Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 20 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A identificação de níveis de performance (eficiência) de habilidades motoras depende: (Galdino, 2005)

Após realizar a seleção dos conteúdos ou conhecimentos de ensino, o professor de Educação Física necessita, segundo Turra et. al (1986) ―organizá-los sequencialmente‖ obedecendo os seguintes critérios:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, referentes ao Ensino Fundamental, apresentam três princípios que norteiam a Educação Física no Ensino Fundamental, são eles:

"O princípio da inclusão do aluno é o eixo fundamental que norteia a concepção e a ação pedagógica da Educação Física escolar, considerando todos os aspectos ou elementos, seja na sistematização de conteúdos e objetivos, seja no processo de ensino e aprendizagem, para evitar a exclusão ou alienação na relação com a cultura corporal de movimento" (PCN, 1998). Neste contexto, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) apontam para uma perspectiva metodológica de ensino e aprendizagem que busque: I - A competição. II - A participação individual. III – O desenvolvimento da autonomia. IV - A afirmação de valores e princípios democráticos. A partir do exposto é correto o que se afirma em:

Analise as afirmações a seguir:

Segundo, Ferreira, Gallati e Paes (2005) "o jogo é um patrimônio cultural da humanidade que deve ser compreendido como uma manifestação social presente em nossa cultura em todas as fases da vida".

PORQUE

Quando for utilizado como recurso pedagógico para o ensino-aprendizagem dos esportes, pode ser considerado como um fenômeno de possibilidade única porque estão em jogo as suas pluralidades.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

"Em Educação Física Escolar, a avaliação é sempre desprestigiada, considerando-se que, o trabalho pedagógico é baseado em atividades "práticas" e, nem sempre, o professor define claramente as finalidades da disciplina" (Campos, 2011).

A partir do exposto, aponte, nas opções citadas, o que é importante considerar no processo de avaliação:

I – Objetivos propostos e conteúdos trabalhados.

II - Os aspectos motores ligados às atividades físicas.

III - Os aspectos socioafetivos ligados aos valores humanos.

IV – A performance dos movimentos esportivizados ensinados em aula.

V – Os aspectos cognitivos ligados à reflexão sobre as ações motoras realizadas.

Neste contexto:

Relacione as colunas:

A sequência correta é:

"A Educação Física escolar deve dar oportunidades a todos os alunos para que desenvolvam suas potencialidades, de forma democrática e não seletiva, visando seu aprimoramento como seres humanos". (PCN, p.29). Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, é tarefa da Educação Física escolar, garantir aos alunos o acesso a práticas corporais da cultura:

Dentro do processo de ensino esportivo, Paes (2002), propõe que se deve abordar, além do ensino da modalidade esportiva a ser praticada, o desenvolvimento motor, as inteligências, a auto-estima e os princípios essenciais para a educação do ser humano, Neste contexto, os princípios essenciais para a educação do ser humanos os quais o autor se refere são:

I- Cooperação e competição.

II- Competição e co-educação.

III- Participação e co-educação.

IV- Cooperação e convivência.

V- Emancipação e participação.

A partir do exposto, é correto o que se afirma em:

"O pensar e agir interdisciplinar se apoiam no princípio de que nenhuma fonte de conhecimento é em si mesma completa e que, pelo diálogo com as outras formas de conhecimento, de maneira a se interpenetrarem, surgem novos desdobramentos na compreensão da realidade de sua representação" (Ferreira, 2006).

Segundo os pressupostos que norteiam o trabalho interdisciplinar referentes aos conteúdos desenvolvidos na Educação Física, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas:

( ) Nas aulas de Educação Física podem-se ser ampliados os estudos referentes a convivência humana.

( ) Por meio da Educação Física integrada a disciplinas como o Português e Arte, poderão ser abordados temas referentes a ética e a cidadania.

( ) A ação mental, exemplificada pelas quatro operações matemáticas, são ações específicas da disciplina de matemática, já que na Educação Física não existe espaço para serem desenvolvidos conteúdos que envolvam o raciocínio lógico.

( ) Os estudos referentes a hábitos alimentares, composição dos alimentos, cadeia alimentar, gasto energético são conteúdos que podem ser abordados de uma forma interdisciplinar na Educação Física.

A sequência correta é:

Em um jogo recreativo de futsal, desenvolvido em uma aula de Educação Física, o professor propôs que sempre que um participante marcasse gol, este passaria a fazer parte da equipe contrária à sua. Ao final do tempo destinado ao jogo, não houve uma equipe vencedora mas sim, a participação coletiva de todos. Esta atitude do professor, em mudar a dinâmica do jogo de futsal fez com que o jogo se transformasse em um jogo:

O professor de Educação Física ao trabalhar com um aluno cego, precisa ficar atento a algumas questões que favoreçam a inserção deste aluno nas atividades desenvolvidas em aula. Nas aulas que trabalha com os esportes utiliza:

Ao realizar uma atividade esportiva competitiva, existem dois principais objetivos a serem alcançados – jogar bem e vencer. Porém não se deve tentar vencer a qualquer preço ou utilizando qualquer maneira. Vencer de forma limpa, sem trapacear, ter atitudes respeitosas durante o jogo bem como conhecer os limites do que é proibido e do que é permitido estão ligados ao conceito de:

Possuir as habilidades de "percorrer uma distância curta no menor tempo possível" e também a de alterar a direção do corpo de forma rápida e precisa durante um determinado movimento‖ são definições de:

Segundo Gaspar e Barbosa (2006), ―há algum tempo, era muito comum nas cidades, as crianças brincarem e jogarem na frente das suas casas, nas calçadas ou praças e ruas tranquilas‖. Na atualidade, percebe-se uma nítida substituição das brincadeiras e jogos infantis populares pela televisão, pelos jogos eletrônicos e pelo computador. Porém ainda se encontra uma série de brincadeiras e jogos infantis populares que são desenvolvidos nos mais variados ambientes, inclusive nas aulas de Educação Física na escola. Tais como: queimada, cabo-de-guerra, esconde-esconde, amarelinha, dentre outras. Marque V para as respostas verdadeiras e F para as falsas considerando o que estas brincadeiras e jogos infantis populares proporcionam ao desenvolvimento das crianças: ( ) A socialização. ( ) O desenvolvimento das táticas esportivas. ( ) O espírito de colaboração. ( ) O desenvolvimento da imaginação. ( ) A concepção de que só é importante competir. A sequência correta de respostas é:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282