados.
Leia o texto. A partir da leitura, julgue o item 56:
De acordo com a BNCC: “No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, os componentes curriculares tematizam diversas práticas, considerando especialmente aquelas relativas às culturas infantis tradicionais e contemporâneas. Nesse conjunto de práticas, nos dois primeiros anos desse segmento, o processo de alfabetização deve ser o foco da ação pedagógica. Afinal, aprender a ler e escrever oferece aos estudantes algo novo e surpreendente: amplia suas possibilidades de construir conhecimentos nos diferentes componentes, por sua inserção na cultura letrada, e de participar com maior autonomia e protagonismo na vida social.” (BRASIL, 2017, p.63)
MEC-BRASIL (2017). Base Nacional Comum Curricular - Educação Infantil e Ensino Fundamental 1. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 16/08/2021.
A partir da leitura do trecho da BNCC: é possível concluir que nos três primeiros anos do Ensino Fundamental, o processo de alfabetização deve ser o foco da ação pedagógica.
Julgue as questões a seguir:
O principal objetivo da interdisciplinaridade, diz respeito a compreender que o aluno/sujeito é “uno”, ou seja, ele faz parte de todos os agentes escolares. O aluno não é um ser fragmentado. Assim a Educação Física deve vivenciar atividades que priorizem a utilização do corpo em detrimento à utilização do raciocínio, pois mais importante é o aluno saber fazer.
Julgue as questões a seguir:
Conforme a Base Nacional Comum Curricular — BNCC (BRASIL, 2018, p. 213), “a Educação Física é componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social”. Assim, há três elementos fundamentais comuns às práticas corporais que devem ser considerados no encaminhamento metodológico: movimento corporal como elemento essencial; organização interna e produto cultural.
Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, julgue o item 3:
As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira e devem garantir algumas experiências. (Fonte: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, 2010, p. 25. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em agosto de 2021).
As experiências que envolvem recursos tecnológicos e midiáticos, não são contempladas nas práticas pedagógicas da Educação Infantil, visto que podem prejudicar o desenvolvimento infantil.
Considere a situação, utilizando um programa do pacote Microsoft Office, julgue o item 10:
A professora Maria elaborou uma apresentação utilizando o Microsoft PowerPoint para sua turma. Sua apresentação contém imagens, animações e áudios. No entanto a professora não pôde inserir arquivos de vídeo, pois este tipo de arquivo não é suportado, mesmo que o computador utilizado tenha instalado o Windows Media Player.
Leia o texto, a seguir, para julgar à questão 60:
No contexto da pandemia COVID-19, torna-se iminente a reorganização do trabalho pedagógico, e, para isso, optamos pela adoção das aulas remotas, as quais necessitam ser planejadas com base em orientações claras, coerentes e de acordo com as Diretrizes Curriculares Municipais, que coadunam para a efetivação de um trabalho pedagógico de qualidade. Para isso, a Secretaria Municipal de Educação de Londrina organizou o Plano de Estudos Dirigidos (PED), uma proposta de estudos remotos, que necessita da parceria com as famílias para a realização de atividades escolares em casa. Essa proposta metodológica será viabilizada por meio do uso dos livros didáticos, materiais impressos, atividades que devem ser realizadas no caderno e ainda, com o suporte de ferramentas digitais (computador ou celular) para o acesso às aulas remotas que contemplam os conteúdos curriculares em processo de consolidação pelos alunos. (Fonte: Guia de Orientações sobre o Plano de Estudos Dirigidos (PED-PML/SME, páginas 5 e 6).
Disponível em:
http://repositorio.londrina.pr.gov.br/index.php/menu-educacao/educacao-e-a-covid-19/legislacao-17/32258-professores-orientacoes-ped/file, acesso em agosto de 2021.
Quanto à complexidade das atividades propostas no PED: a Secretaria Municipal de Educação orienta que o ensino remoto não deve contemplar conteúdos novos, especialmente de Português e Matemática. Quanto ao tempo de estudo remoto: a Secretaria Municipal de Educação orienta que a dinâmica das aulas desenvolvidas no contexto escolar, antes da pandemia,
deve ser seguida no planejamento do PED para o ensino e o estudo remoto, como distanciamento social e que o encaminhamento de vídeos e áudios às famílias constitui uma rica possibilidade de estreitamento de vínculos sociais e de afeto em um tempo em que é preciso “ver as coisas diferente”.
Julgue as questões a seguir:
Em princípio, todas as práticas corporais podem ser objeto do trabalho pedagógico em qualquer modalidade de ensino. No entanto, alguns critérios de progressão do conhecimento devem ser atendidos, como: “os elementos específicos das diferentes práticas corporais; as características dos sujeitos e os contextos de atuação” (BNCC, 2018, p. 2019).
Leia o texto, a seguir, para julgar às questões 58 e 59:
O componente Língua Portuguesa da BNCC dialoga com documentos e orientações curriculares produzidos nas últimas décadas, buscando atualizá-los em relação às pesquisas recentes da área e às transformações das práticas de linguagem ocorridas neste século, devidas em grande parte ao desenvolvimento das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC). Assume-se aqui a perspectiva enunciativo-discursiva de linguagem, já assumida em outros documentos, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), para os quais a linguagem é “uma forma de ação interindividual orientada para uma finalidade específica; um processo de interlocução que se realiza nas práticas sociais existentes numa sociedade, nos distintos momentos de sua história” (fonte: MEC-BRASIL, 1998, p. 20). Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf, Acesso em agosto de 2021.
Considerando esse conjunto de princípios e pressupostos, os eixos de integração considerados na BNCC de Língua Portuguesa são aqueles já consagrados nos documentos curriculares da área, correspondentes às práticas de linguagem: oralidade, leitura/escuta, produção (escrita e multissemiótica) e análise linguística/semiótica (que envolve conhecimentos linguísticos – sobre o sistema de escrita, o sistema da língua e a norma-padrão –, textuais, discursivos e sobre os modos de organização e os elementos de outras semioses).
A Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009 que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, prevê a criação de procedimentos que permitem acompanhar o trabalho pedagógico e avaliar o desenvolvimento das crianças. A respeito disso, julgue os itens 51 e 52:
O conhecimento sobre o trabalho que é proposto pela instituição e sobre o desempenho das crianças, deve ser apresentado às famílias em um documento específico.
Julgue as questões a seguir:
O lúdico é parte indissociável da condição humana, nesse sentido, o Referencial Curricular do Paraná salienta que a organização das unidades temáticas se baseia na compreensão de que o lúdico deve sempre ser enfatizado em todas as manifestações da Cultura Corporal, sendo essa a principal finalidade da Educação Física na escola, pois ao experienciar as diferentes manifestações, o lúdico se apresenta como aspecto principal para que os alunos se apropriem das lógicas intrínsecas a essas manifestações, como: regras, rituais, códigos, sistemáticas de funcionamento etc.