Um botânico do século XIX coletou uma planta e a depositou em uma coleção (herbário). Com o passar dos anos, o hábitat natural dessa planta foi destruído e ela se tornou extinta na natureza, restando apenas o exemplar de herbário desse botânico. No ano de 2018, outro botânico, ao estudar o material que tinha sido coletado no século XIX, descobriu que a planta era uma espécie nova, a qual ele descreveu oficialmente como uma espécie nova extinta.
A respeito de aspectos normativos e técnicos relacionados à situação hipotética apresentada, julgue o item a seguir.
Caso se pretenda descrever a espécie citada como nova, o exemplar depositado em herbário será considerado um typus.
A respeito do processo de fotossíntese, julgue o item subsequente.
Durante a fotossíntese ocorre a produção de carboidratos como a glicose.
A respeito do levantamento botânico e de suas implicações para a composição de espécies de plantas de uma área, julgue o item subsequente.
Tanto na amostragem quanto no censo para determinação da composição de espécies de plantas de uma área, todos os indivíduos são observados e catalogados, o que permite um levantamento preciso de todas as espécies vegetais daquele ambiente.
A respeito do levantamento fitossanitário, julgue o item seguinte.
O levantamento fitossanitário em uma determinada área deve ser realizado periodicamente, já que esse procedimento fornece informações a respeito da presença ou ausência de organismos danosos às plantas, como insetos, nematoides, ácaros e microrganismos.
A respeito do levantamento fitossanitário, julgue o item seguinte.
Uma praga exótica encontrada pela primeira vez no país é definida como praga quarentenária A2.
Acerca da teoria e da história da restauração de bens culturais móveis e integrados, julgue o item a seguir.
Objetos comuns como panelas e até mesmo instrumentos de tortura podem ser considerados bens culturais móveis.
No que concerne às teorias da restauração desenvolvidas por pensadores da área, julgue o item que se segue.
Os teóricos Viollet-le-Duc e Ruskin compartilhavam opiniões similares acerca da restauração.
No que concerne às teorias da restauração desenvolvidas por pensadores da área, julgue o item que se segue.
Cesare Brandi defendia que o restauro fosse realizado de maneira a dificultar intervenções futuras.
Com relação às cartas patrimoniais, julgue o item seguinte.
O Compromisso de Brasília recomenda a elaboração de leis defensivas sobre a questão dos cemitérios, de túmulos históricos e artísticos e de monumentos funerários.
Acerca de aspectos históricos da restauração, julgue o item subsequente.
A inundação de Florença marcou uma mudança de paradigma no campo da conservação e restauração de papel.
Em resultado de parcerias entre o GCI (Getty Conservation Institute) e outras instituições americanas, foi publicada, na década de 90 do século passado, uma série de diretrizes para o diagnóstico de conservação em museus. Desde então, tanto museus quanto outras instituições no Brasil têm se baseado nesse modelo para verificar a situação de suas coleções. A partir dessas informações, julgue o item a seguir, a respeito da avaliação e diagnóstico de bens móveis.
É possível avaliar facilmente, pelas pessoas presentes no ambiente, as condições de temperatura e umidade relativa do ar para preservação dos acervos, uma vez que a variação substancial desses fatores pode gerar degradação física e química aos bens.
Julgue o item que se segue, relativo a técnicas, materiais e procedimentos de intervenção em bens móveis e integrados.
Cabe ao profissional de restauração recuperar o significado de um objeto, sua função estética, de pesquisa e de uso, mesmo que isso resulte na perda de originalidade do objeto.
Toda a atuação do conservador/restaurador deve ser orientada pelo absoluto respeito ao valor e ao significado estético e histórico, bem como à integridade física dos bens culturais que lhe sejam afetos.
Associação Brasileira de Encadernação e Restauro (ABER).
Código de ética do conservador/restaurador, 2013 (com adaptações).
Considerando os princípios éticos da profissão de conservador/restaurador, julgue o item subsequente.
Por ser o único responsável pela salvaguarda dos bens culturais de uma instituição, o conservador/restaurador deve ignorar aconselhamentos de profissionais de outras áreas, como arquitetos e funcionários responsáveis pela manutenção predial.
Julgue o item seguinte, com relação aos materiais utilizados na restauração de bens culturais.
Cera de abelha, resinas, óleos de origem vegetal e parafina podem ser usados como impermeabilizantes em obras pétreas para impedir o acesso de água a essas obras.
Entende-se por agente de risco qualquer agente de natureza física, química ou biológica que possa comprometer a saúde do homem, dos animais, do ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.
Ministério do Trabalho.
Portaria do MTE n.º 3.214/1978 (com adaptações).
Considerando essa afirmação, julgue o item a seguir, com relação à segurança do trabalho do profissional conservador/restaurador.
Devem-se usar máscaras de proteção respiratórias com cartuchos para gases e vapores, quando se manipulam compostos voláteis de alta toxidade, mesmo dentro da capela química de exaustão.