Acerca da assistência de enfermagem à mulher no ciclo gravídico, julgue o próximo item.
Os sinais característicos de trabalho de parto são: perda de tampão mucoso, sensação dolorosa nas costas e mudança progressiva no ritmo e na intensidade das contrações uterinas.
Julgue o item subsequente, relativos ao suporte básico de vida.
Na ressuscitação cardiopulmonar com o uso de desfibrilador automático, aplica-se uma corrente elétrica no músculo cardíaco, com o objetivo de reorganizar toda a atividade elétrica desse músculo e restabelecer sua contratilidade.
Acerca da assistência de enfermagem em emergência/urgência e no trauma, julgue o item que se segue.
Urgência hipertensiva é aumento da pressão arterial sistólica igual a 120 mmHg ou acima disso, sem sintomas de descompensação da função de órgãos vitais.
Acerca das doenças de interesse da saúde pública, julgue o item a seguir.
O anti-helmíntico praziquantel é o medicamento mais indicado no tratamento da difteria.
Acerca do Sistema Único de Saúde (SUS) e da legislação que o rege, julgue o item que se segue.
A equipe médica deve informar aos familiares e aos acompanhantes sobre o estado de saúde do paciente nos casos em que ele for acometido por doenças transmissíveis.
Julgue o próximo item à luz das normas e dos preceitos sobre segurança e saúde para trabalhadores dos serviços de saúde.
É obrigatório o uso de carro funcional para transporte dos materiais e produtos destinados à limpeza de locais onde se prestem serviços de saúde.
Com relação à Política Nacional de Humanização (PNH) no cuidado do paciente/cliente, julgue o item subsequente.
A PNH prevê prioritariamente que o SUS trabalhe para reduzir as filas e o tempo de espera dos usuários.
No que se refere a dentes naturais e a implantes, julgue o item a seguir.
O aumento da profundidade de sondagem em torno do implante indica perda óssea.
Julgue o seguinte item, no que concerne ao papel microbiano na etiologia das doenças periodontais.
A complexa organização do biofilme e a proteção que oferece aos microrganismos nele presentes constitui um dos fundamentos do princípio da necessidade de desorganização mecânica do biofilme na terapia periodontal.
Considerando a classificação atual das doenças periodontais, julgue o item subsequente.
Considera-se atualmente que na maioria dos indivíduos não tratados, a periodontite crônica progride lentamente em um processo contínuo, podendo ocorrer ocasionalmente períodos de exacerbação, com perda adicional de inserção e perda óssea.
Em relação à sensibilidade e à especificidade da medição da perda de inserção pela sondagem e à utilização de radiografias interproximais no diagnóstico da periodontite, julgue o próximo item.
Na dentição mista — dentes não totalmente irrompidos —, a medição da distância entre a crista alveolar na radiografia interproximal é menos sensível do que o diagnóstico pela sondagem periodontal uma vez que em perdas ósseas incipientes, lesões intra-ósseas podem não ser visualizadas se a lâmina dura ainda se apresenta intacta na imagem.
Acerca do uso de antimicrobianos sistêmicos em periodontia, julgue o item a seguir.
Para minimizar a resistência bacteriana, o uso de antimicrobianos sistêmicos no tratamento das periodontites deve ser prioritário a pacientes com formas agressivas, severas e progressivas da doença.
Acerca do uso de antimicrobianos sistêmicos em periodontia, julgue o item a seguir.
Há evidência forte da associação de baixo nível socioeconômico com risco aumentado para cárie dentária, mas não para periodontite.
Paciente de sexo masculino, de vinte e dois anos de idade, livre de cárie e doença periodontal, compareceu a serviço odontológico ambulatorial com queixa de fratura coronária total do dente 21 após acidente (cotovelada) durante jogo de futebol, com perda do fragmento. Como se tratava de dente vital, o serviço de urgência que o atendeu durante o final de semana acessou o canal, instrumentou 2/3, colocou curativo de hidróxido de cálcio e fechou o acesso com ionômero de vidro.
Antes da realização do procedimento descrito, foi constatado que o paciente apresentava linha de sorriso alta, fratura ao nível da crista óssea e remanescente radicular de 17 mm, dente 11 com coroa clínica de 9 mm e distância da junção cemento-esmalte à crista óssea de 2,5 mm, e faixa de gengiva queratinizada na região de 4 mm, com biótipo espesso.
Com base no caso clínico precedente, julgue o item subsequente.
Embora idealmente o tratamento endodôntico deva ser realizado previamente aos procedimentos para a recuperação de espaço biológico, a ordem pode ser invertida caso não seja possível realizar isolamento absoluto.
Acerca do diagnóstico de envolvimentos de bi- e trifurcação, julgue o item que se segue.
Radiograficamente, quando houver perda óssea pronunciada ao redor de uma única raiz em molar, pode-se pressupor que haja também envolvimento de furca.