De acordo com o livro O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, qual estudioso é considerado o pai da Escola Ativa?
Considerando a Lei nº 8.069/90, especificamente os artigos 15 a 18, assinale a alternativa que apresenta erro:
Em linhas gerais, os Parâmetros Curriculares Nacionais se caracterizam por:
I. Manter a visão de conteúdo nos conceitos, reconhecendo que procedimentos, atitudes e valores como conhecimentos são relevantes.
II. Apontar a necessidade do desenvolvimento de trabalhos que contemplem o uso das tecnologias da comunicação e da informação, para que todos, alunos e professores, possam delas se apropriar e participar, bem como criticá-las e/ou delas usufruir.
III. Mostrar a importância da participação da comunidade na escola, de forma que o conhecimento aprendido gere maior compreensão, integração e inserção no mundo; a prática escolar comprometida com a interdependência escola-sociedade tem como objetivo situar as pessoas como participantes da sociedade — cidadãos — desde o primeiro dia de sua escolaridade.
Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução, indique qual das alternativas acima está errada:
“Analisando os textos escritos que costumam ser considerados adequados para os leitores iniciantes, verifica-se que, na grande maioria, são curtos, às vezes apenas fragmentos de um texto maior - sem unidade semântica e/ou estrutural -, simplificados, em alguns casos, até o limite da indigência." (Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa).
A partir do trecho dado acima, pode-se afirmar que é incorreto o que se afirma na alternativa:
“Uma última dificuldade deriva da distribuição de direitos e obrigações entre o professor e os alunos. Para dar aqui apenas um exemplo representativo deste problema [...], assinalaremos o que acontece com o direito de avaliar: como este direito é em geral privativo do docente, os alunos têm muito poucas oportunidades de autocontrolar o que compreendem ao ler e de autocorrigir seus escritos. Aprender a fazê-lo e conquistar autonomia como leitores e escritores fica então muito difícil."
A ideia exposta acima pertence a qual educador(a)?
“Em 1961, o atendimento educacional às pessoas com deficiência passa a ser fundamentado pelas disposições da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, ____________, que aponta o direito dos 'excepcionais' à educação, preferencialmente dentro do sistema geral de ensino." (Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
Considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa, assinale a alternativa incorreta:
“Nos anos 70, observamos no Brasil a presença de um novo pensamento educacional. A educação passa a ser encarada como fator de desenvolvimento e o Estado assume a tarefa de organizar a educação com base em sua política de desenvolvimento econômico. Em relação ao ensino de língua materna, é marcante, no cenário educacional, a influência da linguística estrutural e da teoria da comunicação." (SANTOS, C. F; MENDONÇA, M. & CAVALCANTE, M. C. B. Diversidade textual: os gêneros na sala de aula).
O novo pensamento educacional citado no documento acima consubstanciou-se na reforma de ensino de 1º e 2º graus através de que Lei?
“A ________________________________destaca, em um dos seus artigos, que toda pessoa — criança, adolescente ou adulto — deve poder se beneficiar de uma formação concebida para responder às suas necessidades educativas fundamentais. Essas necessidades compreendem tanto os instrumentos de aprendizagem essenciais (leitura, escrita, expressão oral, cálculo, resolução de problemas) como conteúdos educativos (conceitos, atitudes, valores), dos quais o ser humano tem necessidade para viver e trabalhar com dignidade, participar plenamente do desenvolvimento, melhorar a qualidade de sua existência, tomar decisões de forma esclarecida e continuar a aprender." (Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
XXXVIII - é reconhecida a instituição do júri, com a organização que lhe der a lei, assegurados:
I. A competência para o julgamento dos crimes dolosos a favor da vida.
II. A soberania dos veredictos.
III. A plenitude de defesa.
De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, está correto o que se afirma em:
Art. 2º - Estas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica têm por objetivos:
I - Sistematizar os princípios e as diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola.
II - Estimular a aceitação passiva do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica.
III - Orientar os cursos de formação inicial e continuada de docentes e demais profissionais da Educação Básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram, indistintamente da rede a que pertençam.
Com base na Resolução CNE/CEB nº 4 de 2010, está incorreto o que se afirma em:
“Os movimentos de reorientação curricular ocorridos no Brasil a partir dos anos ____ não tiveram força suficiente para mudar a prática docente dos professores para eliminar o caráter elitista desse ensino bem como melhorar sua qualidade. Em nosso país o ensino de Matemática ainda é marcado pelos altos índices de retenção, pela formalização precoce de conceitos, pela excessiva preocupação com o treino de habilidades e mecanização de processos sem compreensão." (Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática).
Marque a opção abaixo que preenche a lacuna de forma correta:
Ao elaborar documentos curriculares, percorre-se um itinerário problemático. Antes de analisar os problemas que é necessário enfrentar e as soluções que é possível ir construindo à medida que se avança nesse percurso, convém explicitar algumas ideias essenciais subjacentes à perspectiva curricular aqui adotada:
I. Todos os problemas que se enfrentam na produção curricular são problemas didáticos. Isso significa que se trata de problemas que somente a didática da escrita pode contribuir para resolver.
II. Quando se propõe uma transformação didática, é necessário levar em conta a natureza da instituição que a realizará e as pressões e restrições que lhe são inerentes, derivadas da função social que lhe foi atribuída.
III. O problema didático fundamental que devemos enfrentar é o da preservação do sentido do saber ou das práticas que se estão ensinando.
Com base no livro Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário, indique qual(is) da(s) alternativa(s) acima está(ão) incorreta(s):
Considerando as informações do livro Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário, acerca dos “documentos curriculares", indique a opção incorreta:
Indo além do que se refere à organização dos conteúdos, o trabalho com a proposta da transversalidade se define em torno de quatro pontos:
( ) A proposta de transversalidade traz a necessidade de a escola refletir e atuar conscientemente na educação de valores e atitudes em todas as áreas, garantindo que a perspectiva político-social se expresse no direcionamento do trabalho pedagógico; influencia a definição de objetivos educacionais e orienta eticamente as questões epistemológicas mais gerais das áreas, seus conteúdos e, mesmo, as orientações didáticas.
( ) A inclusão não implica a necessidade de um trabalho sistemático e contínuo no decorrer de toda a escolaridade.
( ) Os temas constituem novas áreas, pressupondo um tratamento conjunto nas diferentes áreas.
( ) A perspectiva transversal aponta uma transformação da prática pedagógica, pois rompe o confinamento da atuação dos professores às atividades pedagogicamente formalizadas e amplia a responsabilidade com a formação dos alunos. Os Temas Transversais permeiam necessariamente toda a prática educativa que abarca relações entre os alunos, entre professores e alunos e entre diferentes membros da comunidade escolar.
Em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais, classifique as alternativas acima como verdadeiras “V" ou falsas “F" e assinale a alternativa correta: