Dos processos abaixo, o único considerado endotérmico é a
Para testar o teor de álcool em uma amostra de gasolina colocaram-se, em uma proveta de 100 mL, 50,0 mL de gasolina e, a seguir, adicionaram-se 50,0 mL de uma mistura de solução de NaCl a 10% (m/v). Após agitação, a mistura foi deixada em repouso por 10 minutos para a separação das fases. Verificou-se que a fase correspondente à gasolina foi reduzida em 13,5 mL. O teor de álcool encontrado na amostra de gasolina, em porcentagem (v/v), foi
O iodo é um sólido cristalino, cinza, brilhante. No aquecimento de seus cristais, origina-se um gás violeta. A mudança de estado físico descrita para o iodo é
O efeito fotoelétrico é um fenômeno no qual metais, quando expostos à energia radiante, podem chegar a emitir elétrons. Sobre o efeito fotoelétrico é correto afirmar que
Um professor de Física do Ensino Médio que opte por trabalhar com a metodologia de Projeto como uma Proposta Pedagógica Interdisciplinar, ao desenvolver uma sequência didática que trate do conceito de calor deve, entre outros, assumir um papel de
Uma professora da 2a série trabalhou com a profissão do pai de um aluno da classe para ensinar as primeiras noções de
unidades de medida. Ela considerou importante trazer situações cotidianas da comunidade para a sala de aula, integrando o
trabalho pedagógico com a vivência cultural dos alunos. Esta professora
O toque dos sinos em Minas Gerais é um bem imaterial preservado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), por ser forma tradicional de comunicação presente em várias cidades mineiras. Dados como esse, próximos à realidade do aluno,
A partir do final dos anos 1970 a historiografia brasileira passou por intensa renovação, sob a influência de vários estudos, como os realizados pela chamada história social inglesa. Essa produção brasileira caracterizou-se
Durante as primeiras décadas da colonização portuguesa na América, as iniciativas de explorar economicamente o território se concentraram na formação de grandes propriedades rurais. Para o sucesso desse empreendimento foi importante
Leia o texto abaixo. Partindo do litoral, os colonos foram aos poucos incorporando o território da América portuguesa ao âmbito do Império: mundo sempre em movimento (...); onde os limites geográficos foram, até meados de século XVIII, fluidos e indefinidos; onde os homens inventaram arranjos familiares e relações interpessoais ao sabor de circunstâncias e contingências; onde aldeias e vilarejos se erguiam de um dia para o outro, nada garantindo que durassem mais do que alguns anos (...). (Laura Mello e Souza. Formas provisórias de existência. In: Laura Mello e Souza (org.). História da vida privada no Brasil. vol. 1. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. p. 42) A formação do território brasileiro entre os séculos XVI e XVIII foi resultado de um longo processo histórico, marcado
Algumas diferenças fundamentais entre o Estado Novo getulista e os governos militares podem ser apontadas: o segundo
período teve caráter militar, Vargas, embora apoiado e sustentado no poder pelas forças armadas, era civil e governava nessa
condição. A política do governo Vargas era nacionalista, voltada para os interesses internos do país, enquanto a dos militares
seguia os ditames do capitalismo internacional, gerenciado pelo FMI. A política social e trabalhista de Vargas resultou em alguns
efetivos avanços populares (...). A política socioeconômica dos governos militares calou as reivindicações trabalhistas, sobretudo
impondo o arrocho salarial...
(In: Gilberto Cotrim. História Global: Brasil e Geral. São Paulo: Saraiva, 2002. p.568)
O texto faz referência a diferenças existentes entre o Estado Novo (1937-1945) e os governos militares (1964-1985). Contudo, é
importante destacar que ambos
Os Conteúdos Básicos Comuns (CBCs) da Proposta Curricular de Educação Física − Ensino Fundamental e Ensino Médio − da
Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais não esgotam os conteúdos a serem abordados na escola, mas expressam
A Proposta Curricular de Educação Física do Ensino Médio e Fundamental da Secretaria de Educação de Minas Gerais propõe
que é por meio de vivências corporais e interações sociais éticas que o aluno, entre outras, amplia sua capacidade de
A Educação Física, para favorecer uma formação cidadã do aluno, requer que o processo ensino-aprendizagem, com relação ao
conhecimento dos alunos e ao contexto da cultura, seja orientado pelos seguintes princípios metodológicos:
Uma das variáveis a serem analisadas em Educação Física é o nível de aprendizagem/desempenho do aluno. Com relação a
essa variável, o aspecto a ser considerado na avaliação é