Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 9 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Acerca dos objetivos, desafios e características da gestão de pessoas, analise as afirmativas
abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


(  ) Proporcionar competitividade à organização é uma forma da gestão de pessoas contribuir
para a eficácia organizacional.
(  ) Treinamento e desenvolvimento, aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento
corporativo fazem parte dos processos básicos de gestão de pessoas.
(  ) Descobrir o que motiva os colaboradores, individualmente e em grupo, é um dos objetivos da gestão de pessoas, assim podem definir estratégias, que façam os colaboradores se
sentirem animados e inspirados a darem o seu melhor para a realização do trabalho.
(  ) Tendências atuais do mundo moderno, como a globalização, tecnologia e informação, são alguns dos desafios enfrentados pela gestão de pessoas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Acerca das funções administrativas, assinale a alternativa que preencha correta e  respectivamente as lacunas.


"_____ é a fase do processo administrativo que define a divisão do trabalho organizacional a ser feito por meio de tarefas de órgãos ou cargos e cuida da coordenação dos esforços para garantir o alcance do propósito desejado. _____ é a fase do processo administrativo que coordena e converge esforços de todas as pessoas para garantir que elas desempenhem
suas tarefas de modo a alcançar os objetivos organizacionais com sucesso. _____ é a fase do processo administrativo que estabelece os objetivos a serem alcançados e identifica as ações necessárias para atingir tais objetivos. _____ é a fase do processo administrativo que monitora o desempenho." (Chiavenato, 2005)

"O comportamento organizacional refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em
organizações. Preocupa-se com a influência das pessoas e grupos sobre as organizações e
vice-versa. (Chiavenato, 2005). Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V)
ou Falso (F).

(  ) As organizações esperam que seus colaboradores reconheçam o papel da empresa
na sociedade, contribuindo para a realização da missão organizacional. Assim como esperam que eles tenham conhecimento dos objetivos e visão organizacional contribuindo para o futuro da organização.
(  ) As organizações buscam pessoas que estejam comprometidas, que apresentem um
desempenho além das expectativas, e que coloquem os interesses da organização acima
de padrões éticos e responsáveis.
(  ) O equilíbrio organizacional depende da compatibilidade entre as contribuições dadas
pelos colaboradores e as recompensas ofertadas pela organização.
(  ) A empregabilidade está relacionada à capacidade de manter um emprego em uma organização. A ocupabilidade está relacionada à capacidade de manter atualização profissional constante que assegure flexibilidade, oportunidades de carreira, projetos etc. dentro e fora da organização.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Ferramentas de qualidade são ferramentas estatísticas utilizadas com o intuito de melhorar produtos, serviços e processos. Acerca desse assunto, leia o texto abaixo e assinale a alternativa correta.
"É uma ilustração sequencial de todas as etapas de um processo, mostrando como cada etapa é relacionada. Esta ferramenta da qualidade é empregada para nortear a realização de operações de uma forma uniforme." (Paladini, 1997; Aguiar, 2002)

Leia o texto abaixo sobre estrutura organizacional.


"Segundo Rocha (2015) suas aplicações acontecem, em hospitais, laboratórios  governamentais, instituições financeiras etc. O que a difere das outras formas de estrutura organizacional, é que características de mais de uma estrutura atuam ao mesmo tempo sobre os empregados. Outro aspecto diferenciador é que existe múltipla subordinação, ou seja, os empregados se reportam a mais de um chefe, o que pode gerar confusão nos subordinados e se tornar uma desvantagem desse tipo de estrutura. É uma ótima alternativa para empresas que trabalham desenvolvendo projetos e ações temporárias. Nesse tipo de estrutura o processo de decisão é descentralizado."


Assinale a alternativa correta que apresenta a estrutura organizacional descrita no texto

Acerca dos principais teóricos e suas contribuições para a gestão de qualidade, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

"_____ foi responsável por difundir três crenças na gestão organizacional: constância de finalidade; melhoria constante; conhecimento profundo, cujas diretrizes são traduzidas em seus quatorze princípios para a qualidade. Ajudou a tornar as empresas mais competitivas, buscando a melhoria constante, a aplicação de métodos estatísticos e a visão de longo
prazo. "
"Umas das primeiras contribuições de _____ para a qualidade foi a disseminação do círculo de qualidade, tempos depois se destacou por criar uma das ferramentas da qualidade mais utilizadas, o diagrama de causa e efeito. "
"Após trabalhar como engenheiro na empresa Western Eletric, _____, se transferiu, em 1924, para os laboratórios da Bell Telephones, onde publicou o histórico memorando datado de 16 de março de 1924, no qual apresentou e propôs aos seus superiores o gráfico/carta de controle."
"_____ trouxe à tona o conceito de que a qualidade nada mais é que a soma dos esforços de toda a organização para satisfazer o cliente. Isso abriu novas perspectivas sobre a qualidade no mundo inteiro e deu origem ao seu maior legado, o Controle da Qualidade Total (CQT)."

Sobre gestão de processos, técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
(  ) A criação de um inventário de processos facilita e normatiza a análise, além de definir uma
"linguagem comum de processos", para descrever o problema e/ou exigência.
(  ) O mapeamento de processos é uma ferramenta gerencial analítica e de comunicação com a função de descrever, objetivamente e dentro de uma sequência lógica, quais tipos de processos acontecem na organização.
(  ) A análise de processos por meio de métricas que avaliem, desde o input até o output,
estabelece uma linha de base quantitativa e mensurável, para fins de comparação.
(  ) Gráfico de Pareto é uma ferramenta utilizada para conhecer o processo. Consiste em responder pontos chaves, a fim de registrar de maneira organizada e planejada, quais ações e como serão efetuadas, por quem, quando, onde, por que, e quanto essas ações irão custar para a empresa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

O ciclo PDCA (Planejamento, Desenvolvimento, Controle e Ação) é uma ferramenta de gestão que visa à melhoria contínua das etapas de um processo. Acerca desse assunto, analise as afirmativas abaixo.

  1. Implementar o processo de acordo com as especificações.
  2. Assegurar o alinhamento entre o processo e o contexto da organização.
  3. Atuar de acordo com os dados de desempenho do processo.
  4. Medir o desempenho das atividades executadas.

Assinale a alternativa correta.

Leia o texto abaixo e assinale a alternativa correta.
"Também conhecida por Taylorismo, é uma teoria que possui ênfase nas tarefas e atividades  executadas pelos operários, tendo como principal objetivo a racionalização do trabalho produtivo no nível operacional."
O texto trata da:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282