Os domínios funcionais entre os quais se dividirá o estudo das etapas que a criança percorre serão, portanto, os da afetividade, do ato motor, do conhecimento e da pessoa.
(WALLON, 1995, p. 135.)
A partir desta visão integrada do indivíduo, segundo Wallon, é INCORRETO afirmar que:
A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas escolas. Ela é essencial em todas as funções da administração: o administrador precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas, isto é, liderar. “Na educação, em âmbito internacional, está sendo destacada como condição fundamental para determinar a qualidade do ensino e a formação efetiva de seus alunos; daí porque a proliferação de estudos a respeito no contexto educacional. Destaca-se, por exemplo, que há uma relação direta entre a qualidade de liderança dos gestores e a qualidade do ensino e desempenho dos alunos.”
(NCSL, 2002, apud LUCK 2008.)
A teoria mais conhecida que explica liderança por meio de comportamento refere-se a três estilos: autocrática, liberal e democrática. Considere as três características citadas a seguir, relacionando-as com os três estilos de líder.
A sequência está correta em
De acordo com definição creditada, na década de 1970, a Malcolm Knowles, “Andragogia é a arte ou ciência de orientar adultos a aprender. De origem grega, a palavra ‘andragogia’ tem como significado: ‘andros’-adulto e ‘gogos’-educar. Em contraposição à Pedagogia (do grego ‘paidós’-criança), que se refere à educação de crianças, a Andragogia é a arte de ensinar adultos, sendo um modelo de educação que busca compreender o adulto dentro da escola, rompendo com aqueles padrões apresentados pela Pedagogia”.
O modelo andragógico baseia-se nos seguintes princípios:
Estão corretas apenas as alternativas
(...) Muito tem se discutido sobre uma educação de qualidade; uma formação integral, que considere o aluno nas suas diferentes competências, sejam elas cognitivas, emocionais ou sociais. A nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz um conjunto de competências e habilidades que remete a diferentes
características da formação dos estudantes e que dialoga com a possibilidade de melhoria da educação. Somado a diversos esforços nesta direção, um aspecto deve estar em pauta: o ambiente no qual a educação formal, escolar se efetiva e a percepção sobre o clima escolar. Diversas pesquisas relacionam o
clima escolar positivo a um melhor desempenho dos estudantes, maior participação profissional dos professores e gestores, assim como a manutenção de um ambiente saudável, promovendo o bem-estar de todos os que na escola convivem.
(THAPA, et al, 2013; COHEN et al., 2009; PERKINS, 2008; BERKOWITZ et al., 2017. Disponível em: https://semiramisr.jusbrasil.com.br/artigos/
250957535/clima-organizacional-escolar-gestao-democratica-eparticipativa-em-foco.)
Portanto, se uma escola deseja realizar uma pesquisa positiva do clima organizacional será necessário abranger as dimensões com harmonia, EXCETO:
Uma relação originária entre dialética e diálogo e define a educação como a experiência basicamente dialética da libertação humana do homem, que pode ser realizada apenas em comum, no diálogo crítico entre educador e educando, e entende que a dialética exige não somente do educador uma ação criadora própria, mas, simultaneamente, na inclusão prática da atividade educativa na experiência continuada do trabalho educacional com os educandos.
(SHMIED-KOWARZIK, 1983, p. 69-70.)
Considerando o fragmento de texto e a Tendência Pedagógica Progressista Libertadora, podemos afirmar que foi seu principal propulsor:
Imbernón (2011) conceitua a formação de docentes como um processo que necessita objetivar o desenvolvimento da capacidade de reflexão em grupo, não somente como treinamento para atuação técnica, mas visando à formação para se aprender a conviver com mudanças e incertezas da sociedade contemporânea. Tendo como base a formação docente, é INCORRETO afirmar que:
O bullying é definido como a prática violenta e intencional que causa dor, angústia e sofrimento às vítimas.
(Fante. 2012; Schultz et al., 2012.)
No bullying, as agressões podem ser de forma direta ou indireta. Consistem em formas diretas de bullying, EXCETO:
Os últimos estudos de Libâneo sobre os estilos de gestão escolar são classificados em quatro concepções de gestão; relacione-as com suas respectivas características.
(Alguns números se repetem.)
1. Técnico-científica.
2. Autogestionária.
3. Interpretativa.
4. Democrático-participativa.
( ) A escola é uma realidade social subjetivamente construída, não dada nem objetiva.
