Em relação às Diretrizes Curriculares do Ensino Técnico Profissional podemos afirmar que a educação profissional observará as seguintes premissas: I - organização, por áreas profissionais, em função da estrutura sócio-ocupacional e tecnológica II - articulação entre escola de nível médio e empresas conveniadas III - interdisciplinaridade entre o mundo do trabalho e a escola IV – articulação de esforços das áreas da educação, do trabalho e emprego, e da ciência e tecnologia Estão corretas apenas as afirmações
A concepção de aprendizagem que possui como fundamento teórico o sociointeracionismo tem como princípio que:
“Tudo parece sugerir que existem alguns universais cognitivos, porém o fato de serem efetivamente postos em prática depende da natureza dos aprendizados específicos propiciados pelas experiências educativas.” (César Coll) Com o trecho acima, podemos afirmar que:
Ao longo da história os iniciadores das ciências humanas e sociais não perderam de vista a necessidade do saber. Todavia, apesar da busca por uma unidade, determinada metodologia impunha a fragmentação desse saber, o que de certo modo é o maior obstáculo à interdisciplinaridade. Essa metodologia seria a(o)
Ao se resgatar a trajetória do Serviço Social observa-se que, a partir da década de 60, passou a existir um amplo debate acerca do arcabouço teórico-metodológico da profissão. As três vertentes profissionais (denominadas Modernização conservadora, Reatualização do conservadorismo e Intenção de ruptura) tinham concepções diferenciadas e tinham, respectivamente, como correntes teóricas os ideais
A missão da avaliação no campo social é aferir resultados e impactos na alteração da qualidade de vida da população beneficiária, ou ainda, mais precisamente, repensar as opções políticas e programáticas. Um fator importante e considerado uma etapa do processo de avaliação em políticas sociais seria a avaliação de custo-benefício e de custo- efetividade, além da avaliação do cenário encontrado antes da execução do projeto ou programa. A essa etapa denominamos
Sobre acessibilidade para pessoas com deficiência (Lei nº 10.048/00, Lei nº 10.098/00 e Decreto-Lei nº 5.296/04), no que tange ao atendimento prioritário, podemos considerar que elas contemplam pessoas com
O Arquivo Central de um Instituto Federal de Educação integra o SIGA como
Segundo a diplomática, a estrutura do documento refere-se a regras de representação do conteúdo do documento arquivístico, as quais se manifestam
Para elaborar instrumentos descritivos utilizando a ISAD-G, em uma das áreas coloca-se informação sobre as condições legais, o estado físico do suporte, idiomas, outras descrições já publicadas. Essa é a área de
Incorporação de um documento ao sistema de gestão arquivística, por meio do registro, classificação e arquivamento denomina-se
De acordo com a Lei Federal nº 8.666/93 e suas alterações, constituem modalidades de licitação
Quanto aos seus destinatários, os atos administrativos são classificados como
Interdisciplinaridade pode ser definida como
Leia atentamente as seguintes afirmações: 1.Um dos papéis da informação é atuar como elemento de ligação entre a estratégia definida e sua execução. 2.Competências específicas da organização colocam o conhecimento e a informação no centro do elo de ligação entre estratégia e execução. 3.Implícita ou explicitamente, a estratégia competitiva é manifestada em processos organizacionais específicos que transformam vários recursos em produtos e serviços que fornecem valor aos clientes. Quantas delas são verdadeiras?