Para Vygotsky, “é muito mais importante ensinar a criança a pensar do que comunicar a ela determinados conhecimentos”. Na escola, a criança deveria aprender a transformar uma capacidade “em si” em uma capacidade “para si”, cabendo ao professor criar as condições para que os processos cognitivos se desenvolvam, “mas sem implantá–los diretamente na criança”. Diante do exposto, é correto afirmar que
A sala de aula é um espaço privilegiado de negociações e de produção de novos sentidos e significados a respeito, principalmente, dos diferentes conceitos escolares. Isso acontece em uma rede interativa complexa. Para Vygotsky, educar é nutrir possibilidades relacionais. Nessa perspectiva, compete ao professor
A avaliação, segundo Cláudia de Oliveira Fernandes e
Luiz Carlos de Freitas, é uma das atividades do processo
pedagógico e deve ocorrer em consonância com os
princípios de aprendizagem adotados e com a função que
a educação escolar tenha na sociedade. A avaliação é
uma atividade que envolve legitimidade técnica e política.
Tradicionalmente, as experiências brasileiras em
avaliação do desempenho escolar são marcadas por uma
concepção que
O Projeto Pedagógico é o delinear do vir–a–ser
institucional, da sua gestão e sua elaboração; prescinde
da leitura dos mundos que aí interagem; síntese das
muitas determinações que incidem nesse contexto
sociocultural concreto. É correto afirmar que a sua
elaboração constitui–se em oportunidade
No processo marcado pela interação contínua entre o ser humano e o meio, constrói–se conhecimento, valores, representações e identidades. O acontecer humano, enquanto uma experiência que atravessa toda sociedade e toda cultura, não se caracteriza somente pela unidade do gênero humano, mas, sobretudo, pela riqueza da diversidade. A diversidade faz parte do acontecer humano. Ela é norma da espécie humana, é entendida como uma construção histórica, cultural e social das diferenças. Nessa perspectiva, é correto afirmar que os seres humanos são