Terça–feira, 30 de maio de 1893.
Eu gosto muito de todas as festas de Diamantina; mas
quando são na igreja do Rosário, que é quase pegada à
chácara de vovó, eu gosto ainda mais. Até parece que a
festa é nossa. E este ano foi mesmo. Foi sorteada para
rainha do Rosário uma ex–escrava de vovó chamada Júlia
e para rei um negro muito entusiasmado que eu não
conhecia. Coitada de Júlia! Ela vinha há muito tempo
ajuntando dinheiro para comprar um rancho. Gastou tudo
na festa e ainda ficou devendo. Agora é que eu vi como
fica caro para os pobres dos negros serem reis por um dia.
Júlia com o vestido e a coroa já gastou muito. Além disso,
teve de dar um jantar para a corte toda. A rainha tem uma
caudatária que vai atrás segurando na capa que tem uma
grande cauda. Esta também é negra da chácara e ajudou
no jantar. Eu acho graça é no entusiasmo dos pretos neste
reinado tão curto. Ninguém rejeita o cargo, mesmo
sabendo a despesa que dá!
MORLEY, Helena. Minha vida de menina. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 57.
O trecho acima apresenta marcas textuais que justificam o
emprego da linguagem coloquial. O tom informal do
discurso se deve ao fato de que se trata de
A maratona é a mais longa, difícil e emocionante
prova olímpica. Desde 1924, seu percurso é de 42,195 km.
Tudo começou no ano de 490 a.C., quando os soldados
gregos e persas travaram uma batalha que se desenrolou
entre a cidade de Maratona e o mar Egeu. A luta estava
difícil para os gregos. Comandados por Dario, os persas
avançavam seu exército em direção a Maratona. Milcíades,
o comandante grego, chamou o soldado Fílcides para pedir
reforços. Ele levou o apelo de cidade em cidade até chegar
a Atenas, 40 km distante. Com os reforços, os gregos
venceram. Milcíades ordenou que Fílcides fosse outra vez
a Atenas para informar que tinham vencido a batalha.
Quando Fílcides chegou ao seu destino, só teve forças
para dizer uma palavra: “Vencemos". E caiu morto.
DUARTE, Marcelo. O guia dos curiosos, São Paulo, Companhia das Letras, 1995, p. 197.
No texto, de natureza informativa,
Sorriso interior
O ser que é ser e que jamais vacila
Nas guerras imortais entra sem susto,
Leva consigo esse brasão augusto
Do grande amor, da nobre fé tranquila.
Os abismos carnais da triste argila
Ele os vence sem ânsias e sem custo...
Fica sereno, num sorriso justo,
Enquanto tudo em derredor oscila.
Ondas interiores de grandeza
Dão–lhe essa glória em frente à Natureza,
Esse esplendor, todo esse largo eflúvio.
O ser que é ser transforma tudo em flores...
E para ironizar as próprias dores
Canta por entre as águas do Dilúvio!
CRUZ e SOUZA, João da. Sorriso interior. Últimos sonetos. Rio de Janeiro:
UFSC/Fundação Casa de Rui Barbosa/FCC, 1984.
O poema representa a estética do Simbolismo, nascido
como uma reação ao Parnasianismo por volta de 1885. O
Simbolismo tem como característica, entre outras, a visão
do poeta inspirado e capaz de mostrar à humanidade, pela
poesia, o que esta não percebe.
O trecho do poema de Cruz e Souza que melhor
exemplifica o fazer poético, de acordo com as
características dos simbolistas, é:
Sou negro
Solano Trindade
Sou negro
meus avós foram queimados
pelo sol da África
minh'alma recebeu o batismo dos tambores
atabaques, gonguês e agogôs
Contaram–me que meus avós
vieram de Loanda
como mercadoria de baixo preço
plantaram cana pro senhor do engenho novo
e fundaram o primeiro Maracatu
Depois meu avô brigou como um danado
nas terras de Zumbi
Era valente como o quê
Na capoeira ou na faca
escreveu não leu
o pau comeu
Não foi um pai João
humilde e manso
Mesmo vovó
não foi de brincadeira
Na guerra dos Malês
ela se destacou
Na minh'alma ficou
o samba
o batuque
o bamboleio
e o desejo de libertação...
TRINDADE, Solano. Sou negro. In: Alda Beraldo. Trabalhando com poesia. São Paulo:
Ática, 1990, v. 2
O poema resgata a memória de fatos históricos que fazem
parte do patrimônio cultural do povo brasileiro e faz
referência a diversos elementos, entre os quais, incluem–se
A arte é quase tão antiga quanto o ser humano. A
função decisiva da arte nos seus primórdios foi a de
conferir poder mágico: poder sobre a natureza, poder
sobre os inimigos, poder sobre o parceiro de relações
sexuais, poder sobre a realidade, poder exercido no
sentido de um fortalecimento da coletividade humana. Nos
alvores da humanidade, a arte pouco tinha a ver com a
“beleza" e nada tinha a ver com a contemplação estética,
com o desfrute estético: era um instrumento mágico, uma
arma da coletividade humana em sua luta pela
sobrevivência. Por exemplo, a figura apresentada de uma
pintura rupestre comprova que as pinturas de animais nas
cavernas tinham a função de ajudar a dar ao caçador um
sentido de segurança e superioridade sobre a presa.
FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. Rio de
Janeiro: Guanabara, p. 45. (adaptado).
Com base nas informações do texto, conclui–se que a arte,
nos seus primórdios, tinha a função de
Observando–se cada linha da sequência de números no
quadro acima, a sequência numérica adequada para
ocupar a última linha do quadro, da esquerda para a
direita, respeitando–se o padrão sugerido é
O esquema a seguir é um modelo de um “relógio de
pingos", ou seja, um dispositivo que pode marcar o tempo
facilmente porque se comporta de maneira constante.
Nesse relógio, há um reservatório preenchido com líquido
colorido que pinga regularmente, marcando uma fita
registradora movida por cilindros que giram sempre com a
mesma velocidade. Um trecho de 3,6 metros de extensão
dessa fita registradora é mostrado na figura seguinte.
Esse trecho da fita representa quanto tempo?
Uma empresa constrói peças para jogos no formato de
cubos e cilindros, nas cores vermelha, azul e verde. No
final do dia, o encarregado de fazer o controle do estoque
coloca todas as peças prontas sobre um balcão e começa
a fazer o controle. Num dia em que a empresa produziu um
total de 80 peças, das quais apenas 25 eram cilindros, o
controlador de estoques elaborou os seguintes gráficos.
Se o controlador de estoque retirar ao acaso uma das
peças do balcão, a probabilidade de essa peça ser
vermelha e na forma de cilindro é igual a
O gráfico a seguir apresenta o lucro, em reais, obtido por
uma empresa em função da quantidade de unidades
produzidas, quando essa quantidade varia entre 0 e 600
unidades.
Uma análise desse gráfico indica que o intervalo de
unidades produzidas em que a taxa média de variação do
lucro é positiva ocorre apenas
Uma editora de jornal tem 7 profissionais responsáveis
pela produção de 35.000 exemplares todos os dias. Após a
ocorrência de mortes devido à gripe suína, a procura por
informações a respeito dessa gripe aumentou bastante, e o
jornal teve que aumentar sua produção para 65.000 por
dia. O número de contratações cresce proporcionalmente
em relação ao aumento no número de exemplares
produzidos.
O número de novos funcionários que a editora teve que
contratar foi
Uma empresa vendia, por mês, 200 unidades de certo
produto ao preço de R$ 40,00 a unidade. A empresa
passou a conceder desconto na venda desse produto e
verificou–se que a cada real de desconto concedido por
unidade do produto implicava na venda de 10 unidades a
mais por mês.
Para obter o faturamento máximo em um mês, o valor do
desconto, por unidade do produto, deve ser igual a
Uma propriedade rural tem a forma mostrada na figura a
seguir, em que os segmentos PQ e QR são
perpendiculares entre si. Suponha que, entre os pontos P
e Q, passa um córrego retilíneo de largura inferior a 10 m,
e entre os pontos Q e R passa um rio retilíneo de largura
entre 15 m e 25 m. A legislação estabelece como Área de
Preservação Permanente (APP) uma faixa marginal de 30
m de largura para cursos de água com menos de 10 m de
largura, e uma faixa marginal de 50 m para cursos de água
de 10 m a 50 m de largura.
Com base nas informações do texto e na figura, qual deve
ser a Área de Preservação Permanente dessa propriedade
rural?
Muitas indústrias têm procurado modificar as embalagens
de seus produtos de forma a economizar material, mas
mantendo o mesmo volume. Considere que se tenha uma
folha de papelão quadrada e se deseje encontrar a
melhor altura (h) para fazer uma caixa sem tampa,
cortando–se os quatro cantos da folha. As exigências são
que as dimensões da caixa sejam números inteiros e que
o volume seja o maior possível. No modelo apresentado
na figura seguinte, a folha tem 12 cm de lado e, nesse
caso, a caixa de maior volume terá altura 2 cm. Para
encontrar esse número, é calculado o volume em função
da altura e prossegue–se atribuindo valores a h e
calculando o volume, enquanto o valor do volume
aumentar.
Se a folha quadrada tiver 20 cm de lado, qual deve ser a
medida do lado do quadrado a ser cortado em cada um
dos cantos, de modo a obter uma caixa sem tampa cujas
dimensões sejam números inteiros e cujo volume seja o
maior possível?
Maomé comandou a unificação política e religiosa da
Arábia. Sua saída de Meca para Medina é chamada de
Hégira, que, ocorrida no ano de 622 d.C., marcou o início
da cronologia muçulmana.
AQUINO, R. Fazendo a História: da pré–história ao mundo feudal. Rio de Janeiro: Ao Livro
Técnico, 1985 (com adaptações).
Para se converter a data do calendário muçulmano para o
calendário gregoriano, é necessário considerar,
inicialmente, que, entre o ano lunar muçulmano e o ano
gregoriano, existe uma diferença de 97 dias em cada
século. Dessa forma, o ano de 1400, no calendário
muçulmano, corresponde, no calendário gregoriano,
aproximadamente, ao ano de
A figura é uma adaptação da bandeira nacional.O uso dessa imagem no anuncio tem como principal objetivo