O melhor modo de acompanhar o processo de crescimento físico de um aluno e
referenciá-lo à população seria a utilização de
Em estudo que analisou determinantes de risco para doenças cardiovasculares em
escolares, vários fatores foram analisados para verificar sua associação com hipertensão.
Assinale a alternativa que NÃO é um possível fator de risco para doenças
cardiovasculares.
A influência do esporte em aulas de educação física foi muito comum entre o fim da
segunda guerra mundial e a década de 1970 . Quanto a tal aspecto, analise as afirmativas
seguintes.
I. O esporte determinou o conteúdo da educação física e alguns de seus princípios
estavam presentes nas aulas, como competição, regulamentação rígida e busca
pela técnica perfeita.
II. A relação professor e aluno assemelhava-se à relação entre treinador e atleta.
III. Não havia diferença entre professor e treinador, pois os professores eram
contratados pelo seu desempenho na atividade desportiva.
A partir da análise, conclui-se que estão CORRETAS.
Sobre as mudanças que podem ser implantadas em aulas de educação física, de modo a
resultar em benefícios para a saúde, assinale a alternativa que resulta em MENOR
INFLUÊNCIA.
São conhecimentos sobre os jogos desportivos quanto os aspectos histórico-sociais dos
jogos desportivos a serem tratados em aulas de educação física, conforme os Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCNs), EXCETO:
A organização de uma aula de educação física, que envolve a aprendizagem e o
aprimoramento de habilidades motoras, necessita de atividades em que o aluno possa
praticar.
Sobre como essa prática deve ser estruturada, assinale a alternativa CORRETA.
Em relação às características da abordagem desenvolvimentista da educação física
escolar, assinale a alternativa CORRETA.
Conforme Soares, Taffarel, Varjal, Castellani-Filho, Escobar e Bracht (1992), na obra
Metodologia do ensino de educação física, assinale a alternativa que se caracteriza como
um dos objetivos da educação física para o ensino médio.
É considerado jogo desportivo dentre os conteúdos da educação física, conforme os
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).
O tipo de atividade física recomendada para a saúde de crianças e adolescentes é o
treinamento da
Em relação aos efeitos das aulas de educação física para a saúde, os resultados
encontrados por Monego e Jardim (2006) permitem concluir que
Conforme a Constituição Brasileira, qual é o setor responsável por fomentar práticas
esportivas formais e não formais?
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação estabelece no parágrafo 5º do item IV do artigo
32 que “O currículo do ensino fundamental incluirá, obrigatoriamente, conteúdo que trate
dos direitos das crianças e dos adolescentes, tendo como diretriz a Lei n. 8.069, de 13 de
julho de 1990, que institui o Estatuto da Criança e do Adolescente, observada a produção
e distribuição de material didático adequado."
Assim, para atender essa exigência, um dos conteúdos essenciais nas aulas de educação
física deverá ser
São características das aulas de educação física do período entre o fim da segunda
guerra mundial até aproximadamente 1970, EXCETO:
Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), “a fragilidade de recursos
biológicos fez com que os seres humanos buscassem suprir as insuficiências com
criações que tornassem os movimentos mais eficientes e satisfatórios, procurando
desenvolver diversas possibilidades de uso do corpo com o intuito de solucionar as mais
variadas necessidades".
Dentre essas necessidades, podem ser citados, EXCETO: