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A lei no10.639, de 9 de janeiro de 2003. altera a lei no9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. De acordo com esta alteração assinale o que for CORRETO.

A pedagogia, como teoria da educação, busca equacionar, de alguma maneira, o problema da relação educador-educando, de modo geral, ou, no caso específico da escola, a relação professor-aluno, orientando o processo de ensino e aprendizagem. Assim, não se constituem como pedagogia aquelas teorias que analisam a educação pelo aspecto de sua relação com a sociedade não tendo como objetivo formular diretrizes que orientem a atividade educativa. A respeito da relação professor-aluno, assinale a alternativa CORRETA.

De acordo com os direitos de vida e saúde, a criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência. Ainda no Capítulo II, do direito à liberdade, ao respeito e à dignidade apresenta que criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade e Capítulo V do direito à educação, à cultura, ao esporte ao lazer; como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e, sendo assim, como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis é CORRETO dizer que: I. O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideias e crenças, dos espaços e objetos pessoais. II. É dever único do Estado velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor. III. A criança e o adolescente têm o direito de serem educados e cuidados com o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto, pelos pais, pelos integrantes da família ampliada, pelos responsáveis, pelos agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar deles, tratá-los, educá-los ou protegê-los. IV. Toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente com presença de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes. V. Os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino.

A tendência tradicional está no Brasil, desde os jesuítas. O principal objetivo da escola era preparar os alunos para assumir papéis na sociedade, já que quem tinha acesso às escolas eram os filhos dos burgueses e a escola tomava como seu papel principal, fazer o repasse do conhecimento moral e intelectual garantindo a ascensão da burguesia. Para tanto, a proposta de educação era absolutamente centrada no professor, figura incontestável, único detentor do saber que deveria ser repassado para os alunos. Considerando o papel do professor em sala de aula verifique o que é VERDADEIRO ou FALSO e assinale a alternativa CORRETA. ( ) O papel do professor sempre esteve focado em vigiar os alunos, aconselhar, ensinar a matéria ou conteúdo, que deveria ser denso e livresco, e corrigir. Suas aulas deveriam ser expositivas, organizada de acordo com uma sequência fixa, baseada na repetição e na memorização. ( ) Aulas de memorização de conteúdos (retirados dos livros), e alunos que são considerados como um papel em branco, continuam fazendo parte do nosso dia a dia, pois neles são impressos o conhecimento, cabendo a eles concordar com tudo sem questionar. ( ) Os professores são fruto da sua formação escolar, social e política, que se reflete na sua prática pedagógica, quando esta não é pensada e/ou refletida cotidianamente, nesse caso, temos um ciclo vicioso: formado sem reflexão –forma alunos sem reflexão, também. ( ) Ao longo da história da educação, a tendência liberal tradicional, sofreu várias críticas: os conhecimentos adquiridos fora da escola não eram considerados como primeiro passo para a construção de novos conhecimentos, bem como um caminho importante para a construção de saberes dotados de significado. ( ) Do ponto de vista da Escola Nova, os conhecimentos já obtidos pela ciência e acumulados pela humanidade não precisariam ser transmitidos aos alunos, pois acreditava- -se que, passando por esses métodos, eles seriam naturalmente encontrados e organizados. Essa tendência retira o professor e os conteúdos disciplinares do centro do processo pedagógico e coloca o aluno como fundamental, que deve ter sua curiosidade, criatividade, inventividade, estimulados pelo professor, que deve ter o papel de facilitador do ensino.

As preocupações do professor com o seu trabalho, em sala de aula, são de várias ordens e nem sempre suficientemente claras e bem definidas. São exemplos de suas atribuições diárias: chegar ao final do programa dentro do prazo previsto; suprir as dificuldades de aprendizagem dos alunos; escolher recursos didáticos adequados à apresentação do conteúdo; elaborar tipos de atividades e formas de avaliação dos alunos; e, principalmente encontrar estratégias apropriadas ao desenvolvimento do conteúdo e à consecução dos objetivos propostos. Entre os objetivos visados pelo professor, encontra-se o “desenvolvimento das potencialidades” do aluno, e quanto às estratégias e recursos didáticos, a insatisfação parece ser geral, mas em grande parte inconsciente. Sobre os fundamentos da prática docente para uma pedagogia ativa assinale a alternativa CORRETA.

Vigotski vê todo o processo de aprendizagem e formação de conceitos como um sistema, que ele considera ponto central em toda a história do desenvolvimento dos conceitos e no qual os conceitos espontâneos e os científicos estão interligados por complexos vínculos internos. É isto que dá sistematicidade ao processo de aprendizagem e permite perceber as suas diferentes etapas como integrantes de um processo uno. Sobre a construção do pensamento e linguagem assinale o que for CORRETO.

As Abordagens do Processo Ensino- -Aprendizagem que mais influenciam os professores são: a abordagem tradicional, abordagem comportamentalista, abordagem humanista, abordagem cognitivista e abordagem sócio-cultural. A respeito das mesmas, assinale o que for CORRETO.

De acordo com o Art. 13. da A lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 estabelece as diretrizes e bases da educação nacional os docentes incumbir-se-ão de: Assinale a alternativa CORRETA.

A Educação é um campo do conhecimento humano composto por saberes de inúmeras áreas, notadamente das ciências sociais. Filosofia, História, Psicologia, Sociologia e outras fornecem-lhe as bases conceituais... “os pressupostos filosóficos e os conteúdos ideológicos, considerando a Educação em seu caráter múltiplo, oriundo da diversidade de contribuições que recebe de outras ciências.” Portanto quando se trata de Fundamentos da Educação: os diversos olhares do educar reforçam a necessidade de desenvolvimento dos Fundamentos nos cursos superiores de Pedagogia e demais Licenciaturas. Sobre este conteúdo, assinale o que for CORRETO. I. A educação escolar brasileira é formada pela educação básica, englobando educação infantil, ensino fundamental e médio e educação superior. A educação infantil é a primeira etapa da educação básica brasileira, e segundo a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), tem “[...] como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”. II. Com a educação e a propagação de ideias que contribuem para a formação ética e política do sujeito educando no decorrer do desenvolvimento sócio-histórico do homem; como ser convivente com o outro; percebeu que a educação é um forte fio condutor de filosofias e ideologias. III. A educação básica se compõe da educação infantil e ensino fundamental. O que a lei de diretrizes da educação prega no seu corpo, significa que o cidadão tem o direito de concluir seu processo educacional básico e consequentemente prosseguir para estudos em nível superior. IV. O Brasil é um país com marcante igualdade regional em termos de educação e fundamentos, bem como o processo de municipalização da educação infantil, adotado desde 1990. V. Aspectos importantes para a oferta de uma educação infantil de qualidade, tais como a formação inicial, as condições de trabalho, os espaços, equipamentos necessários, salários e condições de trabalho do docente, dentre outros, ficaram em segundo plano e ainda estão longe de atender as reais necessidades dessa parcela da população.

A lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Sendo assim, assinale o que for CORRETO.

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