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Questões de Concurso IPHAN – Aprova Concursos

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Com relação a levantamento topográfico, julgue o item a seguir.

Sistemas de informação geográfica (SIG) permitem a integração de dados de diversas fontes, a criação de bancos de dados georreferenciados e a automatização da produção de documentos cartográficos.

No que se refere à capacidade de uso, manejo e conservação do solo, julgue o item que se segue.

Tanto o levantamento do meio físico do solo quanto a determinação das classes de capacidade de uso do solo são ações dispensáveis à implantação do manejo conservacionista do solo em propriedade rural.

No que se refere à educação ambiental, julgue o item subsequente.

O educador ambiental deve ser um mediador na construção de referenciais ambientais, utilizando-os como instrumentos para o desenvolvimento de uma prática social centrada na natureza.

No que se refere à educação ambiental, julgue o item subsequente.

A educação ambiental muitas vezes resulta em práticas ineficazes, por apresentar uma visão fragmentária, simplista e reduzida da realidade, reproduzindo esses referenciais em suas ações pedagógicas.

A presença de nascentes, perenes ou não, é grandemente influenciada pela capacidade de armazenamento de água da chuva no solo e pelas condições topográficas da bacia hidrográfica e é reflexo da existência de água armazenada em aquíferos. A manutenção da intensidade do seu fluxo e da qualidade da água depende, entre outros fatores, de medidas de proteção do solo e da vegetação em seu entorno. A água das nascentes, que serve para abastecer córregos e rios, pode ser utilizada para diversos fins. Para o consumo humano, é necessário armazená-la de maneira a garantir sua qualidade física, química e microbiológica.

Com relação ao tema tratado no texto, julgue o item a seguir.

Recomenda-se que o barreiro para a captação da água de chuva seja construído com a menor profundidade possível e com superfície livre extensa, com o plantio de árvores ao seu redor.

Com relação às teorias da cultura, julgue o item a seguir.

No século XX, duas frentes teóricas marcaram os estudos culturais: a que considerava cultura como sistemas estruturais, perspectiva desenvolvida por Clifford Geertz, e a que considerava cultura como sistemas simbólicos, elaborada por Claude Lévi-Strauss.

No que se refere à Escola de Manchester, julgue o item que se segue.

Sob a direção de Bronislaw Malinowski, a chamada Escola de Manchester tornou-se um respeitável centro de pesquisa sobre mudanças sociais, com enfoque na Oceania.

Acerca de direitos humanos, direitos de minorias e movimentos sociais urbanos, julgue o item seguinte.

Atualmente os direitos humanos têm sido utilizados pelos movimentos sociais urbanos e rurais, assim como por povos e comunidades tradicionais, como forma de proteção, principalmente contra transgressões cometidas pelo Estado ou por seus agentes.

Quanto à antropologia da religião, julgue o item subsecutivo.

Segundo Émile Durkheim, religião e igreja são instituições distintas e separáveis, pois a religião é algo eminentemente coletivo, enquanto a igreja é uma comunidade moral circunscrita a fiéis e sacerdotes.

Acerca das antropologias do mundo, julgue o item subsequente.

As várias temáticas tratadas pelos antropólogos, independentemente de seu continente de origem, estão inseridas em dinâmicas sociais, culturais e políticas que se desdobram em contextos historicamente estruturados, de diferentes maneiras, por relações de poder variáveis.

Considerando o conceito de cultura sob a perspectiva antropológica, julgue o item subsequente.

A cultura é sempre determinada por fenômenos infraestruturais, como as necessidades fisiológicas, o caráter psicológico de uma população, as relações de produção material e a organização social e política, e se transforma em decorrência de mudanças nesses fatores estruturais básicos, mas não é capaz de gerar transformações sobre eles.

Edificações, paisagens, lugares, artes, celebrações, ofícios, formas de expressão e modos de fazer que remetem ou evocam o sentido de uma coletividade e de suas construções identitárias são referências culturais. A respeito desse tema, julgue o item a seguir.

As referências culturais do Brasil referem-se principalmente aos gostos, hábitos e crenças produzidos pelos encontros entre raças e culturas que marcaram os períodos colonial e imperial, cabendo às políticas de salvaguarda de patrimônio histórico e cultural preservar essas referências da cultura brasileira autêntica e defendê-las de estrangeirismos e modificações.

Edificações, paisagens, lugares, artes, celebrações, ofícios, formas de expressão e modos de fazer que remetem ou evocam o sentido de uma coletividade e de suas construções identitárias são referências culturais. A respeito desse tema, julgue o item a seguir.

As políticas de patrimônio cultural imaterial constituíram um passo decisivo no sentido do reconhecimento de conhecimentos e práticas culturais, com a inclusão de grupos étnicos e comunidades tradicionais.

A partir dos anos 70 do século passado, a questão quilombola foi recolocada no contexto nacional com a "descoberta das comunidades quilombolas", devido, em grande parte, ao movimento negro contemporâneo e ao exercício intelectual de autores como Abdias do Nascimento, Clóvis Moura, Beatriz Nascimento, Lélia Gonzalez, Joel Rufino e Kabengele Munanga, entre outros. Ao lado disso, é importante mencionar a mobilização política que culminou na publicação do artigo 68 das Disposições Constitucionais Transitórias (Constituição Federal de 1988), que dá aos quilombolas o direito à titulação das terras por eles ocupadas.

Joseane Maia Silva Santos. Comunidades quilombolas, suas lutas, sonhos e utopias. Internet: (com adaptações).

Considerando o tema do texto antecedente e os vários aspectos antropológicos a ele relacionados, julgue o item que se segue.

Povos tradicionais possuem uma ligação natural/biológica com o território que habitam; por esse motivo, a demarcação desse território se faz justa e necessária.

No que diz respeito à noção de patrimônio cultural, julgue o item a seguir.

A patrimonialização limitada a edificações do período colonial representava uma dominação de certa elite sobre a política de memória do país, o que foi superado a partir da criação da categoria de patrimônio imaterial, que representou uma efetiva democratização social e territorial da política patrimonial no Brasil.

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