Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso SUSEPE-RS – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 470 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A Convenção Americana sobre os Direitos Humanos é um tratado internacional do qual fazem parte os países da Organização dos Estados Americanos (OEA) e que foi firmado em 22 de novembro de 1969. O objetivo da constituição deste tratado internacional é a busca da consolidação entre os países americanos de um regime de liberdade pessoal e de justiça social, fundado no respeito aos direitos humanos essenciais, independentemente do país onde a pessoa viva ou tenha nascido. Um dos seus artigos estabelece que:

A sociedade se transforma mais rápido que a escola. Cada vez mais as pessoas resolvem as situações em diversas áreas de maneira diferente da anterior. O acesso contínuo ao digital é o que prevalece. Diante dessa realidade, se faz necessário que a escola como um todo:

I. Ajude todos a aprender de forma integral, humana, integrando o individual e o social.
II. Resolva as situações somente dentro da sala de aula, porque a educação é complexa e abrangente.
III. Entenda que a aprendizagem necessita cada vez mais incorporar o humano, a afetividade e a ética, mas também, as tecnologias de pesquisa, de comunicação em tempo real.

Quais estão corretas?

As demandas crescentes da prática do ensino são tais que o conhecimento e a habilidade requeridos para fazer o trabalho estão além tanto da experiência como do conhecimento. A prática docente, atualmente, é um desafio constante em busca de caminhos para que o aluno construa a aprendizagem. Mas que tipo de prática é necessária? Sobre o assunto, analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

(  ) Uma prática que enxerga, no convívio diário, diversas situações reais problematizadas e de trocas à configuração desse espaço para as transformações docente e da instituição como um todo.

(  ) O professor precisa ser um articulador da cidadania local e mundial, um articulador de significados, um mediador ativo.

(  ) Em relação às consequências do processo da aprendizagem, a responsabilidade, os "ônus" e os "bônus" de todo o percurso formativo são do professor, independentemente da metodologia que ele adota.

(  ) O que mobiliza o sujeito, independentemente do lugar que ele ocupa na relação pedagógica, é a possibilidade de perceber-se como parte integrante do processo de construção de conhecimento, de apropriação de saberes e fazeres da cultura a que ele pertence.

(  ) No contexto atual, utilizar a pesquisa como uma aliada do professor que está em constante processo de formação, pois a mesma oferece instrumentos para buscar respostas às suas curiosidades e às faltas detectadas, ao mesmo tempo em que o prepara para lidar com situações imprevisíveis e com as novas informações que circulam diariamente.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

O Projeto Político Pedagógico pode ser entendido como a organização da escola como um todo. Nessa perspectiva, é correto afirmar que:

Para responder às questões 1 a 5, considere o Código de Ética dos Profissionais de Educação Física.

A construção do referido Código de Ética foi desenvolvida através do estudo da historicidade da sua existência, da experiência de um grupo de profissionais brasileiros da área e da resposta da comunidade específica de profissionais que atuam com esse conhecimento em nosso país. Sobre o assunto, analise as assertivas abaixo:

I. É um dos 12 itens norteadores da aplicação do referido Código de Ética que o Profissional de Educação Física registrado no Sistema CONFEF/CREFs e, consequentemente, aderente ao presente Código de Ética, na qualidade de interventor social, deve assumir compromisso ético para com a sociedade, colocando-se a seu serviço primordialmente, independentemente de qualquer outro interesse, sobretudo de natureza corporativista.

II. Está disposto no referido Código de Ética, no capítulo das responsabilidades e deveres do profissional da educação física, que, tendo como referências a experiência histórica e internacional dos Profissionais de Educação Física no trato com questões técnicas, científicas e educacionais, típicas de sua profissão e de seu preparo intelectual, condições que lhes conferem qualidade, competência e responsabilidade, entendidas como o mais elevado e atualizado nível de conhecimento que possa legitimar o seu exercício, é fundamental que desenvolvam suas atuações visando

sempre preservar a saúde de seus beneficiários nas diferentes intervenções ou abordagens conceituais.
III. Está disposto no referido Código de Ética, no capítulo princípios e diretrizes, que deve-se manter o beneficiário informado sobre eventuais circunstâncias adversas que possam influenciar o desenvolvimento do trabalho que lhe será prestado.

Quais estão corretas?

O tempo de reação é um componente importante de muitas tarefas de performance motora. Sobre o assunto, analise as assertivas abaixo:

I. Embora fatores como a prática, a qualidade e a familiaridade do sinal ajudem a minimizar as diferenças entre as idades no tempo de reação, os adultos mais jovens têm tempo de reação consistentemente mais lentos que os mais velhos.

II. O tempo de reação é o tempo decorrido entre a apresentação de um estímulo e a ativação inicial dos grupos musculares apropriados à realização da tarefa.

III. O tempo de reação fracionado é uma tentativa de quebrar o processo do tempo de reação completo em vários componentes. Essa divisão é feita em: tempo de reação pré-motor, tempo de reação motor e tempo de reação final.

Quais estão corretas?

Para responder às questões 11 a 15, considere (MCARDLE; KATCH; KATCH, 2019).

Analise as assertivas abaixo:

I. A atividade física afeta o consumo de oxigênio e a produção de dióxido de carbono mais do que qualquer outro estresse fisiológico. Com o exercício, o O2 difunde-se dos alvéolos para o sangue venoso ao retornar aos pulmões, enquanto quase a mesma quantidade de dióxido desloca-se do sangue e penetra nos alvéolos pulmonares. Simultaneamente, a estimulação alveolar aumentada mantém as concentrações gasosas apropriadas para facilitar a troca gasosa rápida.

II. O termo limiar ventilatório descreve o ponto no qual a ventilação pulmonar aumenta desproporcionalmente em relação ao consumo de oxigênio durante o exercício gradativo. Nesse ponto, a ventilação seguirá intimamente ligada à demanda de oxigênio no nível celular. De fato, a ventilação “excessiva”, provém diretamente da liberação de dióxido de carbono devido ao tamponamento do ácido lático que começa a se acumular em virtude de glicólise aumentada.

III. O termo limiar de lactato descreve o consumo mais alto de oxigênio ou a intensidade do exercício alcançada com o aumento inferior a 1,0 mM (milimoles) na concentração sanguínea de lactato acima do nível pré-exercício.

Em relação à resposta da pressão arterial aos diferentes estímulos de exercício, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

(  ) Exercícios com resistência pesada executados com membros inferiores, aumentam mais a pressão arterial do que os exercícios com resistência pesada realizados com membros superiores.
(  ) Em exercícios de atividade muscular rítmica, a pressão sistólica aumenta rapidamente nos primeiros minutos, para em seguida se estabilizar em pessoas normotensas. Com a sequência do exercício, a pressão sistólica pode reduzir, devido a vasodilatação das arteríolas dos músculos ativos. A pressão diastólica mantém-se relativamente inalterada durante todo período do exercício.
(  ) Exercícios de resistência, particularmente durante a fase concêntrica e/ou estática da contração muscular, comprimem mecanicamente os vasos arteriais periféricos que irrigam os músculos ativos. A compressão vascular arterial eleva expressivamente a resistência periférica total e reduz a perfusão muscular. O fluxo sanguíneo muscular sofre uma redução que é proporcional ao percentual da capacidade de força máxima exercida. Na tentativa de restaurar o fluxo sanguíneo muscular, ocorre um aumento substancial na atividade do sistema nervoso simpático, no débito cardíaco, e na pressão arterial média. A magnitude da resposta hipertensiva relaciona-se diretamente com a intensidade do esforço e com a quantidade da massa muscular ativada.

 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Considerando o artigo “Abordagens metodológicas e a prática pedagógica na educação física escolar (LIMA; MORTARI; BENETTI, 2015), relacione a Coluna 1 à Coluna 2, conforme as proposições metodológicas da educação física.

Coluna 1
1. Abordagem cultural.
2. Abordagem crítico-emancipatória.
3. Abordagem crítico-superadora.

 

Coluna 2
(  ) Essa abordagem foi sugerida por Jocimar Daólio em crítica à perspectiva biológica que ainda domina a Educação Física na escola. Segundo o autor, esta visão naturaliza e universaliza o corpo humano, entendendo-o como um conjunto de ossos, músculos e articulações. Assim, para complementar a ideia do autor, todos os corpos são iguais por possuírem os mesmos componentes, e as aulas de Educação Física devem ser as mesmas para todos os alunos em qualquer época e lugar.

(  ) Podendo-se fazer relação com a abordagem cultural, essa perspectiva é parcialmente semelhante, pois considera as experiências/vivências corporais que o indivíduo possui a fim de que as aulas sejam pautadas em cooperação. A técnica neste caso não é esquecida, ela é uma ferramenta para o desenvolvimento do aluno, mas não é o objetivo final numa aula baseada nesta abordagem.

(  ) A partir da década de 80, apoiados nas discussões e reflexões que foram ocorrendo na perspectiva educacional, tentando superar o modelo hegemônico do esporte e aptidão física, desenvolvido e praticado no ambiente escolar durante as aulas de Educação Física, o ensino encaminhou-se no sentido de autonomia, superando as estruturas tradicionais e autoritárias, possibilitando o uso da linguagem.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Um sistema orientado a objetos está em desenvolvimento para controle de caixa em uma loja de departamentos. A construção desse sistema utiliza uma abordagem de desenvolvimento guiado por testes. Durante o desenvolvimento de uma classe chamada NotaFiscal, um conjunto de teste foi construído de forma a testar as operações definidas nessa classe e também seu comportamento de estado. O teste descrito nesse exemplo configura um teste de:

Alguns artefatos podem ser produzidos como resultado da etapa de levantamento de requisitos. Assinale a alternativa que indica um artefato que NÃO é produzido durante a fase de levantamento de requisitos.

Muitas aplicações PHP fazem persistência de informações em uma ampla variedade de Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBDs). Analise as seguintes informações sobre o acesso a bancos de dados em PHP:

I. Cada SGBD possui sua própria extensão PHP para o estabelecimento de comunicação entre o PHP e bancos de dados.
II. Essas extensões seguem uma sintaxe padronizada.
III. PDO (ou PHP Data Objects) é uma coleção de classes PHP que permite acesso a diversos SGBDs diferentes por meio de uma única interface.

Quais estão corretas?

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os nomes de estruturas de dados com suas respectivas descrições quanto à inserção e remoção de novos elementos.

Coluna 1
1. Pilhas.
2. Filas.
3. Listas.

Coluna 2
(  ) Inclusão no fim e remoção no início.
(  ) Inclusões e remoções em qualquer posição.
(  ) Inclusão e remoção no fim.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

O aprisionamento de mulheres é um fenômeno que tem aumentado significativamente no Brasil nas últimas décadas, trazendo impacto para as políticas de segurança, administração penitenciária, assim como para as políticas específicas de combate à desigualdade de gênero. Sobre as regras de Bangkok, analise as assertivas abaixo:

I. Se uma mulher presa solicitar ser examinada ou tratada por uma médica ou enfermeira, o pedido será atendido na medida do possível, exceto em situações que exijam intervenção médica urgente. Se um médico conduzir o exame, de forma contrária à vontade da mulher presa, uma funcionária deverá estar presente durante o exame.

II. Se a mulher presa for acompanhada de criança, esta também deverá passar por exame médico, preferencialmente por um pediatra, para determinar eventual tratamento ou necessidades médicas. Deverá ser oferecido atendimento médico adequado, no mínimo equivalentes ao disponível na comunidade.

III. Funcionários/as da prisão deverão ser alertados dos momentos em que as mulheres possam sentir especial angústia, para que sejam sensíveis à situação dessas mulheres e assegurem que elas recebam apoio adequado.

IV. Se durante os exames houver necessidade da presença de um funcionário que não seja da equipe de saúde, este poderá ser de qualquer sexo, sendo assim, os exames deverão ser conduzidos de modo a salvaguardar a privacidade, dignidade e confidencialidade.

Quais estão corretas?

Referente às recomendações do calendário nacional de vacinação, qual vacina está disponível para as mulheres e homens de nove a 45 anos de idade vivendo com HIV/AIDS, transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea e pacientes oncológicos, sendo o esquema vacinal de três doses?

As hepatites virais são doenças causadas por diferentes vírus hepatotrópicos que apresentam características epidemiológicas, clínicas e laboratoriais distintas. Referente às medidas de prevenção e controle para evitar a disseminação dos vírus das hepatites, assinale a alternativa correta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282