A respeito da assistência de enfermagem a crianças e adolescentes, julgue o item a seguir.
O quadro de criança com queimadura por líquido quente cuja distribuição na pele não mostre sinais de ação da gravidade é característico de violência física.
Com relação ao climatério, julgue o item seguinte.
São consideradas manifestações transitórias do climatério: calafrios, parestesias e menstruações abundantes e com maior período de duração.
Julgue o item subsequente, relativos ao suporte básico de vida.
No paciente adulto com suspeita de parada cardíaca, a verificação da frequência cardíaca deve ser feita nos pulsos braquial ou femoral.
Acerca da assistência de enfermagem em emergência/urgência e no trauma, julgue o item que se segue.
A compressão digital e a aplicação de compressa gelada no dorso nasal são medidas de controle da epistaxe.
Acerca das doenças de interesse da saúde pública, julgue o item a seguir.
O eletrocardiograma e a radiografia de tórax de um portador de infecção por Trypanosoma cruzi podem apresentar resultados normais.
Acerca do Sistema Único de Saúde (SUS) e da legislação que o rege, julgue o item que se segue.
Os três níveis de atenção à saúde são corresponsáveis pela coordenação do cuidado em todos os espaços que ofertem serviços de saúde.
Julgue o próximo item à luz das normas e dos preceitos sobre segurança e saúde para trabalhadores dos serviços de saúde.
Os agentes biológicos de classe de risco 4 podem causar doenças ao ser humano por não existirem vacinas eficazes contra eles.
Com relação à Política Nacional de Humanização (PNH) no cuidado do paciente/cliente, julgue o item subsequente.
Um dos princípios norteadores da PNH é a conciliação da dimensão científica com a dimensão religiosa no âmbito do SUS.
No que se refere a dentes naturais e a implantes, julgue o item a seguir.
Profundidade de sondagem maior que 4 mm em mucosa peri-implantar deve ser considerada sinal de doença, assim como ocorre no caso de dentes naturais.
Julgue o seguinte item, no que concerne ao papel microbiano na etiologia das doenças periodontais.
A microbiota associada à periodontite crônica pode ser complexa e resultar de um processo lento e contínuo, em um hábitat com condições ecológicas favoráveis, mas em lesões altamente ativas ou em indivíduos com condições médicas graves a diversidade poderá ser baixa.
Considerando a classificação atual das doenças periodontais, julgue o item subsequente.
Embora gengivite e periodontite constituam entidades de doenças distintas, estudos epidemiológicos demonstram que a gengivite progride linearmente para a periodontite crônica na ausência de controle do biofilme.
Em relação à sensibilidade e à especificidade da medição da perda de inserção pela sondagem e à utilização de radiografias interproximais no diagnóstico da periodontite, julgue o próximo item.
A perda óssea marginal observada nas radiografias interproximais constitui um sinal diagnóstico altamente específico de ocorrência da periodontite nos casos em que o exame de sondagem indica perda de inserção.
Acerca do uso de antimicrobianos sistêmicos em periodontia, julgue o item a seguir.
Quando indicada, a antibioticoterapia sistêmica deve ser empregada previamente à terapia mecânica, como forma de reduzir a carga bacteriana.
Acerca do uso de antimicrobianos sistêmicos em periodontia, julgue o item a seguir.
Casos de abscessos periodontais, pericoronários e doenças necrosantes demandam o uso de antibióticos sistêmicos como rotina.
Paciente de sexo masculino, de vinte e dois anos de idade, livre de cárie e doença periodontal, compareceu a serviço odontológico ambulatorial com queixa de fratura coronária total do dente 21 após acidente (cotovelada) durante jogo de futebol, com perda do fragmento. Como se tratava de dente vital, o serviço de urgência que o atendeu durante o final de semana acessou o canal, instrumentou 2/3, colocou curativo de hidróxido de cálcio e fechou o acesso com ionômero de vidro.
Antes da realização do procedimento descrito, foi constatado que o paciente apresentava linha de sorriso alta, fratura ao nível da crista óssea e remanescente radicular de 17 mm, dente 11 com coroa clínica de 9 mm e distância da junção cemento-esmalte à crista óssea de 2,5 mm, e faixa de gengiva queratinizada na região de 4 mm, com biótipo espesso.
Com base no caso clínico precedente, julgue o item subsequente.
Para a recuperação do espaço biológico, pode-se optar tanto pela cirurgia ressectiva quanto pela extrusão ortodôntica.