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Os domínios funcionais entre os quais se dividirá o estudo das etapas que a criança percorre serão, portanto, os da afetividade, do ato motor, do conhecimento e da pessoa.

(WALLON, 1995, p. 135.)

A partir desta visão integrada do indivíduo, segundo Wallon, é INCORRETO afirmar que:

A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas escolas. Ela é essencial em todas as funções da administração: o administrador precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas, isto é, liderar. “Na educação, em âmbito internacional, está sendo destacada como condição fundamental para determinar a qualidade do ensino e a formação efetiva de seus alunos; daí porque a proliferação de estudos a respeito no contexto educacional. Destaca-se, por exemplo, que há uma relação direta entre a qualidade de liderança dos gestores e a qualidade do ensino e desempenho dos alunos.”

(NCSL, 2002, apud LUCK 2008.)

A teoria mais conhecida que explica liderança por meio de comportamento refere-se a três estilos: autocrática, liberal e democrática. Considere as três características citadas a seguir, relacionando-as com os três estilos de líder.

  1. Determina as providências para a execução das tarefas, cada uma por vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo.
  2. Apresenta apenas materiais variados ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que as pedissem; sua participação é limitada.
  3. Aconselha somente quando é solicitado e sugere alternativas para o grupo escolher; pois é o grupo que esboça as providências para atingir o alvo. As tarefas ganham novas perspectivas com os debates.

A sequência está correta em

De acordo com definição creditada, na década de 1970, a Malcolm Knowles, “Andragogia é a arte ou ciência de orientar adultos a aprender. De origem grega, a palavra ‘andragogia’ tem como significado: ‘andros’-adulto e ‘gogos’-educar. Em contraposição à Pedagogia (do grego ‘paidós’-criança), que se refere à educação de crianças, a Andragogia é a arte de ensinar adultos, sendo um modelo de educação que busca compreender o adulto dentro da escola, rompendo com aqueles padrões apresentados pela Pedagogia”.

O modelo andragógico baseia-se nos seguintes princípios:

  1. Motivação.
  2. Necessidade de saber.
  3. Papel das experiências.
  4. Autoconceito do aprendiz.
  5. Dependência do aprendiz.
  6. Comunicação receptiva e vertical.

Estão corretas apenas as alternativas

(...) Muito tem se discutido sobre uma educação de qualidade; uma formação integral, que considere o aluno nas suas diferentes competências, sejam elas cognitivas, emocionais ou sociais. A nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz um conjunto de competências e habilidades que remete a diferentes
características da formação dos estudantes e que dialoga com a possibilidade de melhoria da educação. Somado a diversos esforços nesta direção, um aspecto deve estar em pauta: o ambiente no qual a educação formal, escolar se efetiva e a percepção sobre o clima escolar. Diversas pesquisas relacionam o
clima escolar positivo a um melhor desempenho dos estudantes, maior participação profissional dos professores e gestores, assim como a manutenção de um ambiente saudável, promovendo o bem-estar de todos os que na escola convivem.

(THAPA, et al, 2013; COHEN et al., 2009; PERKINS, 2008; BERKOWITZ et al., 2017. Disponível em: https://semiramisr.jusbrasil.com.br/artigos/
250957535/clima-organizacional-escolar-gestao-democratica-eparticipativa-em-foco.)

Portanto, se uma escola deseja realizar uma pesquisa positiva do clima organizacional será necessário abranger as dimensões com harmonia, EXCETO:

Uma relação originária entre dialética e diálogo e define a educação como a experiência basicamente dialética da libertação humana do homem, que pode ser realizada apenas em comum, no diálogo crítico entre educador e educando, e entende que a dialética exige não somente do educador uma ação criadora própria, mas, simultaneamente, na inclusão prática da atividade educativa na experiência continuada do trabalho educacional com os educandos.

(SHMIED-KOWARZIK, 1983, p. 69-70.)

Considerando o fragmento de texto e a Tendência Pedagógica Progressista Libertadora, podemos afirmar que foi seu principal propulsor:

Imbernón (2011) conceitua a formação de docentes como um processo que necessita objetivar o desenvolvimento da capacidade de reflexão em grupo, não somente como treinamento para atuação técnica, mas visando à formação para se aprender a conviver com mudanças e incertezas da sociedade contemporânea. Tendo como base a formação docente, é INCORRETO afirmar que:

O bullying é definido como a prática violenta e intencional que causa dor, angústia e sofrimento às vítimas.

(Fante. 2012; Schultz et al., 2012.)

No bullying, as agressões podem ser de forma direta ou indireta. Consistem em formas diretas de bullying, EXCETO:

Os últimos estudos de Libâneo sobre os estilos de gestão escolar são classificados em quatro concepções de gestão; relacione-as com suas respectivas características.

(Alguns números se repetem.)

1. Técnico-científica.
2. Autogestionária.
3. Interpretativa.
4. Democrático-participativa.

( ) A escola é uma realidade social subjetivamente construída, não dada nem objetiva.

( ) Definição explícita, por parte da equipe escolar, de objetivos sociopolíticos e pedagógicos da escola.

( ) Comunicação linear baseada em normas e regras; mais ênfase nas tarefas do que nas pessoas.

( ) Articulação da atividade de direção com a iniciativa e a participação das pessoas da escola e das que se relacionam com ela.

( ) Poder centralizado no diretor, destacando-se as relações de subordinação em que uns têm mais autoridade do que outros.

( ) Vínculo das formas de gestão interna com as formas de autogestão social. Decisões coletivas; eliminação de todas as formas de exercício de autoridades e de poder.

A sequência está correta em

[…] Ao reconhecer que as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino evidenciam a necessidade de confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá‐las, a educação inclusiva assume espaço central no debate acerca da sociedade contemporânea e do papel da escola na superação da lógica da exclusão.

(BRASIL, 2008 a, p. 01.)

Considerando que o espaço escolar é aquele onde não se pode gerar a exclusão tornando‐se o lugar sine qua non da inclusão, são características da educação especial com a perspectiva da inclusão, EXCETO:

A teoria histórico-cultural tem suas origens nos estudos de Lev Semenovich Vygotsky (1896 – 1934). Construiu sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem neste desenvolvimento, sendo esta teoria
considerada histórico-social. Uma pedagogia inspirada na abordagem sócio-histórica envolve, EXCETO:

Considere as tendências pedagógicas na educação brasileira e as características de aprendizagens citadas e relacione adequadamente à respectiva tendência.

  1. Baseada no desempenho.
  2. Baseada na resolução de situação-problema.
  3. Aprender é modificar a percepção da realidade.
  4. Baseada nas estruturas cognitivas já estruturadas nos alunos.
  5. Receptiva, mecânica e não considera as particularidades próprias de cada idade.

( ) Tendência Liberal Tradicional.

( ) Tendência Liberal Renovadora Não Diretiva (Escola Nova).

( ) Tendência Liberal Tecnicista.

( ) Tendência Progressista Libertadora.

( ) Tendência Progressista Crítico-Social dos Conteúdos.

A sequência está correta em

O ECA configura-se como uma legislação de direitos humanos de crianças e adolescentes, colaborando com o desenvolvimento da cidadania, principal objetivo da educação. Tendo como referência as obrigações impostas aos dirigentes dos estabelecimentos de ensino, em cumprimento ao Art. 56, é
INCORRETO afirmar que cabe aos gestores escolares comunicar ao Conselho Tutelar os casos de:

Muitas pessoas confundem construção de conhecimento com aprendizagem. Entretanto, aprender é algo muito mais amplo, pois é a forma de o sujeito aumentar seu conhecimento. Neste sentido, a aprendizagem faz com que o sujeito se modifique, de acordo com a sua experiência.

(La Rosa, 2003.)

Considerando as teorias da aprendizagem e, de acordo com a sua aplicação em sala de aula, relacione adequadamente as colunas a seguir.

  1. Behaviorismo.
  2. Cognitivismo.
  3. Sociointeracionista.
  4. Significativa.

( ) Aprendizagem encontrada no ensino tradicional, pois se baseia em estímulos, respostas e reforços. As notas das avaliações e os elogios, por exemplo, podem ser entendidos como reforço.

( ) O professor necessita construir a aprendizagem, ou seja, algo novo, a partir do conhecimento prévio dos alunos. O objetivo desta teoria é sempre descobrir coisas novas e promover uma aprendizagem prazerosa.

( ) Cabe ao professor propor situações que estimulem a atividade reequilibradora do educando. Os alunos precisam ser desafiados constantemente, pois, diante das dificuldades de assimilação, o organismo se acomoda, e, assim, pode assimilar sucessivas vezes.

( ) Diante de uma dúvida do aluno, deve responder com provocações que o conduzam a descobrir a resposta sozinho, agindo como um mediador, um provocador de ideias. O ser humano está em constante desenvolvimento mental e todas as suas relações são conquistadas pela mediação.

A sequência está correta em

Segundo a teoria de Piaget, a inteligência constrói-se ao longo do tempo por estágios. Partindo dos reflexos simples do bebê herdados geneticamente, a criança vai criando, progressivamente, estruturas mentais até atingir o pensamento formal. Relacione adequadamente os estágios com as características apresentadas.

  1. Sensório-motor.
  2. Pré-operatório.
  3. Operações concretas.
  4. Operações abstratas.

( ) Pensamento hipotético-dedutivo.
( ) Noção de permanência do objeto.
( ) Desenvolvimento da função simbólica.
( ) Desenvolvimento do pensamento lógico.
( ) Desenvolvimento do pensamento e da linguagem.
( ) Domínio das noções de conservação de matéria, peso e volume.
( ) Egocentrismo intelectual – crença no poder ilimitado da reflexão.
( ) Adaptação ao meio que se faz através de esquemas sensório-motores.

A sequência está correta em

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