( ) Definição explícita, por parte da equipe escolar, de objetivos sociopolíticos e pedagógicos da escola.
( ) Comunicação linear baseada em normas e regras; mais ênfase nas tarefas do que nas pessoas.
( ) Articulação da atividade de direção com a iniciativa e a participação das pessoas da escola e das que se relacionam com ela.
( ) Poder centralizado no diretor, destacando-se as relações de subordinação em que uns têm mais autoridade do que outros.
( ) Vínculo das formas de gestão interna com as formas de autogestão social. Decisões coletivas; eliminação de todas as formas de exercício de autoridades e de poder.
A sequência está correta em
[…] Ao reconhecer que as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino evidenciam a necessidade de confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá‐las, a educação inclusiva assume espaço central no debate acerca da sociedade contemporânea e do papel da escola na superação da lógica da exclusão.
(BRASIL, 2008 a, p. 01.)
Considerando que o espaço escolar é aquele onde não se pode gerar a exclusão tornando‐se o lugar sine qua non da inclusão, são características da educação especial com a perspectiva da inclusão, EXCETO:
A teoria histórico-cultural tem suas origens nos estudos de Lev Semenovich Vygotsky (1896 – 1934). Construiu sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem neste desenvolvimento, sendo esta teoria
considerada histórico-social. Uma pedagogia inspirada na abordagem sócio-histórica envolve, EXCETO:
Considere as tendências pedagógicas na educação brasileira e as características de aprendizagens citadas e relacione adequadamente à respectiva tendência.
( ) Tendência Liberal Tradicional.
( ) Tendência Liberal Renovadora Não Diretiva (Escola Nova).
( ) Tendência Liberal Tecnicista.
( ) Tendência Progressista Libertadora.
( ) Tendência Progressista Crítico-Social dos Conteúdos.
A sequência está correta em
O ECA configura-se como uma legislação de direitos humanos de crianças e adolescentes, colaborando com o desenvolvimento da cidadania, principal objetivo da educação. Tendo como referência as obrigações impostas aos dirigentes dos estabelecimentos de ensino, em cumprimento ao Art. 56, é
INCORRETO afirmar que cabe aos gestores escolares comunicar ao Conselho Tutelar os casos de:
Muitas pessoas confundem construção de conhecimento com aprendizagem. Entretanto, aprender é algo muito mais amplo, pois é a forma de o sujeito aumentar seu conhecimento. Neste sentido, a aprendizagem faz com que o sujeito se modifique, de acordo com a sua experiência.
(La Rosa, 2003.)
Considerando as teorias da aprendizagem e, de acordo com a sua aplicação em sala de aula, relacione adequadamente as colunas a seguir.
( ) Aprendizagem encontrada no ensino tradicional, pois se baseia em estímulos, respostas e reforços. As notas das avaliações e os elogios, por exemplo, podem ser entendidos como reforço.
( ) O professor necessita construir a aprendizagem, ou seja, algo novo, a partir do conhecimento prévio dos alunos. O objetivo desta teoria é sempre descobrir coisas novas e promover uma aprendizagem prazerosa.
( ) Cabe ao professor propor situações que estimulem a atividade reequilibradora do educando. Os alunos precisam ser desafiados constantemente, pois, diante das dificuldades de assimilação, o organismo se acomoda, e, assim, pode assimilar sucessivas vezes.
( ) Diante de uma dúvida do aluno, deve responder com provocações que o conduzam a descobrir a resposta sozinho, agindo como um mediador, um provocador de ideias. O ser humano está em constante desenvolvimento mental e todas as suas relações são conquistadas pela mediação.
A sequência está correta em
Segundo a teoria de Piaget, a inteligência constrói-se ao longo do tempo por estágios. Partindo dos reflexos simples do bebê herdados geneticamente, a criança vai criando, progressivamente, estruturas mentais até atingir o pensamento formal. Relacione adequadamente os estágios com as características apresentadas.
( ) Pensamento hipotético-dedutivo.
( ) Noção de permanência do objeto.
( ) Desenvolvimento da função simbólica.
( ) Desenvolvimento do pensamento lógico.
( ) Desenvolvimento do pensamento e da linguagem.
( ) Domínio das noções de conservação de matéria, peso e volume.
( ) Egocentrismo intelectual – crença no poder ilimitado da reflexão.
( ) Adaptação ao meio que se faz através de esquemas sensório-motores.
A sequência está correta em