Considerando as ideias do texto precedente e a relação que ele estabelece com aspectos da historiografia literária brasileira, julgue o item subsequente.
Por se tratar de “Romance da zona pastoril" (R.23), Vidas Secas apresenta um realismo social ininteligível a regiões urbanas do país.
Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.
O propósito central do texto é convencer os leitores a se vacinarem contra a febre amarela.
No que se refere ao texto precedente, julgue o item que se segue.
O trecho “Em verdade vos digo que toda a sabedoria humana não vale um par de botas curtas" (R. 12 e 13) expressa um fato constatado pelo narrador quando descalçou suas botas.
A respeito do trecho do conto apresentado, julgue o próximo item.
Tanto em “recebeu Camilo este bilhete de Vilela" (R. 1 e 2) quanto em “tirou um cacho destas" (R.7), os pronomes demonstrativos foram empregados para retomar termos antecedentes.
Com base no texto precedente, julgue o seguinte item.
Depreende-se do texto que bens materiais em nada dignificam o homem, podendo somente a razão pode fazê-lo.
Com relação aos aspectos linguísticos do texto 11A3AAA, julgue o item seguinte.
Feito o devido ajuste de letra maiúscula para minúscula em “E" (R.4), o sentido do texto e sua correção gramatical seriam preservados caso o ponto final empregado logo após “expediente" (R.4) fosse substituído por vírgula.
Com relação aos aspectos linguísticos do texto 11A3BBB, julgue o seguinte item.
O sentido do trecho “Me lembre a Dolores" (R.9) seria alterado caso ele fosse reescrito como Me lembre da Dolores.
No que diz respeito às construções linguísticas do texto 11A3CCC, julgue o item subsequente.
Na linha 19, a contração “pelas" poderia ser substituída por com as, mantendo-se a correção gramatical e o sentido do texto.
Considerando o texto precedente e as competências e habilidades a serem desenvolvidas em língua portuguesa conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), julgue o item a seguir.
Para que o estudante seja capaz de considerar a língua portuguesa como fonte de legitimação de acordos e condutas sociais, cabe, em sala de aula, o trabalho com textos, devendo o professor propor práticas de leitura, de produção escrita e de análise linguística, embora possa ser dispensada a verbalização.
Considerando o texto precedente e as competências e habilidades a serem desenvolvidas em língua portuguesa conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), julgue o item a seguir.
O ensino da língua portuguesa na sala de aula busca perpetuar a variedade padrão da língua portuguesa, independentemente do seu exercício na vida social, e permitir que o aluno seja capaz de empregá-la em situação formal de fala ou escrita.
No que se refere a competências e habilidades a serem desenvolvidas em língua portuguesa conforme os PCNEM, julgue o próximo item.
De acordo com os PCNEM, o estudo da gramática deve servir como estratégia para a compreensão, interpretação e produção de textos, e a literatura deve integrar-se à área de leitura.
Considerando essas informações e os diversos aspectos a elas relacionados, julgue o item que se segue.
Na alquimia, a transformação da matéria era discutida a partir de concepções filosóficas permeadas de misticismo.
Considere as reações I, II e III a seguir.
Com relação a essas informações, julgue o item que se segue.
De acordo com a reação I, são necessárias mais de 24 × 1023 moléculas de H2(g) para a formação de 32,0 g de metano.
Considere as reações I, II e III a seguir.
Com relação a essas informações, julgue o item que se segue.
Considere que m1 gramas de H2(g) reajam completamente com 6,0 gramas de C(s), de acordo com a reação I, e que m2 gramas de O2(g) reajam completamente com 6,0 gramas de C(s), de acordo com a reação II. Conforme a lei de Richter, são necessários 2 × m1 gramas de H2(g) para reagir completamente com m2 gramas de O2(g), de acordo com a reação III.
A figura precedente mostra um diagrama de fase para uma substância pura que exibe três fases: sólida, líquida e gasosa. Com base nessas informações, julgue o item subsecutivo.
No ponto a da figura do diagrama de fase, as fases gasosa, líquida e sólida coexistem.