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Durante a reunião com o Enfermeiro do ambulatório, o Técnico de Enfermagem sugeriu, a fim de humanizar os processos de trabalho no Tribunal Regional do Trabalho, a criação de espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis, que respeitem a privacidade, propiciem mudanças no processo de trabalho e sejam lugares de encontro entre as pessoas.

Essa ação está alinhada à Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde, na diretriz denominada

A Política Nacional de Humanização (PNH) é uma política que busca qualificar modo de atenção e gestão na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo trabalhadores, usuários e gestores. A diretriz da PNH cujo objeto é reconhecer o que o outro traz como legítima e singular necessidade de saúde e que deve sustentar a relação entre equipes/serviços e usuários/populações é denominada de:

São propósitos da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS, EXCETO:

Leia o trecho a seguir:

“A comunicação pressupõe a informação e o domínio sobre o que queremos comunicar, a nossa intenção, emoção e o que pretendemos quando nos aproximamos do nosso paciente... Toda comunicação, portanto, tem duas partes: a primeira é o conteúdo, o fato, a informação que queremos transmitir; a segunda, o que estamos sentindo quando nos comunicamos com a pessoa". Fonte: Silva MJP. O papel da comunicação da humanização da atenção à saúde. Rev Bioética. 2002; 10(2):73-88.

Com relação à comunicação em saúde, analise as afirmativas abaixo e julgue-as como verdadeira ou falsa.

( ) Geralmente não se tem consciência nem o controle voluntário da sinalização não-verbal.

( ) A cinésica é uma técnica de comunicação não-verbal que se refere a sons emitidos pela boca.

( ) A proxêmica diz respeito ao uso e à relação do espaço para a comunicação.

( ) A tacêsica é o estudo do toque e das características que o envolvem.

( ) A comunicação terapêutica é de responsabilidade exclusiva dos psicólogos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Com relação à Política Nacional de Humanização (PNH) no cuidado do paciente/cliente, julgue o item subsequente.

Entre as orientações estratégicas para a implementação da PNH inclui-se a oferta de financiamento de projetos que busquem melhorar a experiência do usuário no espaço físico das unidades de saúde, como, por exemplo, a introdução de salas de conversa e espaços de conforto.

De acordo com a Política Nacional de Humanização (PNH), proposta pelo Ministério da Saúde em 2003, alguns modos de organizar os processos de trabalho em saúde facilitam o enfrentamento dos problemas nos diversos contextos da atenção. As alternativas a seguir acerca da Humanização nos Serviços de Saúde estão corretas, EXCETO:

Com relação à Política Nacional de Humanização (PNH) no cuidado do paciente/cliente, julgue o item subsequente.

A PNH prevê prioritariamente que o SUS trabalhe para reduzir as filas e o tempo de espera dos usuários.

Os resultados que a Política Nacional de Humanização busca são, EXCETO:

Sobre a Política Nacional de Humanização, assinale a alternativa incorreta.

Acerca da ética, da bioética e da humanização em terapia intensiva pediátrica, julgue o próximo item.

A humanização como política transversal orienta a cogestão de usuários e profissionais do sistema de saúde, o que constitui premissa para uma nova cultura de atenção e repercute na assistência de enfermagem.

Com relação à Política Nacional de Humanização (PNH) no cuidado do paciente/cliente, julgue o item subsequente.

Um dos princípios norteadores da PNH é a conciliação da dimensão científica com a dimensão religiosa no âmbito do SUS.

Com relação à Política Nacional de Humanização (PNH) no cuidado do paciente/cliente, julgue o item subsequente.

A aderência de um hospital ao nível A de padrão de adesão à PNH pressupõe a existência de uma ouvidoria em funcionamento.

Acerca da ética, da bioética e da humanização em terapia intensiva pediátrica, julgue o próximo item.

A Política Nacional de Humanização foi instituída com o objetivo de melhorar a saúde do paciente, fornecendo-lhe atendimento humano, integral e digno, com profissionais responsáveis e cientes da importância de tais atitudes.

Dos princípios norteadores da Política de Humanização: I- Valorização da dimensão subjetiva, coletiva e social em todas as práticas de atenção e gestão no SUS, fortalecendo o compromisso com os direitos do cidadão, destacando-se o respeito às reivindicações de gênero, cor/etnia, orientação/expressão sexual e de segmentos específicos (populações negra, do campo, extrativistas, povos indígenas, remanescentes de quilombos, ciganos, ribeirinhos, assentados, etc);
II- Fortalecimento de trabalho em equipe multiprofissional, fomentando a transversalidade e a grupalidade;
III- Apoio à construção de redes cooperativas, solidárias e comprometidas com a produção de saúde e com a produção de sujeitos; IV- Construção de autonomia e protagonismo dos sujeitos e coletivos implicados na rede do SUS;
V- Co-responsabilidade desses sujeitos nos processos de gestão e atenção;
VI- Fortalecimento do controle social com caráter participativo em todas as instâncias gestoras do SUS;
VII- Compromisso com a democratização das relações de trabalho e valorização dos trabalhadores da saúde, estimulando processos de educação permanente;
VIII- Valorização da ambiência, com organização de espaços saudáveis e acolhedores de trabalho.
Das alternativas acima, estão corretas:

Considerando as diretrizes específicas da Política Nacional de Humanização (PNH) na Urgência e Emergência, nos pronto-socorros, nos prontoatendimentos e na Assistência Pré-Hospitalar, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa correta.
I. Acolher a demanda por meio de critérios de avaliação de risco, garantindo o acesso referenciado aos demais níveis de assistência.
II. Existência de Grupos de Trabalho de Humanização (GTH) com plano de trabalho definido.
III. Definir protocolos clínicos, garantindo a eliminação de intervenções desnecessárias e respeitando as diferenças e as necessidades do sujeito.
IV. Garantir agenda extraordinária em função da análise de risco e das necessidades do usuário.

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