A identificação de níveis de performance (eficiência) de habilidades motoras depende: (Galdino, 2005)
Após realizar a seleção dos conteúdos ou conhecimentos de ensino, o professor de Educação Física necessita, segundo Turra et. al (1986) ―organizá-los sequencialmente‖ obedecendo os seguintes critérios:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais, referentes ao Ensino Fundamental, apresentam três princípios que norteiam a Educação Física no Ensino Fundamental, são eles:
"O princípio da inclusão do aluno é o eixo fundamental que norteia a concepção e a ação pedagógica da Educação Física escolar, considerando todos os aspectos ou elementos, seja na sistematização de conteúdos e objetivos, seja no processo de ensino e aprendizagem, para evitar a exclusão ou alienação na relação com a cultura corporal de movimento" (PCN, 1998). Neste contexto, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) apontam para uma perspectiva metodológica de ensino e aprendizagem que busque: I - A competição. II - A participação individual. III – O desenvolvimento da autonomia. IV - A afirmação de valores e princípios democráticos. A partir do exposto é correto o que se afirma em:
Analise as afirmações a seguir:
Segundo, Ferreira, Gallati e Paes (2005) "o jogo é um patrimônio cultural da humanidade que deve ser compreendido como uma manifestação social presente em nossa cultura em todas as fases da vida".
PORQUE
Quando for utilizado como recurso pedagógico para o ensino-aprendizagem dos esportes, pode ser considerado como um fenômeno de possibilidade única porque estão em jogo as suas pluralidades.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
"Em Educação Física Escolar, a avaliação é sempre desprestigiada, considerando-se que, o trabalho pedagógico é baseado em atividades "práticas" e, nem sempre, o professor define claramente as finalidades da disciplina" (Campos, 2011).
A partir do exposto, aponte, nas opções citadas, o que é importante considerar no processo de avaliação:
I – Objetivos propostos e conteúdos trabalhados.
II - Os aspectos motores ligados às atividades físicas.
III - Os aspectos socioafetivos ligados aos valores humanos.
IV – A performance dos movimentos esportivizados ensinados em aula.
V – Os aspectos cognitivos ligados à reflexão sobre as ações motoras realizadas.
Neste contexto:
Relacione as colunas:
A sequência correta é:
"A Educação Física escolar deve dar oportunidades a todos os alunos para que desenvolvam suas potencialidades, de forma democrática e não seletiva, visando seu aprimoramento como seres humanos". (PCN, p.29). Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, é tarefa da Educação Física escolar, garantir aos alunos o acesso a práticas corporais da cultura:
Dentro do processo de ensino esportivo, Paes (2002), propõe que se deve abordar, além do ensino da modalidade esportiva a ser praticada, o desenvolvimento motor, as inteligências, a auto-estima e os princípios essenciais para a educação do ser humano, Neste contexto, os princípios essenciais para a educação do ser humanos os quais o autor se refere são:
I- Cooperação e competição.
II- Competição e co-educação.
III- Participação e co-educação.
IV- Cooperação e convivência.
V- Emancipação e participação.
A partir do exposto, é correto o que se afirma em:
"O pensar e agir interdisciplinar se apoiam no princípio de que nenhuma fonte de conhecimento é em si mesma completa e que, pelo diálogo com as outras formas de conhecimento, de maneira a se interpenetrarem, surgem novos desdobramentos na compreensão da realidade de sua representação" (Ferreira, 2006).
Segundo os pressupostos que norteiam o trabalho interdisciplinar referentes aos conteúdos desenvolvidos na Educação Física, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas:
( ) Nas aulas de Educação Física podem-se ser ampliados os estudos referentes a convivência humana.
( ) Por meio da Educação Física integrada a disciplinas como o Português e Arte, poderão ser abordados temas referentes a ética e a cidadania.
( ) A ação mental, exemplificada pelas quatro operações matemáticas, são ações específicas da disciplina de matemática, já que na Educação Física não existe espaço para serem desenvolvidos conteúdos que envolvam o raciocínio lógico.
( ) Os estudos referentes a hábitos alimentares, composição dos alimentos, cadeia alimentar, gasto energético são conteúdos que podem ser abordados de uma forma interdisciplinar na Educação Física.
A sequência correta é:
Em um jogo recreativo de futsal, desenvolvido em uma aula de Educação Física, o professor propôs que sempre que um participante marcasse gol, este passaria a fazer parte da equipe contrária à sua. Ao final do tempo destinado ao jogo, não houve uma equipe vencedora mas sim, a participação coletiva de todos. Esta atitude do professor, em mudar a dinâmica do jogo de futsal fez com que o jogo se transformasse em um jogo:
O professor de Educação Física ao trabalhar com um aluno cego, precisa ficar atento a algumas questões que favoreçam a inserção deste aluno nas atividades desenvolvidas em aula. Nas aulas que trabalha com os esportes utiliza:
Ao realizar uma atividade esportiva competitiva, existem dois principais objetivos a serem alcançados – jogar bem e vencer. Porém não se deve tentar vencer a qualquer preço ou utilizando qualquer maneira. Vencer de forma limpa, sem trapacear, ter atitudes respeitosas durante o jogo bem como conhecer os limites do que é proibido e do que é permitido estão ligados ao conceito de:
Possuir as habilidades de "percorrer uma distância curta no menor tempo possível" e também a de alterar a direção do corpo de forma rápida e precisa durante um determinado movimento‖ são definições de:
Segundo Gaspar e Barbosa (2006), ―há algum tempo, era muito comum nas cidades, as crianças brincarem e jogarem na frente das suas casas, nas calçadas ou praças e ruas tranquilas‖. Na atualidade, percebe-se uma nítida substituição das brincadeiras e jogos infantis populares pela televisão, pelos jogos eletrônicos e pelo computador. Porém ainda se encontra uma série de brincadeiras e jogos infantis populares que são desenvolvidos nos mais variados ambientes, inclusive nas aulas de Educação Física na escola. Tais como: queimada, cabo-de-guerra, esconde-esconde, amarelinha, dentre outras. Marque V para as respostas verdadeiras e F para as falsas considerando o que estas brincadeiras e jogos infantis populares proporcionam ao desenvolvimento das crianças: ( ) A socialização. ( ) O desenvolvimento das táticas esportivas. ( ) O espírito de colaboração. ( ) O desenvolvimento da imaginação. ( ) A concepção de que só é importante competir. A sequência correta de respostas é: