Um automóvel percorre uma estrada plana e horizontal com velocidade constante de 100 km/h. Ao avistar um radar fotográfico a uma distância de 1 km, o motorista reduz uniformemente a velocidade do automóvel, que passa pelo radar a 80 km/h. O módulo da aceleração do automóvel durante o intervalo de tempo em que sua velocidade diminuiu de 100 km/h para 80 km/h, em m/s2, foi de aproximadamente,
Gotas de água pingam, a intervalos regulares de tempo, de uma torneira situada acima de um tanque com água. Em 10 s foram contadas 20 gotas. As ondas produzidas na água chegam à beira do tanque após percorrerem 1,8 m em 3,0 s. O comprimento de onda vale, em m,
Para superar ou reduzir as dificuldades de aprendizagem dos alunos, levando em conta a diversidade de crenças, ideias, níveis sociais, etnia e outras, o professor deve
O Conteúdo Básico Comum (CBD) de Física procura focalizar elementos considerados essenciais na formação cultural e científica, sugerindo uma abordagem mais fenomenológica no primeiro ano do Ensino Médio. Para tanto, os conteúdos foram organizados desenvolvendo o conceito de energia. Tal opção pode ser justificada pelo fato de energia ser um tema
Os pressupostos de uma gestão participativa fundamentam-se em valores inquestionáveis subjacentes a todos os desdobramentos
da gestão. É um desses pressupostos:
O Fórum Mineiro de Educação Infantil - FMEI vem discutindo, aprofundando concepções, intervindo na mobilização de gestores,
conselheiros, técnicos e educadores para a construção de consensos e práticas que efetivem os direitos das crianças pequenas.
Para avaliar os principais aspectos que integram esta política, o FMEI faz uma leitura do cenário do Estado seguindo alguns
passos para serem analisados:
Uma mala de massa 8,0 kg permanece em repouso quando liberada em um plano inclinado de ângulo θ com a horizontal.
Adote sen θ = 0,60, cos θ = 0,80 e g = 10 m/s2. Nesse caso, a força de atrito que atua na mala tem módulo, em newtons, de
A capacidade térmica do sistema (frasco + água + latão), em cal/°C, vale
O nitrogênio, que pode ser considerado um gás ideal, possui massa específica de 1,25 kg/m3 à temperatura de 0 °C e à pressão de 76 cm Hg. Quando submetido à pressão de 4 atm e mantido à mesma temperatura, sua massa específica será, em kg/m3,
Dispõe–se de três pequenas esferas de material dielétrico A, B e C, inicialmente neutras e eletricamente isoladas. Atrita–se A
com B e, em seguida, as três esferas são aproximadas, conforme mostra a figura.
Observa–se então que a esfera
No ensino de Física, assim como no ensino de Ciências de forma geral, a disciplina deve ser apresentada aos alunos como uma construção humana
Considerando o ensino de Física na educação básica, a utilização de textos históricos e o estudo da História da Ciência ou alguns de seus aspectos deve ser
Observe a figura a seguir.
O mapa pode servir de ponto de partida para o professor de Geografia abordar
Observe a figura a seguir.
O conteúdo da imagem faz referência
Observe o gráfico a seguir.
O aumento nas taxas de desemprego no período em destaque deve–se, dentre outros fatores, à