No processo de gestão democrática, o Conselho Escolar se configura como:
I. Segmento externo, responsável pela elaboração e execução da proposta pedagógica da escola.
II. Colegiado que reúne diferentes segmentos da comunidade escolar, com funções deliberativa, fiscal, consultiva e mobilizadora.
III. Segmento independente da comunidade escolar, com membros exclusivamente externos ao processo.
IV. Órgão que proporciona a participação da sociedade civil em instâncias públicas.
Dentre as definições estão corretas:
Enquanto planejamento participativo, o Projeto Político Pedagógico, além de se configurar num instrumento de intervenção na realidade escolar, também proporciona a organização do espaço escolar. Configuram-se aspectos da construção coletiva do Projeto Pedagógico:
As Diretrizes Curriculares Nacionais ao discutirem o conceito de currículo apontam que “toda política curricular é uma política cultural”. Nesse sentido, na construção de uma proposta curricular é preciso refletir, EXCETO:
Sendo um processo dinâmico e complexo, a educação tem, ao longo dos anos, buscado fundamentos em diferentes áreas do conhecimento para construir os alicerces dos saberes e das experiências pedagógicas. No campo das ideias pedagógicas, a DIDÁTICA se ocupa em discutir métodos e técnicas de ensino e teve como precursor:
As Diretrizes Curriculares da Educação Básica orientam quanto à organização dos diferentes níveis e modalidades de ensino. Em relação à educação infantil, etapa obrigatória da Educação Básica, apresenta como objetivo:
A avaliação da aprendizagem insere-se no campo complexo de discussão sobre como avaliar e quais os instrumentos avaliativos são mais significativos no processo. A Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, considera como um critério de verificação do rendimento escolar:
As ideias construtivistas trouxeram forte influência ao contexto escolar, ao defenderem a ideia de que o conhecimento é resultado da construção pessoal da criança e o professor deve mediar essa construção. Como principal referência dessa concepção, Jean Piaget desenvolveu alguns conceitos, EXCETO:
Dentre as ações a seguir, configuram-se atribuições do supervisor de ensino: