Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso SEDUC-AL – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 946 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Considerando as ideias do texto precedente e a relação que ele estabelece com aspectos da historiografia literária brasileira, julgue o item subsequente.

Por se tratar de “Romance da zona pastoril" (R.23), Vidas Secas apresenta um realismo social ininteligível a regiões urbanas do país.

Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.

O propósito central do texto é convencer os leitores a se vacinarem contra a febre amarela.

No que se refere ao texto precedente, julgue o item que se segue.

O trecho “Em verdade vos digo que toda a sabedoria humana não vale um par de botas curtas" (R. 12 e 13) expressa um fato constatado pelo narrador quando descalçou suas botas.

A respeito do trecho do conto apresentado, julgue o próximo item.

Tanto em “recebeu Camilo este bilhete de Vilela" (R. 1 e 2) quanto em “tirou um cacho destas" (R.7), os pronomes demonstrativos foram empregados para retomar termos antecedentes.

Com base no texto precedente, julgue o seguinte item.

Depreende-se do texto que bens materiais em nada dignificam o homem, podendo somente a razão pode fazê-lo.

Com relação aos aspectos linguísticos do texto 11A3AAA, julgue o item seguinte.

Feito o devido ajuste de letra maiúscula para minúscula em “E" (R.4), o sentido do texto e sua correção gramatical seriam preservados caso o ponto final empregado logo após “expediente" (R.4) fosse substituído por vírgula.

Com relação aos aspectos linguísticos do texto 11A3BBB, julgue o seguinte item.

O sentido do trecho “Me lembre a Dolores" (R.9) seria alterado caso ele fosse reescrito como Me lembre da Dolores.

No que diz respeito às construções linguísticas do texto 11A3CCC, julgue o item subsequente.

Na linha 19, a contração “pelas" poderia ser substituída por com as, mantendo-se a correção gramatical e o sentido do texto.

Considerando o texto precedente e as competências e habilidades a serem desenvolvidas em língua portuguesa conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), julgue o item a seguir.

Para que o estudante seja capaz de considerar a língua portuguesa como fonte de legitimação de acordos e condutas sociais, cabe, em sala de aula, o trabalho com textos, devendo o professor propor práticas de leitura, de produção escrita e de análise linguística, embora possa ser dispensada a verbalização.

Considerando o texto precedente e as competências e habilidades a serem desenvolvidas em língua portuguesa conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), julgue o item a seguir.

O ensino da língua portuguesa na sala de aula busca perpetuar a variedade padrão da língua portuguesa, independentemente do seu exercício na vida social, e permitir que o aluno seja capaz de empregá-la em situação formal de fala ou escrita.

No que se refere a competências e habilidades a serem desenvolvidas em língua portuguesa conforme os PCNEM, julgue o próximo item.

De acordo com os PCNEM, o estudo da gramática deve servir como estratégia para a compreensão, interpretação e produção de textos, e a literatura deve integrar-se à área de leitura.

Considerando essas informações e os diversos aspectos a elas relacionados, julgue o item que se segue.

Na alquimia, a transformação da matéria era discutida a partir de concepções filosóficas permeadas de misticismo.

Considere as reações I, II e III a seguir.

Com relação a essas informações, julgue o item que se segue.

De acordo com a reação I, são necessárias mais de 24 × 1023 moléculas de H2(g) para a formação de 32,0 g de metano.

Considere as reações I, II e III a seguir.

Com relação a essas informações, julgue o item que se segue.

Considere que m1 gramas de H2(g) reajam completamente com 6,0 gramas de C(s), de acordo com a reação I, e que m2 gramas de O2(g) reajam completamente com 6,0 gramas de C(s), de acordo com a reação II. Conforme a lei de Richter, são necessários 2 × m1 gramas de H2(g) para reagir completamente com m2 gramas de O2(g), de acordo com a reação III.

A figura precedente mostra um diagrama de fase para uma substância pura que exibe três fases: sólida, líquida e gasosa. Com base nessas informações, julgue o item subsecutivo.

No ponto a da figura do diagrama de fase, as fases gasosa, líquida e sólida coexistem.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282