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Na sociedade atual, entendendo–a como sociedade do conhecimento, numa instituição educacional, a ação de planejar é

As novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) prometem gerar uma transformação radical da vida em sociedade ao permitir que todos falem e se façam ouvir, condição–chave para a construção de uma sociedade participativa e igualitária a todos os cidadãos. Por esse motivo, há necessidade de oportunizar o acesso ao mundo digital e virtual a todos, sem exclusão. A educação a distância (EAD) é aquela que ocorre quando o ensinante e o aprendente

Na organização dos conhecimentos escolares, o enfoque

globalizador tem suas raízes no pensamento educativo de

Decroly, estando vinculado aos centros de interesses e à

intenção de proporcionar aos alunos a possibilidade de

compreender os conteúdos de ensino de forma global,

mais totalizadora e contextualizada, não fragmentada. São

propostas que se baseiam na ideia de integração dos

conhecimentos, que consideram o contexto social, o

mundo fora da escola e a realidade do aluno no

desenvolvimento curricular. A sequência de ensino/

aprendizagem no método de Kilpatrick, no qual as

habilidades vinculadas ao saber fazer e ao saber resolver

são o fio condutor do método, apresenta as seguintes

fases:

A chave, tanto para a reorganização do conhecimento

escolar em currículo, quanto para o próprio

desenvolvimento deste, é a clareza quanto ao papel da

aquisição de competências e habilidades na formação do

cidadão. Nessa perspectiva, é correto afirmar que as

competências e habilidades

Hoje é necessário utilizar e compreender o recurso digital

como forma de ampliação de conhecimento coletivo

dentro do curso da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O mundo contemporâneo tem demandas que se utilizam

da comunicação digital e a EJA não pode ser

desvinculada de seu uso. O principal desafio em trabalhar

as tecnologias da informação e da comunicação digital

com jovens e adultos é(são)

Se a Educação quiser fomentar a sensibilidade social, deve trabalhar com a compreensão da complexidade. Segundo Edgard Morin, “as mentes formadas pelas ciências disciplinares perdem suas aptidões naturais para contextualizar os saberes. O enfraquecimento da percepção global conduz ao enfraquecimento da responsabilidade, cada qual tende a ser responsável por sua tarefa especializada, assim como ao enfraquecimento da solidariedade, cada qual não sente os vínculos com seus concidadãos.” Dessa forma, a educação, para compreender a complexidade, exige uma reorganização curricular adotando metodologias mais globalizadoras. A interdisciplinaridade é uma proposta metodológica que aponta possibilidades de

Leia o trecho abaixo.

“(…) A minha questão não é acabar com a escola, é mudá–la completamente, é radicalmente fazer que nasça dela um novo ser tão atual quanto a tecnologia. Eu continuo lutando no sentido de pôr a escola à altura do seu tempo. E pôr a escola à altura do seu tempo não é soterrá–la, mas refazê–la.” Freire, 1961.

É correto afirmar que, para Freire,

Leia o texto abaixo para responder à questão 94.

O currículo pode ser definido como: “experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, permeadas pelas relações sociais, buscando articular vivências e saberes dos alunos com os conhecimentos historicamente acumulados e contribuindo para construir as identidades dos estudantes”.
Moreira e Silva, 1994. In: PARECER CNE/CEB nº 7/2010.

A fonte em que residem os conhecimentos escolares são as práticas socialmente construídas. Segundo os autores, essas práticas se constituem em “âmbitos de referência dos currículos” e correspondem

A reflexão sobre o currículo está instalada como tema central nos projetos político–pedagógicos das escolas e nas propostas dos sistemas de ensino, pois o currículo constitui base importante para o trabalho pedagógico. Um currículo, de acordo com o proposto pelo Parecer CNE/CEB nº 7/2010, que se pretende democrático, deve visar

Há mais de 10 anos que os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) atribuíram à escola, entre outras funções, a de ensinar os alunos a se relacionarem de maneira seletiva e crítica com o universo das informações a que têm acesso no seu cotidiano. Informações essas que emergem das mais variadas fontes e, hoje, de modo espacial, das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC). Buscando potencializar a inserção dessas tecnologias no currículo, as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, de 13 de julho de 2010, apontam que as disciplinas que compõem o currículo devem ser organicamente planejadas e geridas de tal modo “que as tecnologias de informação e comunicação perpassem, transversalmente, a proposta curricular, (...) imprimindo direção aos projetos políticopedagógicos” (BRASIL, 2010). Essas propostas pedagógicas e políticas buscam

Pensar em escola e educação hoje, no Brasil, é pensar

em qualidade de ensino e de serviços prestados à

sociedade em constante transformação. A qualidade dos

serviços oferecidos por meio da educação depende da

qualidade das relações humanas. O desafio que se coloca

ao Projeto Político–Pedagógico da escola é o de propiciar

uma boa qualidade para todos. O Projeto PolíticoPedagógico,

na perspectiva da gestão participativa, pode

contribuir para a qualidade dos serviços oferecidos na

escola e, para isto, é necessário

O movimento da inclusão social vem defendendo, simultaneamente, o direito à igualdade e à diferença, pois o desenvolvimento humano dá–se em função das trocas entre parceiros sociais, por meio de processos de interação e mediação. O homem não se constrói na ausência do outro. Nessa perspectiva, no caso das pessoas com deficiência, interessa

No Projeto Político–Pedagógico, deve–se conceber a

organização do espaço físico da instituição escolar de tal

modo que este seja compatível com as características de

seus sujeitos, além da natureza e das finalidades da

educação, deliberadas e assumidas pela comunidade

educacional. A noção de espaço foi sendo reconstruída,

ressignificada, enriquecida, deixando de ser vista apenas

em sua dimensão geométrica para assumir a dimensão

social. Sobre o espaço físico das instituições

educacionais, assinale a alternativa incorreta.

Planejamento educacional é práxis criadora, ou seja, não

reitera e reproduz práticas sociais transpostas de

realidades distintas que se mostram como exemplos a

serem seguidos, de modo indiscriminado. Para que um

projeto pedagógico se realize, são necessários 3

componentes: saber, poder e querer. Conhecer o que se

deseja ou se necessita, tornar sua realização possível e,

de fato, ter vontade de que se concretize. É correto afirmar

que, para elaborar um projeto educacional, é necessário

Observe a charge abaixo para responder à questão 95.

A Constituição brasileira de 1988 garante a todos os cidadãos brasileiros o direito de acesso e de permanência na escola. Para atender a esse desafio, tem sido defendida, entre outras questões, a necessidade de substituir a antiga concepção de avaliação escolar punitiva e excludente por outra forma de avaliação. Com base nessas informações, assinale a alternativa que expressa o apresentado na charge.

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