Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso UFES – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 272 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Roman Jakobson (1987) dividiu a área de tradução, ou os tipos de tradução, em três: tradução intralingual, tradução intersemiótica e tradução interlingual. A definição CORRETA de "Tradução Intersemiótica" é:

Os estudos de Lacerda (2011) apontam a importância da participação do Intérprete Educacional nas reuniões de planejamento docente. Justifica, de maneira mais adequada e em consonância com o texto citado, tal importância o que se afirma em:

Pensando na surdez por uma perspectiva culturalista, rompendo com os usos fundados em bases clínicas que declaram a anormalidade, colocando os surdos dentro de quadros e contextos socioculturais, podemos encontrar como possibilidades representações que diferem das posições que compreendem a surdez como deficiência. A compreensão da surdez sob a perspectiva culturalista é apresentada em:

Uma nova planilha foi criada, utilizando-se o LibreOffice Calc 4.2. Nas colunas A e B foram

inseridas informações (nome e sexo) de funcionários de uma empresa fictícia. O resultado é mostrado na

figura 1 abaixo. O LibreOffice Calc 4.2 oferece algumas funcionalidades para manipulação de planilhas

como, por exemplo, as descritas a seguir.

I.Classificar Dados. Exemplo: selecione as colunas A e B, clique no menu “Dados", em seguida na

opção “Classificar" e, finalmente, clique OK.

II.Autofiltro. Exemplo: selecione as colunas A e B, clique no menu “Dados", em seguida abra o submenu

“Filtro" e clique na opção “Autofiltro".

III.Filtragem. Exemplo: após criação do Autofiltro, clique sobre o botão que aparece no canto inferior

direito da célula B1, desmarque o valor “Masculino" e clique em OK.

IV.Ocultar Linhas. Exemplo: para as linhas 3, 5, 7 e 9, uma de cada vez, posicione o ponteiro do mouse

sobre a junção do cabeçalho da linha com a linha seguinte, clique e arraste para diminuir sua altura,

soltando assim que a mensagem “Ocultar" for exibida.

Dentre os recursos e exemplos descritos anteriormente, os que precisam ser usados para, a partir da figura

1, ter como resultado a figura 2, acima, são

A fase corrente de um documento arquivístico corresponde ao seu período ativo ou vigente. Essa fase pode ser entendida como o período

Esta questão aborda a temática da comunicação de trabalho. Von Cranach propôs uma formalização que delimita a noção de comunicação de trabalho, distinguindo, de um lado, as informações, e, de outro lado, as interações e as comunicações propriamente ditas. As assertivas a seguir podem ser falsas ou verdadeiras. Identifique com F as FALSAS e com V as VERDADEIRAS. ( ) A comunicação é uma situação particular da interação, definida pela utilização de códigos que podem ser pré-elaborados ou não. ( ) A interação entre homem máquina ocorre quando o aporte de informação é traduzido por uma modificação do comportamento, seja do sujeito, seja da máquina. ( ) As informações emitidas pela máquina e que são recebidas pelo homem são designadas respostas. ( ) As informações podem ser identificadas pelo analista tanto sob seu aspecto quantitativo como sob seu aspecto qualitativo. ( ) A informação é uma unidade pertinente, que um sujeito (ou uma máquina) deduz da observação de um outro sujeito (ou uma máquina). ( ) As informações emitidas pelo homem e que são recebidas pela máquina são designadas sinais. A alternativa que reproduz fielmente a sequência CORRETA dos julgamentos em relação às assertivas acima, de cima para baixo, é:

Desenvolvimento de equipes é o processo de aprimorar as competências dos integrantes de um grupo, com a finalidade de torná-los um grupo de alto desempenho. As afirmativas a seguir dizem respeito a essa temática. Com base na bibliografia sugerida no concurso, analise as assertivas numeradas de I a V. I - Muitos conflitos surgem porque certas pessoas têm dificuldades para ouvir compreensivamente os outros. Essa dificuldade produz a situação em que duas pessoas discordam sem perceber que estão dizendo a mesma coisa. II - O candidato a integrante de uma equipe de alta performance precisa aprender a se impor. Em certas situações, um participante tem uma solução correta ou informação importante. Nesse caso, é preciso se impor para fornecê-la aos demais. A timidez, a falta de disposição para confrontar os outros ou o receio da reação dos outros são elementos impeditivos da alta performance. III - A coesão produz sensação de segurança. Quanto maior a coesão, maior a segurança, maior a capacidade de decisão, de relacionamento das pessoas e do grupo e maior seu tempo de duração. IV - O Paradoxo de Abilene é um consenso formado por um grupo cujos integrantes, individualmente, prefeririam tomar uma decisão oposta. V - O Paradoxo de Abilene é a decisão coletiva tomada com base em suposições individuais e erradas sobre as decisões dos outros membros do grupo. São CORRETAS as assertivas

Analise o organograma a seguir.

A alternativa que identifica corretamente o tipo de estrutura que ele representa é

José é casado com Maria, com a qual teve dois filhos. José é servidor público federal da Ufes e presta serviço no campus de Goiabeiras, em Vitória. José foi removido por ordem da Reitoria da Ufes para o Ceunes, no campus de São Mateus, onde passará a prestar seus serviços. Considerando essas informações, é INCORRETO afirmar:

Acerca dos procedimentos de acesso à informação previstos na Lei nº. 12.527/2011, é

CORRETO afirmar:

Sobre a motivação dos atos praticados em um processo administrativo, é CORRETO afirmar:

A reação de 1 mol de grafita, C(s), com 1 mol de oxigênio gasoso produz 1 mol de dióxido

de carbono gasoso. O diagrama abaixo mostra a variação de entalpia para essa reação.

Analise as afirmativas abaixo sobre essa reação.

I.A energia liberada pode ser chamada de entalpia de formação de CO2(g).

II.A energia liberada pode ser chamada de entalpia de combustão de grafita.

III.É uma reação endotérmica.

IV.Para queimar 1 mol de C(s), é necessário fornecer 393,5 kJ para o sistema.

Está(ão) CORRETA(S):

O volume de água adicionado a 50 mL de solução de hidróxido de sódio (NaOH), cuja concentração é igual a 60 g L-1 , para que seja obtida uma solução a 5,0 g L-1 , será

Uma amostra de 6,000 g de hematita, um mineral de ferro, foi dissolvida completamente em

ácido, e o ferro presente foi totalmente reduzido a Fe2+. A seguir, a amostra dissolvida foi transferida para

um balão volumétrico de 250,0 mL, o qual foi completado com água destilada até a marca de aferição. Uma

alíquota de 10,00 mL dessa solução contendo o Fe2+ foi titulada com exatamente 25,00 mL de uma solução

padrão 0,020 mol L-1

de dicromato, em meio ácido, segundo a equação abaixo.

Considerando a estequiometria dessa reação, a porcentagem em massa de Fe na amostra analisada é,

aproximadamente, igual a

A técnica de espectroscopia de absorção na região do UV/visível é um método óptico de análise baseado na Lei de Beer-Lambert, a qual relaciona a absorção da radiação pelas moléculas do analito com a concentração do mesmo. Sobre a Lei de Beer-Lambert, considere as afirmações que se seguem: I.A absorbância (A ) de uma solução está relacionada com a transmitância de forma logarítmica, A=-log T. II.A absorbância é diretamente proporcional à concentração de uma espécie absorvente (c) e ao caminho óptico (b ) do meio absorvente, A=?bc. III.A constante de proporcionalidade chamada absortividade molar, à qual é dado o símbolo especial ?, é independente da natureza da espécie analisada. IV.Se a concentração é expressa em mols por litro e o caminho óptico em centímetros, então o coeficiente de absortividade molar possui as unidades de L moL-1cm-1 . Estão corretas APENAS as afirmativas

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282