“Os _____________ existem em número quase ilimitado, variando em função da época (epopeia, cartoon), das culturas (haikai, cordel) das finalidades sociais (entreter, informar), de modo que, mesmo que a escola se impusesse a tarefa de tratar de todos, isso não seria possível. Portanto, é preciso priorizar os _____________ que merecerão abordagem mais aprofundada. Sem negar a importância dos textos que respondem a exigências das situações privadas de interlocução, em função dos compromissos de assegurar ao aluno o exercício pleno da cidadania, é preciso que as situações escolares de ensino de Língua Portuguesa priorizem os textos que caracterizam os usos públicos da linguagem." (Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa).
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas (obs.: as duas lacunas são preenchidas com a mesma palavra):
Segundo o livro O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, como se chama o modelo de ensino atualmente relacionado ao construtivismo e que pressupõe uma intervenção pedagógica de natureza própria?
“Por não privilegiar os conteúdos escolares, a Escola Nova foi profundamente criticada no Brasil, especialmente nos anos ______. Seu modelo de ensino não favorecia a inserção das crianças pobres que vinham de casa com uma bagagem cultural que não era a valorizada na escola, no universo da cultura reconhecida socialmente." (WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
Segundo o art. 6º da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, não é um direito social a(o):
A resolução de problemas, como eixo organizador do processo de ensino e aprendizagem de Matemática, pode ser resumida nos seguintes princípios:
I. O problema certamente não é um exercício em que o aluno aplica, de forma quase mecânica, uma fórmula ou um processo operatório. Só há problema se o aluno for levado a interpretar o enunciado da questão que lhe é posta e a estruturar a situação que lhe é apresentada.
II. A situação-problema é o ponto de partida da atividade matemática e não a definição.
III. Um conceito matemático se constrói articulado com outros conceitos, por meio de uma série de retificações e generalizações.
Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática, indique qual das alternativas acima está correta: