Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

A evolução dos paradigmas da administração pública nos leva a reconhecer nas últimas décadas, no âmbito do Novo Serviço Público, a ascensão do conceito de coprodução. A coprodução pode ser definida de maneira ampla por alguns autores e a sua prática pode variar em diferentes contextos e áreas de políticas públicas. Entretanto, há um consenso do que a coprodução não é, o que ajuda consideravelmente a compreender os contornos desse paradigma. Nesse sentido, a coprodução pode ser definida como:

O conceito de governança é bastante amplo e utilizado de diferentes formas, a depender da perspectiva e do foco de análise. Nesse sentido, há um conjunto de práticas de governança que está estruturado em torno de dimensões fundamentais. Considere, entre essas práticas, aquela na qual deve-se “garantir que sejam apurados, de ofício, indícios de irregularidades, promovendo a responsabilização em caso de comprovação”. Essa prática faz referência ao desenvolvimento da dimensão de governança associada:

Quanto aos pronomes constantes do último parágrafo, qual é a afirmação exata?

O autor do texto – Alberto Villas – estabeleceu uma relação entre si próprio e o escritor russo Vladimir Nabokov, porque:

Há duas vertentes da Pedagogia Tradicional em sua origem:

Com relação ao emprego do adjetivo “pequenininho” (l. 03), é incorreto afirmar que:

Segundo Darido (2005), a avaliação do ensino e aprendizagem na Educação Física apresenta-se historicamente segundo quatro abordagens com finalidades e estratégias distintas. Sobre as abordagens de avaliação na Educação Física, assinale a única alternativa FALSA.

São objetivos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental, EXCETO:

Sobre as tendências que permearam a história da Educação Física no Brasil segundo Ghiraldelli Junior (1998), complete as informações abaixo e, em seguida, assinale a opção que contém a sequência correta. I) A tendência da Educação Física ______________ vislumbra a possibilidade e a necessidade de resolver o problema da saúde pública pela educação. Para essa tendência, a Educação Física assume um papel fundamental na formação de homens e mulheres sadios, fortes, dispostos à ação. A Educação Física age como protagonista num projeto de “assepsia social”.
II) A Educação Física na tendência ______________ assume o papel de colaborar no processo de seleção natural, eliminando os fracos e premiando os fortes, no sentido de depuração da raça. A ginástica, o desporto, os jogos etc somente tem utilidade quando contribuem para eliminação dos incapacitados fisicamente. A coragem, a vitalidade, o heroísmo, a disciplina exacerbada, constituem a plataforma básica dessa tendência.
III) A tendência da Educação Física ______________ não está preocupada com a saúde pública, pois entende que tal questão não pode ser discutida sem levar em conta a problemática da complexidade da organização social, política e econômica do país. Nessa tendência, a Educação Física não se pretende disciplinadora, pois é, antes de tudo, ludicidade e cooperação.
IV) A Educação Física ______________ está a serviço de uma hierarquização e elitização social. Essa tendência apresenta como principal objetivo a caracterização da competição e da superação individual como valores fundantes e desejados para uma sociedade moderna. A ginástica, o esporte, o treinamento, os jogos recreativos etc ficam submetidos ao desporte de elite.

A componente curricular Educação Física está permeada pelos diferentes saberes que compõem a cultura corporal de movimento. Esses saberes devem ser tratados não apenas em sua dimensão procedimental, ou seja: o saber fazer, mas evidenciar também a dimensão conceitual, o saber, e a dimensão atitudinal, saber ser, abordando os diferentes elementos que compõem suas significações. As informações que se seguem referem-se ao conteúdo Handebol na escola. Quais afirmativas abaixo são exemplos da dimensão procedimental? I – Execução dos fundamentos de passe e recepção do Handebol.
II – Respeito às regras e às capacidades individuais e do grupo, evitando comparações.
III – Análise do contexto histórico e das transformações pelas quais o Handebol passou.
IV – Vivenciar o jogo de Handebol aplicando os fundamentos técnicos e táticos.
V – Participar das atividades em grupos, duplas, trios, cooperando e interagindo de forma colaborativa.

A palavra “deslizando” (l. 10), significando “deslocar(-se) em movimento contínuo (sobre ou ao longo de)” (HOUAISS, 2009), tem de ser grafada com Z. Assinale o período em que se observa um erro ortográfico relativo à alternância das consoantes S e Z entre vogais.

Levando-se em conta as regras de pontuação, examine a seguinte oração: ”Mas as mais belas histórias ali dentro, estavam intactas” (l. 07). Com base nessas regras, aponte a asserção verdadeira.

Na área de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (1998) encontrase o ensino de Arte. Essa área do conhecimento apresenta as capacidades de representação e comunicação. Nesse sentido, os PCN analisam as implicações da relação entre os elementos ressaltando duas grandes áreas:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282