Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A partir da comunicação hipotética apresentada, Memorando nº 150/2017/UEPB/PROGRAD/PROGRAD-CEPA, responda à questão.

Ainda sobre o Memorando transcrito na página anterior, podemos inferir que:

O PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) é parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo da preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais Normas Regulamentadoras – NR's, em especial com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO. A NR 9 estabelece os parâmetros mínimos e diretrizes gerais a serem observados na execução do PPRA, podendo tais parâmetros serem ampliados mediante negociação coletiva de trabalho. Para efeito desta NR, consideram-se riscos ambientais, os abaixo elencados:

As cores utilizadas nos locais de trabalho para identificar os equipamentos de segurança, delimitar áreas, identificar tubulações empregadas para a condução de líquidos e gases e advertir contra riscos, devem atender ao disposto nas normas técnicas oficiais."

A Norma Regulamentadora (NR) que estabelece o disposto no texto acima é

Dadas as orações:

I – Robson agia feito um burro.
II- O burro falante é um personagem fantástico.
III- O burro quando empaca...

A alternativa em que a palavra destacada tem função de substantivo é:

Em: “Faria tudo igual de novo", o termo em destaque tem função sintática de:

A forma fatorada da expressão algébrica x2 + 14x + 49 é:

Podemos afirmar que no serviço social da contemporaneidade:

I- A direção social que orienta a profissão tem como referência a relação orgânica com o projeto das classes subalternas, reafirmado pelo código de ética de 1986.

II- Reafirma-se o desafio de tornar os espaços de trabalho do(a) assistente social, espaços de fato públicos, alargando os canais de interferência da população na coisa pública, de modo a permitir maior controle por parte da sociedade nas decisões que lhe dizem respeito.

III- Tem-se um quadro de precarização e de mudanças no mercado de trabalho de um modo geral que também afeta o serviço social com processos como a terceirização, os contratos parciais, temporários, a redução de postos de trabalho, dentre outros.

Após a análise das proposições, concluímos que está (ão) CORRETA(s)

Assinale o item em que a palavra retirada do Texto 1 está acentuada pela mesma regra de acentuação da palavra SAÚDE.

Veja a afirmativa de Yazbek (2000) sobre a questão social na sociedade capitalista e o serviço social, e complete as lacunas abaixo:

O serviço social na década de ___________ se vê confrontado com o conjunto das transformações ___________, no qual é desafiado a compreender e intervir nas ___________ configurações e manifestações da questão social, que expressam a ___________ do trabalho e a penalização dos trabalhadores na sociedade capitalista atual.

Marque a sequência que completa CORRETAMENTE as colunas:

Na passagem: “Assim as moscas nunca vão cair na sua teia" (Texto 12), as expressões em destaque caracterizam-se, respectivamente, como advérbios de

Em relação ao corpo técnico-administrativo, o Estatuto da Universidade Estadual da Paraíba expõe que

I- aos membros da comunidade universitária, não é prevista a prestação, através de órgãos próprios, de procedimentos como assistência jurídica e à saúde, restaurante universitário, creche, já que as Constituições Federal e Estadual não o fazem.

II- caso precise se afastar de suas funções, o servidor pode ser substituído por outro, temporariamente, desde que não ultrapasse o período máximo em dias, conforme legislação pertinente em vigor.

III- é totalmente vedada a contratação de pessoal sem fazer concurso público, inclusive para serviços técnicos e consultorias especializados ou para atender necessidades específicas por tempo determinado.

IV- o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração define as questões como regime de trabalho, lotação, promoção, além dos direitos e deveres dos servidores. Já o Regimento Geral trata das normas disciplinares para pessoal docente, técnico-administrativo e discente.

V- a UEPB adota para seus servidores, como legislação própria e pertinente, o Estatuto do Servidor Civil do Estado da Paraíba que está em vigor.

Dentre as proposições apresentadas, está(ão) CORRETA(s) apenas:

Hélder Boska (2012) identifica como instrumentos utilizados pelo serviço social:

Lupicínio Maranguape é servidor efetivo da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB integrante de seu corpo técnico no cargo de técnico-administrativo, desde 2013, sob um regime de 30 horas semanais. Após passar por avaliação de estágio probatório, conseguiu sua estabilidade, conforme proclama o art. 21 do Estatuto dos Servidores Públicos do Estado da Paraíba. Em 2017, este servidor logrou êxito no concurso para professor da UEPB, sendo o cargo em regime de 40 horas semanais. Em relação à situação hipotética é possível AFIRMAR que o servidor

“__ noite caía gélida sobre mim. __ horas passavam. __ meia noite, pontualmente, ouvi duas batidas na porta. ____ altura, eu não sentia mais nada, somente __ batidas do meu coração __ me ensurdecer.” A alternativa que preenche corretamente as lacunas é:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282