No passado, o cuidado e a educação das crianças eram exclusivamente tarefas da família. Posteriormente, as crianças passaram a ser vistas como “pequenos adultos" e tinham que trabalhar logo cedo, quando alcançavam certo grau de independência. Já, nos dias atuais:
O Projeto Politico Pedagógico – PPP é pedagógico, pois:
A autora Magda Soares, define:
I – Alfabetizar: Tornar o individuo capaz de Ler e Escrever;
II – Alfabetização: Fazer com que o individuo memorize o alfabeto.
Dos itens acima:
Segundo a literatura da autora Ana Teberosky, analise:
(__) Para Ana a responsabilidade do fracasso na alfabetização é de todo o sistema de ensino, não apenas do professor;
(__) Ana defende que educador não é o responsável por entender os motivos pelos quais a alfabetização não está ocorrendo com sucesso;
(__) A autora descreve que quando a escola acredita que a alfabetização se dá em etapas e primeiro ensina as letras e os sons e mais tarde induz à compreensão do texto, faz o processo errado. Se há separação entre ler e dar sentido, fica difícil depois para juntar os dois.
Assinale (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas e, em seguida, marque a alternativa que apresenta a ordem correta, de cima para baixo:
Assinale a alternativa incorreta sobre o ensino de ciência nas séries iniciais:
Para a autora Magda Soares:
“ Uma das principais consequências da absorção da obra de Emília Ferreiro na alfabetização é a recusa ao uso das cartilhas, durante o processo de alfabetização. Segundo ela, a compreensão da função social da escrita deve ser estimulada com o uso de textos de atualidade, livros, histórias, jornais, revistas. Para a psicolinguista, as cartilhas, ao contrário, oferecem um universo artificial e desinteressante. "
(Fonte adaptada: novaescola.org.br >acesso em 28 de agosto de 2018)
Com base no trecho acima e utilizando seus conhecimentos, é correto afirmar que Emília Ferreiro defende em sua teoria:
O trabalho de desenvolvimento da motricidade quando iniciado nos anos iniciais é capaz de evitar principalmente:
São características da Tendência Pedagógica Libertaria:
I – As práticas escolares são baseadas na democracia;
II – A metodologia está relacionada com a vivência;
III – O professor assume o papel de orientador, e não impõe suas ideias.
Dos itens acima:
Complete a lacuna corretamente:
"O _____________________ capacidade individual de formular, empregar e interpretar a matemática em uma variedade de contextos. Isso inclui raciocinar matematicamente e utilizar conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas para descrever, explicar e predizer fenômenos. Isso auxilia os indivíduos a reconhecer o papel que a matemática exerce no mundo e para que cidadãos construtivos, engajados e reflexivos possam fazer julgamentos bem fundamentados e tomar as decisões necessárias."
São objetos dos conhecimentos matemáticos no 1º ano do ensino fundamental, exceto:
Existem quatro tendências pedagógicas liberais, são elas:
(__) Tradicional;
(__) Renovada;
(__) Renovada diretiva;
(__) Crítico-social dos conteúdos.
Assinale (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas e, em seguida, marque a alternativa que apresenta a ordem correta, de cima para baixo:
Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:
“Algumas crianças cegas ________________ podem manifestar maneirismos e comportamentos ________________ porque a falta de visão compromete a imitação e deixa um vazio a ser ___________________."
Emília Ferreiro desenvolveu suas pesquisas sobre a alfabetização, baseada na teoria:
“O sujeito e o seu lugar no mundo" trata-se de uma das unidades temáticas para ensino da geografia no 2º ano do ensino fundamental, trata-se de um dos objetos de conhecimentos referentes a esta unidade temática: