Para Martins, Picosque & Telles (1988), a prática do pensamento musical, imaginando, relacionando e organizando – intencional e expressivamente – sons e silêncios, no contínuo espaço-tempo é necessária para que os alunos experienciem e desenvolvam-se na linguagem musical. Para isso, serão utilizados materiais e recursos, tais como os parâmetros do som, que são
Para Fonterrada (2008), a busca do valor da música e da educação musical inicia-se na Grécia, na qual, desde o início da organização social e política grega acreditava-se que a música influia no humor e no espírito dos cidadãos. Dessa forma, nas cidades-estados,
Marques (2012) aponta que é por meio de nossos corpos, dançando, que os sentimentos cognitivos se integram aos processos mentais e que se pode compreender o mundo de forma diferenciada, ou seja, artística e estética.
Segundo a autora, a dança na escola torna-se distinta de um baile de carnaval ou de um ritual catártico, resultando na necessidade de
A proposta do professor polivalente em Artes (PCN-Arte, 1998), entre os anos 70 e 80, era caracterizada
A aproximação entre arte e indústria se manifestou não só pela produção técnica e industrial de obras de arte – filmes, vídeos, produtos televisivos e cds – como pela incorporação na produção industrial de artistas consagrados. Artistas plásticos famosos são responsáveis pela produção de estampas para camisetas até desenhos reproduzidos em latas para sorvete. Compositores criam jingles e atores fazem campanhas comerciais e até políticas. (COSTA, 2004)
Para a autora, essas manifestações são denominadas
“No Brasil, no século XIX, D. João foi responsável por grandes modificações na arte e na cultura. Contratou artistas franceses que constituíram a chamada missão francesa, cuja chegada ao Rio de Janeiro ocorreu em 1816. (...) Essa reforma cultural pretendia colocar o Brasil em compasso com a Europa e substituir o estilo artístico desenvolvido pela Igreja Católica durante o século XVIII.”
(COSTA, 2004)
Para a autora, o exemplo demonstra
Para Fonterrada (2008), ao analisar os diversos momentos da produção cultural em relação à música, a contribuição específica do romantismo foi
No que diz respeito ao ensino musical, os PCN-Arte (1998), apontam, a partir dos anos 30, para projeto que pretendia levar a linguagem musical de maneira sistemática a todo o país. Com a criação e supervisão da Superintendência de Educação Musical e Arte do Distrito
Federal (Sema), em 1932, esse projeto difundiu ideias de coletividade e civismo, princípios condizentes com o momento político do Estado Novo.
Trata-se
Para os PCN-Arte (1998), “com o intuito de ajudar os alunos a pensar e agir de maneira responsável com o corpo e a sexualidade, há processos artísticos e estéticos que podem ser trabalhados nas aulas de Arte”.
Nesse contexto, o documento indica
Para os PCN-Arte (1998), ao ser introduzido na educação escolar brasileira, o ensino de Arte incorpora-se aos processos pedagógicos e de política educacional que vão caracterizar e delimitar sua participação na estrutura curricular. O documento aponta que, nas primeiras décadas do século XX, o ensino de Arte é
O design, segundo Costa (2004), demonstra o cuidado com a aparência dos produtos – desde a cor até a embalagem, dando-lhes um novo aspecto, que os distinguem dos concorrentes. Assim como o marketing, que segundo a autora surge no mesmo momento histórico, procura tornar os produtos mais agradáveis ao olhar e ao tato na guerra pelo consumidor.
Esse surgimento está conectado ao contexto do desenvolvimento industrial
A arte produzida na Grécia da Antiguidade Clássica, em torno do século V a.C., pretendia expressar um ideal de beleza e vida por meio de composições nas quais predominassem
Intermediando o processo de produção e apreciação de arte, encontram-se, entre outros, os meios de comunicação (as mídias), que podem ser informatizados, ou não. Os modos de praticar e pensar a comunicação sociocultural em arte mediados pelos meios de comunicação (mais tradicionais, novos e novíssimos), incluindo os informatizados, são por vezes contraditórios, o que implica
encontrar maneiras de compreendê-los e superá-los. (PCN-Artes, 1998)
Assim, a sugestão do documento é a de que, em sala de aula,
Segundo os PCN-Arte (1998), na primeira metade do século XX, “as atividades de teatro e dança não estavam incluídas no currículo escolar como práticas obrigatórias, e somente eram reconhecidas quando faziam parte das festividades escolares na celebração de datas como Natal, Páscoa ou Independência, ou nas festas de final de período escolar”. Ainda segundo o documento, o teatro era tratado com a única “finalidade de apresentação, na qual os alunos decoravam os textos, e os movimentos cênicos eram marcados com rigor. Apesar da rigidez gestual e vocal dessa atividade, a relação com a plateia era de alguma forma contemplada, tanto que se privilegiava a aprendizagem da dicção”.
No caso da dança, o documento indica que era
Ao observar uma dança indígena, um estudante, morador da cidade, estabelece contato com um índio que pode revelar mais sobre o valor e a extensão de seu universo do que apenas uma explanação sobre os ritos nas comunidades indígenas. E viceversa. (PCN-Artes, 1998)
Essa conclusão deriva da premissa de que arte