A respeito do plano de gestão de riscos para a conservação de artefatos, coleções e acervos, julgue o item a seguir.
Evitar agentes de deterioração e suas fontes, bloquear o acesso e o caminho dos agentes, detectar a presença dos agentes, responder/combater os agentes e recuperar os efeitos dos agentes são as fases que devem ser consideradas no plano de gestão de riscos; entre elas, responder/combater os agentes destaca-se como a mais importante.
Em um museu, uma peça de acervo pode passar por numerosas situações: pode ficar acondicionada, pode ser consultada, pode compor uma exposição, pode ser cedida em empréstimo e transportada para outra instituição. Cada uma dessas situações requer medidas do ponto de vista da conservação. Com relação aos parâmetros para conservação de acervo, julgue o item subsequente.
A área de quarentena para inspeção de pragas ou mofos deve ser restrita às peças recém-adquiridas pela instituição.
Com relação ao gerenciamento de riscos em ambiente de trabalho, julgue o item que se segue.
É função da chefia imediata avaliar as atribuições do setor e classificá-las como salubres ou insalubres.
Julgue o item a seguir, relativo ao acondicionamento de acervos de documentos.
As caixas, além de oferecer um suporte estrutural, permitem a proteção do acervo contra agentes externos como poluição, luz e danos mecânicos.
Acerca de aspectos físicos, químicos, biológicos e de produtividade dos solos, julgue o seguinte item.
O uso de um solo fértil, mesmo com elevado teor de argila, sempre resultará na obtenção de alta produtividade.
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto CB2A1AAA, julgue o item a seguir.
Conforme o texto, a atividade do historiador, ao construir o patrimônio, pode ser enquadrada no conjunto das “ações de resistência, aparentemente insignificantes" (ℓ.36).
A respeito dos aspectos linguísticos e textuais do texto CB2A1AAA, julgue o item que se segue.
No período em que aparece, o vocábulo “cotidiana” (ℓ.39) expressa uma característica de “uma ordem imposta ou dominante” (ℓ.38).
Acerca das ideias e dos aspectos linguísticos do texto CB2A1BBB, julgue o item seguinte.
O texto sugere que a prevalência de interesses econômicos nas novas formas de planejamento urbano beneficia as cidades.
Acerca das ideias e dos aspectos linguísticos do texto CB2A1BBB, julgue o item seguinte.
O texto apresenta características da tipologia textual dissertativo-argumentativa.
Com relação aos aspectos linguísticos do texto CB2A1BBB, julgue o próximo item.
Sem prejuízo dos sentidos e da correção gramatical do texto, o primeiro parágrafo poderia ser reescrito da seguinte maneira: São a velocidade das transformações que caracterizam, principalmente, a sociedade contemporânea.
Julgue o item a seguir, a respeito da história e da institucionalização do patrimônio cultural no Brasil e no mundo.
A Inspetoria de Monumentos Nacionais, primeiro órgão voltado para a preservação do patrimônio no Brasil, foi criada em 1915 e estava vinculada ao Museu das Missões.
A partir da Segunda Guerra Mundial, movimentos internacionais surgiram em prol da proteção dos patrimônios no mundo. A preocupação com a proteção do patrimônio mundial, cultural e natural incluía a preservação dos sítios culturais e a conservação da natureza. Tendo em vista os marcos internacionais e nacionais da preservação, incluindo-se convenções, decreto-lei e a Constituição Federal de 1988 (CF), julgue o item seguinte.
Conforme a CF, o Estado é responsável por garantir o direito à cultura e o acesso às fontes da cultura nacional.
Com base no disposto na legislação administrativa, julgue o item a seguir.
De acordo com a Lei n.º 9.784/1999, o recurso administrativo tramitará, no máximo, por duas instâncias administrativas, salvo disposição legal contrária.
Com base no disposto na legislação administrativa, julgue o item a seguir.
A punição prevista para servidor por desvio de conduta ética reconhecido por comissão de ética é a censura ética.
Com relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto apresentado, julgue o item a seguir.
O autor encerra o texto com a imagem de duas estátuas que não se comunicam.