Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 13 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d

De acordo com a teoria de Piaget, o conhecimento procede de:

O que é o Sistema de Avaliação da Educação Básica — SAEB?

Analise as duas assertivas sobre educação e inclusão (MEC, 2006) e a relação entre elas.

A concepção de educação inclusiva está fundamentada nos princípios do direito de todos à educação e valorização da diversidade humana para garantir o acesso de todos à escola e o atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos.

PORTANTO

Algumas crianças devem ser inseridas no contexto escolar e outras em classes especiais considerando suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais e linguísticas.

Marque a alternativa correta:

Se a escolha da metodologia de ensino e aprendizagem é feita de acordo com o aluno, suas características cognitivas e escolares, com o conteúdo, sua natureza, sua lógica e seu contexto (RANGEL, 2014), no processo de ensino devem ser levados em conta:

De acordo com o §3° do art. 26 da LDB, a educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno:

|- que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas;
II - maior de vinte e um anos de idade,
III- que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em| situação similar, estiver obrigado à prática da educação física.

Esta(ão) correto(s) apenas o(s) item(ns):

Sobre o Projeto Politico-Pedagógico, coloque “V” para o que for verdadeiro e “F” para o que for falso.
-
(  ) Define a identidade da escola e indica caminhos para ensinar com qualidade.
(  ) Indica a direção a seguir para gestores, professores, funcionários, alunos e famílias.
(  ) Serve de parâmetro para discutir experiências e ações de curto, médio e longo prazos.
(  ) Deve ser inflexível para não se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos.

Assinale a alternativa com as respostas dadas:

Sobre a teoria de Vygotsky, não se pode afirmar que:

Quanto à afetividade e ensino, coloque “V” para o que for verdadeiro e “F” para o que for falso.

(  )A afetividade é expressa por meio da emoção, do sentimento e da paixão.
(  )As dimensões motora, afetiva e cognitiva coexistem e atuam de forma integrada.
(  )Todo ser humano é afetado positiva e negativamente e reage a esses estímulos.
(  ) A afetividade não influencia o desenvolvimento intelectual do aluno em sala de aula.

Assinale a alternativa com suas respectivas respostas.

Parcela da complementação da União, a ser fixada anualmente pela Comissão Intergovernamental de Financiamento para a Educação Básica de Qualidade instituída na forma da Seção II do Capitulo III da Lei n.º 11.494/2007, limitada a até 10% (dez por cento) de seu valor anual, poderá ser distribuída para os Fundos por meio de programas direcionados para a melhoria da qualidade da educação básica, na forma do regulamento. Para a distribuição da parcela de recursos da complementação a que se refere o art. 7º desta Lei aos Fundos de âmbito estadual beneficiários da complementação nos termos do art. 4º desta Lei, levar-se-á em consideração, exceto:

Analise as assertivas sobre planejamento e avaliação em uma perspectiva construtiva (LUCKESI, 2011):
-
I- A avaliação retrata a qualidade dos resultados que estão sendo obtidos, cabe ao professor, com base nessa constatação, decidir e investir no alcance dos objetivos previstos.
II- A avaliação, na modalidade de acompanhamento, não trabalha com resultados intermediários e sucessivos, tendo em vista o resultado mais abrangente da ação pedagógica.

Marque a alternativa correta:

Em atenção aos preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente, apenas não se pode afirmar:

Ao se desenvolver projetos em sala de aula, cabe considerar que:

I- Os alunos aprendem participando, vivenciando sentimentos, tomando atitudes diante dos fatos e escolhendo procedimentos para atingir determinados objetivos.
II- O professor organiza os alunos e ensina, principalmente, pelas experiências proporcionadas, pelos problemas criados e pela ação desencadeada.

Marque a alternativa correta:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282