Delia Lerner, em seu livro Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário, fala sobre as “dificuldades envolvidas na escolarização das práticas". Sobre esse assunto, é incorreto o que se afirma na alternativa:
“O processo de aprendizagem não responde necessariamente ao processo de ensino, como tantos imaginam. Ou seja, não existe um processo único de 'ensino-aprendizagem', como muitas vezes se diz, mas ______ processos distintos [...]." (WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
“É equivocada a expectativa de que o aluno poderá receber qualquer ensinamento que o professor lhe transmita exatamente como ele lhe transmite. ______________ é que precisa compreender o caminho de aprendizagem que o aluno está percorrendo naquele momento e, em função disso, identificar as informações e as atividades que permitam a ele avançar do patamar de conhecimento que já conquistou para outro mais evoluído [...]."
(WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem).
Marque a opção abaixo que preenche a lacuna de forma correta:
Art. 3º - A Educação em Direitos Humanos, com a finalidade de promover a educação para a mudança e a transformação social, fundamenta-se nos seguintes princípios:
I. Estado ligado à religião.
II. Dignidade humana.
III. Igualdade de direitos.
Com base na Resolução CNE/CP nº 1 de 2012, indique qual das alternativas está correta:
As propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem:
I. Combate ao racismo e à discriminação.
II. A dignidade da criança como pessoa humana e a proteção contra a forma de violência simbólica e negligência no interior da instituição ou praticadas pela família, prevendo os encaminhamentos de violações para instâncias competentes.
III. O reconhecimento, a valorização, o respeito e a interação das crianças com as histórias e as culturas africanas e afro-brasileiras.
De acordo com as Diretrizes curriculares nacionais para educação infantil, indique quais das assertivas estão corretas:
“Pesquisas realizadas desde a década de _____ (HARDY; PLATONE; STAMBACK, 1991) enfatizam que todas as crianças podem aprender, mas não sob qualquer condição. Antes mesmo de se expressarem por meio da linguagem verbal, bebês e crianças são capazes de interagir a partir de outras linguagens (corporal, gestual, musical, plástica, faz-de-conta, entre outras) desde que acompanhadas por parceiros mais experientes [...]." (Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil – Volume 1).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
“Quando _________ afirma que 'o interesse musical raramente cruzou o Atlântico', provavelmente se refere ao Atlântico Norte. Os escravos trazidos ao Brasil, mesmo separados por diferentes culturas, sempre revelaram uma fértil musicalidade, que se manifestava quer para exprimir a dolorosa saudade e o banzo insuperável, quer para expressar a euforia possível em seus raros momentos de alegria [...]."
(ANTUNES, Celso. As inteligências múltiplas e seus estímulos).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
“É o plano orientador das ações da instituição e define as metas que se pretende para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças que nela são educados e cuidados. É elaborado num processo coletivo, com a participação da direção, dos professores e da comunidade escolar." (Diretrizes curriculares nacionais para educação infantil).
A definição se refere à(ao):
Celso Antunes, em seu livro As inteligências múltiplas e seus estímulos, afirma que existem quantas formas de inteligência?
Segundo Jussara Hoffmann, em seu livro Avaliação mediadora - uma prática em construção da pré-escola à universidade, existe uma teoria que contribui para o avanço de sérias questões da pratica avaliativa e que leva ao professor a reflexão sobre suas tradicionais “culpas" e o entendimento de como se constrói o conhecimento em cada estágio de desenvolvimento da criança, percebendo a aprendizagem como um processo contínuo e inacabado.
A qual teoria pedagógica a autora se refere?
“O cérebro humano é mais ou menos como um prédio com nove janelas diferentes, cada uma delas com um momento certo para entreabrir-se e outro para escancarar-se. Algumas dessas janelas começam a se abrir ainda no ventre materno, a maioria quando do nascimento e outras nos primeiros anos de vida. Em geral, estão escancaradas entre os ___ e os ___ anos, mas depois se retraem um pouco e não mais se fecham, a não ser após os ____ anos." (ANTUNES, Celso. As inteligências múltiplas e seus estímulos).
Assinale a opção que preenchem as lacunas de forma correta:
“No Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência teve início na época do Império, com a criação de duas instituições: o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, em 1854, atual Instituto Benjamin Constant – IBC, e o Instituto dos Surdos Mudos, em 1857, hoje denominado Instituto Nacional da Educação dos Surdos – INES, ambos no _______________. No início do século XX é fundado o Instituto Pestalozzi (1926), instituição especializada no atendimento às pessoas com deficiência mental; em 1954, é fundada a primeira Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE; e, em 1945, é criado o primeiro atendimento educacional especializado às pessoas com superdotação na Sociedade Pestalozzi, por Helena Antipoff."
(Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva).
Marque a opção abaixo que preenche a lacuna de forma correta:
As propostas pedagógicas da Educação Infantil das crianças filhas de agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da reforma agrária, quilombolas, caiçaras, povos da floresta, devem:
I. Valorizar e evidenciar os saberes e o papel dessas populações na produção de conhecimentos sobre o mundo e sobre o ambiente natural.
II. Reconhecer os modos próprios de vida na cidade como fundamentais para a constituição da identidade das crianças moradoras em territórios rurais.
III. Ter vinculação inerente à realidade dessas populações, suas culturas, tradições e identidades, assim como a práticas ambientalmente sustentáveis.
Com base nas Diretrizes curriculares nacionais para educação infantil, indique as assertivas incorretas:
“Para terem valor pedagógico, serem boas situações de aprendizagem, as atividades propostas devem reunir algumas condições, respeitar alguns princípios. Boas situações de aprendizagem costumam ser aquelas em que:
I. O conteúdo trabalhado mantém suas características de objeto sociocultural real, sem se transformar em objeto vazio de significado social.
II. Os alunos têm problemas a resolver e decisões a tomar em função do que se propõem produzir.
III. Os alunos precisam consultar sempre sobre o conteúdo que se quer ensinar, podendo a vir construir conhecimento depois.
Com base no livro O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, qual assertiva está correta:
“Não se desanimar – é o conselho do poeta -, persistir na tentativa, renovar os esforços mais uma vez... Apelar para todas as ferramentas necessárias para tornar realidade um propósito que é difícil alcançar, mas para o qual é imprescindível se encaminhar.” O trecho foi dito por qual autor?