O censo escolar é realizado em âmbito nacional com informações referentes à educação básica em seus diferentes níveis (educação infantil, ensino fundamental e ensino
médio). Um dos objetivos deste processo é
A noção de Zona de Desenvolvimento Proximal refere-se
Dentre as influências do pensamento de Rousseau para a
educação está
Segundo a resolução CEE/PE no
4, de 07 de dezembro de
2009, que regula a oferta de Educação a Distância, no
âmbito do Sistema de Ensino do Estado de Pernambuco,
a EAD poderá ser ofertada na educação básica − ensino
fundamental e médio − exclusivamente para
Os Parâmetros Curriculares Nacionais se constituem
como um referencial de qualidade para a educação no
Ensino Fundamental em todo o país. Neste sentido, este
documento configura-se como
No Brasil, o movimento da Escola Nova só começou na
década de 1920, com diversas reformas esparsas do
ensino público. Suas ideias expressaram-se de maneira
clara em 1932, no Manifesto dos Pioneiros da educação
nova, cujos principais signatários foram Fernando de
Azevedo, Anísio Teixeira e Lourenço Filho.
(ARANHA, 2006, p. 228).
A Escola Nova trouxe conceitos e práticas inovadoras com
relação à escola tradicional. Uma de suas principais características
é
Rita é supervisora de ensino de uma rede de escolas de educação infantil em um pequeno município de Pernambuco. No início do ano letivo, ao realizar visita técnica a uma das escolas, ela percebe que existem alguns problemas estruturais em diversos ambientes da escola: tetos com bolor, ralos do banheiro entupidos, torneiras que não funcionam etc. Diante desta situação, a supervisora deve
De acordo com a legislação brasileira, o ensino deve ser
ministrado com base no princípio da
O SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) foi
implantado em 1990, com o objetivo de produzir informações
sobre o desempenho da educação básica em todo
país. Para tanto, o SAEB coleta especificamente informações
sobre
Para garantir um bom planejamento didático-pedagógico das atividades e avaliação dos processos educativos é importante que o educador defina
O princípio da autonomia das escolas
Na sociedade da informação e do conhecimento, a escola tem o papel de
No ambiente escolar, a gestão democrática consiste
A formação continuada dos professores é uma importante ação para o aperfeiçoamento e atualização das práticas docentes. Uma estratégia privilegiada para o desenvolvimento de uma formação voltada a garantir o compromisso com a qualidade da ação educativa é
A participação dos pais no cotidiano da escola é