Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Disciplinas


Literatura (ENEM)

  Resolva todas as 243 questões dessa disciplina


Quantidade de questões por assunto:

Preparação em Literatura para o ENEM

Quem inicia uma rotina de preparação voltada para o Exame Nacional do Ensino Médio, deve prestar uma atenção especial ao conteúdo de Literatura.

Isso porque, ao contrário do que muitos estudantes pensam ao deixar seu estudo de lado, a literatura no enem, é cobrada de forma pontual e pode te ajudar a garantir a nota desejada para ingresso naquele curso dos sonhos.

Neste sentido, seja por meio de um preparatório enem ou estudo por conta própria, você deve focar nos assuntos detalhados no conteúdo programático da disciplina e incluí-los em sua rotina de estudos.

De forma antecipada, para que você já possa iniciar a sua preparação antes mesmo da publicação do edital, vamos destacar abaixo alguns dos assuntos que mais costumam aparecer nas provas de literatura enem.

O conteúdo, que é figurinha carimbada nas provas, costuma avaliar os conhecimentos dos participantes sobre as características de cada escola literária, seus principais autores e obras de cada época. Além disso, como ponto alto da avaliação, é bom estar por dentro do contexto histórico em que elas aconteceram.

 

Relembre seu aprendizado sobre Modernismo, Romantismo, Barroco, Quinhentismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Concretismo e Arcadismo.

 

Além das escolas literárias e dos gêneros literários, é importante também que você conheça alguns dos principais autores cobrados em questões de literatura enem. Reserve um tempinho em seu cronograma para explorar, mesmo que brevemente, as obras de Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Ferreira Gullar, Machado de Assis, João Cabral de Melo Neto, Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Vinícius de Moraes, Álvares de Azevedo, Luís Fernando Veríssimo, Rubem Braga, José de Alencar, Clarice Lispector, José Saramago e Guimarães Rosa. 

 

 

Importante não só para a área de Literatura, mas como para a prova toda, a interpretação aparece de forma bastante definida neste contexto. Assim, esteja preparado para encarar tópicos como subjetividade do texto, linguagem não verbal e análise de trechos de músicas populares brasileiras em sua prova.

 

Quando se fala em figuras de linguagem, muito melhor do que decorar, é compreender como cada uma funciona. Para isso, preparamos abaixo um breve resumo sobre as mais importantes:

 

Ironia: Apresenta um termo em sentido oposto.

Apóstrofe: Ênfase a termos fortes. 

Prosopopeia ou Personificação: Animação ou personificação de objetos inanimados ou seres irracionais

Hipérbole: Exagero intencional nas ideias.

Sinestesia: Transmite diferentes sensações em uma mesma expressão.

Assonância:  Repetição de vogais semelhantes. Usada em licenças poéticas.

Paronomásia: Repetição de sentenças com sons semelhantes 

 

Item fundamental para a interpretação, o elemento de funções da linguagem também é bastante explorado na prova. Relembre com a gente algumas funções:

Função Denotativa ou Referencial: Quando o texto informa o interlocutor. Nesse estilo de texto há o predomínio do discurso em  3ª pessoa, sem qualquer apresentação de opiniões pessoais.

Função Conativa: Nesse tipo de texto o destaque está no destinatário. Ele tem como principal finalidade convencê-lo a realizar uma ação. Aqui existe o predomínio de verbos no imperativo e uso da 2ª pessoa. 

Função Emotiva: Destaque para a subjetividade do emissor. O objetivo desse tipo de comunicação é mostrar o ponto de vista, em primeira pessoa, de quem produz a mensagem. 

Função Metalinguística: O foco é a própria linguagem, através do uso da linguagem para falar, explicar ou descrever o próprio código linguístico. 

Função Fática: O destaque é o canal de comunicação. O emissor usa procedimentos para manter contato físico ou psicológico com o interlocutor, prolongando ou interrompendo uma conversa. 

Função Poética: Texto em que a função está centrada na própria mensagem, elemento muito empregado na poesia. Sua intenção é romper com o modo tradicional com o qual estamos habituados a ver as palavras. 

Agora que você já conhece os principais conteúdos cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio, é preciso pensar no investimento em uma preparação de qualidade. Aqui no Aprova, por meio do nosso curso enem online você vê esses e muitos outros conteúdos essenciais para a sua prova. Tudo de forma bastante direcionada e detalhada, com o auxílio de professores especialistas no assunto e nos principais exames de seleção do país.

Além disso, por meio da nossa plataforma específica de Questões, você pode testar o seu aprendizado e conferir seu progresso.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282