Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 14 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d

Sendo a alfabetização como o processo específico e indispensável de apropriação do sistema de escrita, a conquista dos princípios alfabético e ortográfico que possibilita ao aluno ler e escrever com autonomia. Com relação a essa proposição Assinale V(verdadeiro) e F(falso) referente aos níveis de evolução da escrita: ( )Nível pré-silábico: Inicialmente, a criança não diferencia o desenho da escrita, e não dá nenhum significado ao texto. ( )Nível silábico: a criança descobre que o esquema de uma letra para cada sílaba não funciona e, assim, procura acrescentar letras à escrita da fase anterior ( )Nível silábico-:alfabético- Essa escrita constitui um grande avanço, e se traduz num dos mais importantes esquemas construídos pela criança, durante o seu desenvolvimento. ( )Nível alfabético: pode-se considerar que a criança venceu as barreiras do sistema de representação da linguagem escrita. Assinale a sequência CORRETA:

O desenvolvimento da criança inicia-se no período pré-natal e continua até à idade adulta. Todos os indivíduos se desenvolvem em fases diferentes, o desenvolvimento é contínuo e integra os seguintes domínios: físico, cognitivo, linguístico, sócio emocional. Assinale a alternativa CORRETA sobre domínio linguístico:

A compreensão e valorização das funções sociais da escrita é uma aprendizagem ligada aos planos conceitual, procedimental e atitudinal, que pode ter início desde os primeiros momentos da chegada da criança à escola e deve continuar até o final de sua formação estudantil. De acordo com essa proposição assinale a alternativa INCORRETA de atividades em sala de aula desde os primeiros dias do Ensino Fundamental:

Assinale a alternativa CORRETA que descreve a teoria de Wallon sobre o desenvolvimento do ser humano.

Analise as afirmativas abaixo sobre as quatro tendências pedagógicas liberais e seu papel na escola: I- Tendência Liberal Tradicional: Formação de atitudes. II- Tendência Liberal Renovada Progressista: A escola deve adequar as necessidades individuais ao meio social. III- Tendência Liberal Renovada Não Diretiva (Escola Nova) : Preparação intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade IV- Tendência Liberal Tecnicista: É modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas. Estão CORRETAS as afirmativas:

Os métodos de alfabetização, considerados historicamente, agrupam-se em métodos sintéticos e métodos analíticos. Sobre os métodos analíticos é CORRETO afirmar:

O termo Alfabetização pode ser entendido em dois sentidos principais, no sentido stricto e no sentido lato. Sobre o sentido stricto é CORRETO afirmar:

Psicologia da Educação é uma subárea de conhecimento, que tem como vocação a produção de saberes relativos aos fenômenos psicológicos constituinte do processo educativo. Sobre psicologia da educação e a psicologia escolar assinale a alternativa CORRETA relativa a psicologia da educação.

Analise as afirmativas abaixo sobre os princípios norteadores do projeto político-pedagógico. I- igualdade. II- qualidade. III- estrutura organizacional. IV- liberdade. V-gestão democrática. VI- valorização do magistério. Estão CORRETAS as afirmativas abaixo:

Sobre os instrumentos de avaliação portfólio e memorial, analise as afirmativas abaixo: I- O portfólio é uma tarefa de suma importância para os estudantes e crianças, pois os coloca em contato com sua aprendizagem constantemente. II- O memorial pode constituir-se, tanto para estudantes quanto para professores, como uma coleção dos trabalhos que conta a história Indagações sobre currículo de seus esforços, progressos, desempenho, criações, dúvida III- O portfólio pode ser considerado um instrumento de registro que serve para a avaliação dos processos. IV- O portfólio pode ser um instrumento de comunicação com os pais e/ou responsáveis. V- É no memorial que o estudante exercita sua capacidade reflexiva sobre sua atuação, empenhos e compromisso consigo, com os colegas e professores VI- O portfólio se constitui em uma escrita livre do estudante acerca de suas vivências ao longo do ano. Assinale a alternativa que apresenta afirmativas CORRETAS:

Segundo o . Plano Nacional de Educação analise as afirmativas abaixo e identifique algumas diretrizes conforme o Art. 2º São diretrizes do PNE: I-universalização do atendimento escolar. II-promoção do princípio da gestão democrática da educação pública. III-garantia do atendimento das necessidades específicas na educação. IV-promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do país. V-articulação das políticas educacionais com as demais políticas sociais. Estão CORRETAS as afirmativas:

Na concepção que o processo de ensino aprendizagem é uma integração dialética entre o instrutivo e o educativo que tem como propósito essencial contribuir para a formação integral da personalidade do aluno. Sobre o processo instrutivo é CORRETO afirmar:

A avaliação é uma das atividades que ocorre dentro de um processo pedagógico. Dentro desse processo defina avaliação formativa:

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um inciso do art. 32:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282