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Martins, Picosque & Telles (1988) indicam os estudos de Michael Parsons sobre apreciação artística como fornecedores de condições para maior entendimento sobre a leitura de imagens. Segundo as autoras, Parsons constatou que a cada estágio os alunos, em relação às imagens, interpretam a pintura de forma mais aperfeiçoada que a anterior. Em cada estágio, para o autor, uma ideia ou grupo de ideias é salientada.

São as ideias ou grupos de ideias apontados por Parsons:

Japiassú (2001) aponta a importância da teoria genética do desenvolvimento, de Piaget, aliada aos saberes sobre a função terapêutica do teatro, investigada e acompanhada pelos experimentos psicoterápicos conduzidos por J.L. Moreno (1890-1974), que abriram caminho
para a utilização educativa do psicodrama aplicado ao treinamento de pessoal em empresas e ao ensino de conteúdos extrateatrais, denominado psicodrama

Ao elaborar a importância do jogo para sua abordagem de ensino teatral, Spolin aponta sua “forma natural de grupo que propicia o envolvimento e a liberdade pessoal necessários para a experiência. Para a autora, as habilidades essoais são desenvolvidas no próprio momento em que a pessoa está jogando, divertindo-se ao máximo e recebendo toda a estimulação que o jogo tem para oferecer
– é este o exato momento em que ela está verdadeiramente aberta para recebê-las”. (SPOLIN, 2003)

Dessa forma, resulta, segundo Spolin, que os jogos

Observe a imagem.

(Claudio Tozzi, O bandido da luz vermelha, 1967.
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra2657/bandido-da-luz-vermelha)

Ao caracterizar a arte dos anos 1960, Costa (2004) aponta para as rápidas alterações na sociedade e a consequente renovação acelerada dos estilos artísticos. Como exemplo, indica a pop art, que pretendia contestar a influência da mídia na sociedade contemporânea, para isso usando as imagens da linguagem visual da

Marques (2012) indica como característica da dança de Isadora Duncan

Na seleção de conteúdos em danças no contexto escolar, Marques (2012) questiona a respeito de que modalidades a escola poderia incorporar e sugere a improvisação e composição coreográfica como conteúdos.

Para a autora, essa escolha se deve porque

Segundo Bredariolli (in: BARBOSA, 2010), a Abordagem Triangular não pode ser caracterizada como um método constituído por etapas em disposição hierárquica, mas sim estruturada como um organismo, articulado pela interação e interdependência entre suas ações totalizadoras, realizadas entre o professor e o aluno.

São essas ações,

Para Japiassú (2001), “estudos na linha de pesquisa denominada teatro e educação exigem familiaridade com o vocabulário e os saberes destes dois extensos e complexos campos do conhecimento humano: o teatro e a educação. (…) No entanto, o incremento de uma literatura caracterizada como especificamente debruçada sobre o binômio teatro-educação só passará de fato a existir a partir da segunda metade do século XIX.”

Para o autor, as origens da relação entre os dois campos já podem ser encontradas

Para Japiassú (2001), as implicações pedagógicas da Teoria Crítica (Escola de Frankfurt) para o ensino pós-modernista de arte se fazem muito nítidas – embora não explícitas – na proposta metodológica triangular. Para o autor, como exemplo da perspectiva pós-modernista, as intervenções educacionais com a linguagem teatral passam a ser desenvolvidas, articulando-se

Segundo Costa (2004), a sociologia da arte surgiu na Europa, berço das Ciências Sociais e de importantes manifestações artísticas do Ocidente. Para a autora, os cientistas que se dedicaram ao campo procuravam

Para Marques (2012), a produção coreográfica de Merce Cunningham e seu pensamento artístico podem ser considerados um início da era da dança pós-moderna, que rompe com o pensamento vigente desde o século XVIII, caracterizado por ser

Para Marques (2012), Rudolf Laban, na Inglaterra, e Margaret H’Doublet, nos Estados Unidos, foram, no início do século XX, as influências mais significativas na criação e difusão dos discursos e práticas da dança criativa em âmbito internacional que até os dias de hoje tratam de unificar o ensino de dança para crianças. Para a autora, ambos estão profundamente enraizados na filosofia da dança moderna do início do século, que acredita que

“Sabemos que a arte na escola não tem como objetivo formar artistas, como a matemática não tem como objetivo formar matemáticos, embora artistas, matemáticos e escritores devam ser igualmente benvindos numa sociedade desenvolvida. Uma sociedade só é artisticamente desenvolvida quando ao lado de uma produção artística de alta qualidade há também uma alta capacidade de
entendimento desta produção pelo público. Desenvolvimento cultural que é a alta aspiração de uma sociedade só existe com desenvolvimento artístico neste duplo sentido”. (BARBOSA, 2012)

Para Barbosa, que busca embasar a Abordagem Triangular, o que a arte na escola pretende é

Observe a imagem.

(http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra2322/a-negra)

A imagem mostra a obra “A Negra” (1926), de Tarsila do Amaral, que, segundo Barbosa (2012) prenuncia a antropofagia decretada anos depois por Oswald de Andrade.

Ainda segundo Barbosa, a obra é caracterizada por

Os PCN-Artes (1998) apontam para a ocorrência, desde os anos 1920, de “várias tentativas de trabalhar a arte fora das escolas, tais como os Conservatórios Musicais e Dramáticos, as Escolas de Música, as Escolinhas de Arte, vivenciando, assim o crescimento de movimentos culturais, anunciando a modernidade e vanguardas. Especificamente em relação ao modernismo, o documento indica como marcante, para a caracterização de um pensamento modernista, a ‘Semana de Arte Moderna de São Paulo’, em 1922, na qual estiveram envolvidos artistas de várias modalidades: artes plásticas, música, poesia, dança etc”. (PCN-Artes, 1998)

Segundo o documento, as novas concepções sobre a modernidade e o papel das artes no Brasil foram difundidas

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