Apesar de ser um tema controverso, as relações entre atividade física e a estatura são
consistentemente bem explicadas.
Assinale a alternativa que representa CORRETAMENTE esta relação.
Sobre como uma nova habilidade motora deve ser transmitida aos alunos numa aula de
educação física, assinale a alternativa CORRETA.
Considere a citação de Soares, Taffarel, Varjal, Castellani-Filho, Escobar e Bracht (1992,
p.109), na obra Metodologia do ensino de educação física, “... é necessário levar em
conta que o erro compõe o processo de aprendizagem e faz parte da construção do
domínio de novos conhecimentos, habilidades e atitudes."
Assinale a alternativa que apresenta o princípio que NÃO deve ser considerado para uma
proposta de avaliação das aulas de educação física.
São características da abordagem construtivista da educação física escolar, EXCETO:
São características presentes no cotidiano da criança e do adolescente que resultam em
risco à saúde, EXCETO:
Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), uma das formas de se avaliar a
educação física é a apreciação as diferentes manifestações da cultura corporal.
Assinale a alternativa que NÃO permite avaliar essa competência.
Estudo mencionado por Monego e Jardim (2006) cita que crianças cujo IMC é superior ao
percentil 75 identificam um tracking de peso, fenômeno pelo qual há uma tendência de
A prática de atividades físicas por jovens parece ter diminuído na sociedade atual, que
pode resultar em problemas de saúde.
Considerando-se as justificativas para tal fenômeno, assinale a alternativa INCORRETA.
O ensino dos jogos esportivos em aulas de educação física apresenta vários conteúdos.
Assinale a alternativa que NÃO é um conteúdo adequado ao ensino dos jogos esportivos.
Sobre o papel da educação física escolar proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), assinale a alternativa CORRETA. 18
Analise as afirmativas seguintes sobre os movimentos praticados nas aulas de educação
física.
I. As aulas de educação física deverão proporcionar oportunidades para a integração
dos diferentes componentes dos padrões de movimento praticados.
II. O aprimoramento das ações das pernas, do tronco, dos braços e da cabeça nas
habilidades deverá ocorrer de forma sincronizada e simultânea.
III. As ações de cada segmento corporal devem ser integradas para o desempenho
correto da habilidade, numa execução fluente.
A partir da análise, conclui-se que estão CORRETAS.
A interpretação do erro de execução no contexto pedagógico das aulas de educação
física deverá conduzir a um conjunto de procedimentos listados a seguir, EXCETO:
Sobre as abordagens pedagógicas da educação física, analise as afirmativas,
assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) As abordagens que se iniciam a partir do final da década de 1970 inspiraram-se no
momento histórico-social por que passou o país.
( ) As abordagens apresentaram em comum a tentativa de se romper com o modelo
interacionista.
( ) Atualmente as abordagens se dissiparam, visto que nenhuma delas conseguiu
alterar o modelo vigente de educação física.
( ) Os conteúdos propostos para a educação física mantêm-se os mesmos,
independente da abordagem pedagógica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
São características da abordagem da saúde renovada da educação física escolar,
EXCETO:
Considerando-se a limitação amostral de estudos realizados, de um modo geral, os programas de educação física escolar