Quanto à preservação do patrimônio cultural no Brasil, julgue o próximo item.
As noções de diversidade cultural e de patrimônio imaterial fazem parte do pensamento sobre patrimônio histórico e cultural brasileiro desde a sua fase inicial, na década de 1930.
Com relação a patrimônio cultural e cidadania, julgue o item seguinte.
A relação entre patrimônio cultural e cidadania passou a ser uma preocupação constante nas políticas oficiais brasileiras a partir da promulgação da Constituição Federal de 1946.
"O império do Brasil é associação política de todos os cidadãos brasileiros. Eles formam uma nação livre, e independente, que não admite com qualquer outra laço algum de união ou federação que se oponha à sua independência."
Constituição de 1824, título I, art. 1.º.
A partir do fragmento de texto precedente, julgue o próximo item, a respeito da formação da nação brasileira.
Ao conceber o país como a “associação política” dos seus cidadãos, a Constituição de 1824, primeiro texto constitucional brasileiro, definia o país como uma nação livre e fundada na igualdade de direitos para sua população.
"O império do Brasil é associação política de todos os cidadãos brasileiros. Eles formam uma nação livre, e independente, que não admite com qualquer outra laço algum de união ou federação que se oponha à sua independência."
Constituição de 1824, título I, art. 1.º.
A partir do fragmento de texto precedente, julgue o próximo item, a respeito da formação da nação brasileira.
O golpe militar de 1964 instituiu a censura, fechou o parlamento e suprimiu liberdades individuais; mesmo assim, os militares o definiram como uma revolução, buscando legitimar suas ações com o argumento da defesa da ordem, da Constituição, da liberdade e da democracia.
Julgue o item subsecutivo, referente à historiografia do século XIX.
Entre as razões para o fim do comércio atlântico de escravos para o Brasil imperial estão a pressão inglesa e as epidemias de febre amarela.
Com relação à produção historiográfica das décadas de 1930 e 1940, julgue o item subsequente.
Escrita no calor dos acontecimentos políticos da chamada Revolução de 1930, Raízes do Brasil é obra ensaística que aborda os dilemas e desafios políticos do tempo presente em que foi escrita por meio de uma análise do passado.
Com base nas disposições da Lei n.º 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional — LDB), julgue o item que se segue.
De acordo com os princípios do ensino dispostos na LDB, a educação patrimonial é uma forma de ensino curricular e transversal.
A incorporação do conhecimento sobre o patrimônio cultural local à prática educativa exige políticas educacionais que abordem essa temática. Com relação a esse assunto, julgue o seguinte item.
O Plano Nacional de Educação é um instrumento de planejamento da sociedade civil que orienta a execução e o aprimoramento de políticas públicas do setor da educação.
A incorporação do conhecimento sobre o patrimônio cultural local à prática educativa exige políticas educacionais que abordem essa temática. Com relação a esse assunto, julgue o seguinte item.
Para que o trabalho educacional sobre a preservação patrimonial seja efetivo, são imprescindíveis políticas educacionais direcionadas à formação docente na temática do patrimônio cultural, sendo a escola entendida como um dos lócus dessa formação.
No que se refere à educação superior no Brasil e às políticas públicas direcionadas a esse nível de ensino, julgue o item subsequente.
A autonomia da universidade pública tem relação intrínseca com a cultura, que permite que o acesso não seja filtrado por dispositivos discriminadores montados em outras instâncias da vida social.
Com relação à educação a distância (EaD), julgue o item subsecutivo.
A EaD requer um planejamento pedagógico detalhado e a criação de estratégias educacionais diversificadas que desloquem o professor proponente do curso (conteudista) de seu papel usual no processo educativo: ele pode, por exemplo, permitir que um tutor realize, em seu lugar, a mediação pedagógica com os alunos.
Para a elaboração do projeto político pedagógico (PPP) da escola, a equipe gestora convocou os professores, pais de alunos, representantes dos estudantes e representantes de organizações não governamentais da cidade. Em uma das reuniões de planejamento, com a participação de todos os convocados, foram pautadas as diferenças sociais e culturais dos estudantes que frequentavam a escola, bem como debatidas ações apropriadas para o tratamento de tais diferenças no cotidiano escolar.
Com relação a essa situação hipotética, julgue o próximo item.
A definição de novas ações que abordem as diferenças sociais e culturais dos estudantes pode implicar a renovação das práticas pedagógicas dos docentes dessa escola.
Suponha que o IPHAN adote a plataforma moodle como ferramenta para a realização de um treinamento para seus funcionários lotados em diversas regiões do país. Considere que o curso a ser ministrado tenha sido estruturado em módulos subsequentes com prazos determinados para execução de tarefas e avaliações dentro do horário de trabalho. Os participantes que obtiverem desempenho exitoso ao final do curso terão algum tipo de benefício na carreira profissional.
A respeito dessa situação hipotética, julgue o item que se segue.
Pelo fato de não estar vinculado a uma instituição de ensino, o curso é caracterizado como educação informal.
No que se refere à educação popular, julgue o item seguinte.
O significado de alternância, enquanto método, é o mesmo tanto para a educação popular quanto para a educação do campo.
Para ofertar um curso de pós-graduação, determinada instituição de ensino fez uma pesquisa sobre a aceitação desse curso no mercado. O curso, que se propunha a avaliar seus participantes em diferentes momentos, teve início após os resultados indicarem que sua aceitação seria satisfatória entre a maioria dos participantes entrevistados. Antes do início de cada módulo, foi realizada uma avaliação para aferir o nível de conhecimento dos estudantes a respeito do conteúdo proposto. No decorrer de cada módulo, foi proposto aos estudantes que fizessem avaliações sobre seu processo de construção de conhecimento. Ao final do curso, a avaliação do estudante foi qualitativa em vez de quantitativa.
Tendo essa situação hipotética como referência, julgue o item a seguir.
O curso em questão adotou o modelo de avaliação somativa.