De acordo com a teoria de Piaget, o conhecimento procede de:
O que é o Sistema de Avaliação da Educação Básica — SAEB?
Analise as duas assertivas sobre educação e inclusão (MEC, 2006) e a relação entre elas.
A concepção de educação inclusiva está fundamentada nos princípios do direito de todos à educação e valorização da diversidade humana para garantir o acesso de todos à escola e o atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos.
PORTANTO
Algumas crianças devem ser inseridas no contexto escolar e outras em classes especiais considerando suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais e linguísticas.
Marque a alternativa correta:
Se a escolha da metodologia de ensino e aprendizagem é feita de acordo com o aluno, suas características cognitivas e escolares, com o conteúdo, sua natureza, sua lógica e seu contexto (RANGEL, 2014), no processo de ensino devem ser levados em conta:
De acordo com o §3° do art. 26 da LDB, a educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno:
|- que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas;
II - maior de vinte e um anos de idade,
III- que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em| situação similar, estiver obrigado à prática da educação física.
Esta(ão) correto(s) apenas o(s) item(ns):
Sobre o Projeto Politico-Pedagógico, coloque “V” para o que for verdadeiro e “F” para o que for falso.
-
( ) Define a identidade da escola e indica caminhos para ensinar com qualidade.
( ) Indica a direção a seguir para gestores, professores, funcionários, alunos e famílias.
( ) Serve de parâmetro para discutir experiências e ações de curto, médio e longo prazos.
( ) Deve ser inflexível para não se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos.
Assinale a alternativa com as respostas dadas:
Sobre a teoria de Vygotsky, não se pode afirmar que:
Quanto à afetividade e ensino, coloque “V” para o que for verdadeiro e “F” para o que for falso.
( )A afetividade é expressa por meio da emoção, do sentimento e da paixão.
( )As dimensões motora, afetiva e cognitiva coexistem e atuam de forma integrada.
( )Todo ser humano é afetado positiva e negativamente e reage a esses estímulos.
( ) A afetividade não influencia o desenvolvimento intelectual do aluno em sala de aula.
Assinale a alternativa com suas respectivas respostas.
Parcela da complementação da União, a ser fixada anualmente pela Comissão Intergovernamental de Financiamento para a Educação Básica de Qualidade instituída na forma da Seção II do Capitulo III da Lei n.º 11.494/2007, limitada a até 10% (dez por cento) de seu valor anual, poderá ser distribuída para os Fundos por meio de programas direcionados para a melhoria da qualidade da educação básica, na forma do regulamento. Para a distribuição da parcela de recursos da complementação a que se refere o art. 7º desta Lei aos Fundos de âmbito estadual beneficiários da complementação nos termos do art. 4º desta Lei, levar-se-á em consideração, exceto:
Analise as assertivas sobre planejamento e avaliação em uma perspectiva construtiva (LUCKESI, 2011):
-
I- A avaliação retrata a qualidade dos resultados que estão sendo obtidos, cabe ao professor, com base nessa constatação, decidir e investir no alcance dos objetivos previstos.
II- A avaliação, na modalidade de acompanhamento, não trabalha com resultados intermediários e sucessivos, tendo em vista o resultado mais abrangente da ação pedagógica.
Marque a alternativa correta:
Um pressuposto do currículo interdisciplinar é:
Em atenção aos preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente, apenas não se pode afirmar:
Ao se desenvolver projetos em sala de aula, cabe considerar que:
I- Os alunos aprendem participando, vivenciando sentimentos, tomando atitudes diante dos fatos e escolhendo procedimentos para atingir determinados objetivos.
II- O professor organiza os alunos e ensina, principalmente, pelas experiências proporcionadas, pelos problemas criados e pela ação desencadeada.
Marque a alternativa correta: