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A posse de ingresso válido e de documento de identificação civil, assim como o

consentimento à revista pessoal de prevenção e segurança são condições de acesso e

permanência do torcedor no recinto esportivo, conforme a Lei n. 10.671/03 (Estatuto do

Torcedor).

Entende-se por ações afirmativas os programas e medidas especiais adotados pelo Estado e

pela iniciativa privada para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da

igualdade de oportunidades. A Lei n. 12.288/10 (Estatuto da Igualdade Racial), para

garantir a participação da população negra em condições de igualdade de oportunidades,

dentre algumas medidas, prioriza a implementação de programas de ação afirmativa

destinados ao enfrentamento das desigualdades étnicas no tocante à educação, cultura,

esporte e lazer, saúde, segurança, trabalho, moradia, meios de comunicação de massa,

financiamentos públicos, acesso à terra, à Justiça, e outros.

Presidido pelo Procurador-Geral da República, o Conselho Nacional do Ministério Público

é composto por quatro membros do Ministério Público Federal, três membros do

Ministério Público Estadual, dois juízes, indicados um pelo Supremo Tribunal Federal e

outro pelo Superior Tribunal de Justiça, dois advogados, indicados pelo Conselho Federal

da Ordem dos Advogados do Brasil e dois cidadãos de notável saber jurídico e reputação

ilibada, indicados um pela Câmara dos Deputados e outro pelo Senado Federal.

Fixa a Resolução n. 23 do Conselho Nacional do Ministério Público, como regra, a

publicidade do inquérito civil, ao que todos os ofícios requisitórios de informações ao

inquérito civil e ao procedimento preparatório deverão ser fundamentados, prescindindo

do acompanhamento de cópia da portaria que instaurou o procedimento e, nos

requerimentos objetivando a obtenção de certidões ou extração de cópia de documentos

constantes nos autos sobre o inquérito civil, são desnecessários esclarecimentos relativos

aos fins e às razões do pedido, nos termos da Lei n. 9.051/95.

De acordo com a Lei n. 9.790/99 (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público),

que dispõe sobre a qualificação de pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos,

como OSCIP, exige-se, para tanto, que sejam regidas por estatutos cujas normas

expressamente disponham sobre a constituição de conselho fiscal ou órgão equivalente,

dotado de competência para opinar sobre os relatórios de desempenho financeiro e

contábil, e sobre as operações patrimoniais realizadas, emitindo pareceres para os

organismos superiores da entidade, sendo vedada a participação de servidores públicos na

composição desse conselho.

Segundo a Lei n. 10.257/01 (Estatuto da Cidade), nos casos de programas e projetos

habitacionais de interesse social, desenvolvidos por órgãos ou entidades da Administração

Pública com atuação específica nessa área, a concessão de direito real de uso de imóveis

públicos deverá ser contratada coletivamente.

De acordo com a Lei n. 12.846/13 (Anticorrupção), na esfera administrativa serão aplicadas às pessoas jurídicas consideradas responsáveis pelos atos lesivos nela previstos multa cujo valor será fixado em salários mínimos, nunca inferior à vantagem auferida, quando for possível sua estimação; e publicação extraordinária da decisão condenatória.

De acordo com a Lei n. 9.637/98 (Organizações Sociais), o Poder Executivo, observados

os requisitos legais, poderá qualificar como organizações sociais pessoas jurídicas de

direito privado, sem fins lucrativos, cujas atividades sejam dirigidas ao ensino, à pesquisa

científica, ao desenvolvimento tecnológico, à proteção e preservação do meio ambiente, à

cultura e à saúde. E é por meio de contrato de gestão que o Poder Público e a entidade

qualificada como organização social formam parcerias para fomento e execução de

atividades relativas às áreas suprarelacionadas.

Compete às Câmaras de Coordenação e Revisão decidir os conflitos de atribuição entre os

órgãos do Ministério Público Federal.

Nos termos da Lei n. 10.257/01, o direito de superfície abrange o direito de utilizar o solo,

o subsolo ou o espaço aéreo relativo ao terreno, na forma estabelecida no contrato

respectivo, atendida a legislação urbanística. De acordo com a referida lei, extingue-se o

direito de superfície pelo advento do termo e pelo descumprimento das obrigações

assumidas pelo superficiário.

De acordo com a Lei n. 12.846/13 (Anticorrupção), as pessoas jurídicas, seus dirigentes ou

administradores serão objetivamente responsabilizados, no âmbito civil e administrativo,

pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira, é objetiva.

A prioridade de atendimento às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade

reduzida, regulamentada pelo Decreto n. 5.296/04, pelo órgãos da administração pública

direta, indireta e fundacional, as empresas prestadoras de serviços públicos e as instituições

financeiras, aplica-se também aos serviços de emergência dos estabelecimentos públicos e

privados de atendimento à saúde, independentemente da gravidade do estado de saúde do

paciente

O princípio da independência funcional permite que cada membro do Ministério Público

tenha inteira autonomia em sua atuação, ressalvado o dever de, no plano administrativo,

acatar as decisões e atos normativos dos órgãos da Administração Superior do Ministério

Público.

O Conselho Superior de cada Ministério Público terá como membros natos apenas o

Procurador-Geral de Justiça e o Corregedor-Geral do Ministério Público.

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