Princípios administrativos são vetores que norteiam e fundamentam toda a atividade administrativa. Sobre eles, assinale a alternativa correta:
Com relação à alienação de bens públicos, de acordo com a Lei nº 8.666/93, é INCORRETO afirmar que:
“Chamamos de _______________ o conjunto de normas que fundamentam a consciência profissional de um trabalhador no exercício de sua função, fornecendo imperativos de uma boa conduta e integridade profissional."
A lacuna acima pode ser corretamente completada pelo termo:
Sobre a ética do psicopedagogo: “O Código de Ética tem o propósito de estabelecer parâmetros e orientar os profissionais da Psicopedagogia brasileira quanto aos princípios, normas e valores ponderados à boa conduta profissional, estabelecendo diretrizes para o exercício da Psicopedagogia e para os relacionamentos internos e externos à ABPp – Associação Brasileira de Psicopedagogia".
Analise os itens abaixo, relacionados ao Capítulo 3 – Do exercício das atividades psicopedagógicas:
I- Artigo 6ª - Estarão em condições de exercício da Psicopedagogia os profissionais graduados e/ou pós-graduados em Psicopedagogia – especialização “lato sensu" - e os profissionais com direitos adquiridos anteriormente à exigência de titulação acadêmica e reconhecidos pela ABPp. É indispensável ao psicopedagogo submeter-se à supervisão psicopedagógica e recomendável processo terapêutico pessoal.
II- Parágrafo 1º O psicopedagogo, ao promover publicamente a divulgação de seus serviços, deverá fazê-lo de acordo com as normas do Estatuto da ABPp e os princípios deste Código de Ética.
III- Parágrafo 2º Os honorários deverão ser tratados previamente entre o cliente ou seus responsáveis legais e o profissional. IV- Artigo 7º O psicopedagogo está obrigado a respeitar o sigilo profissional, protegendo a confidencialidade dos dados obtidos em decorrência do exercício de sua atividade e não revelando fatos que possam comprometer a intimidade das pessoas, grupos e instituições sob seu atendimento. Não passar para o cliente, família e professores fato que tenha conhecimento para os envolvidos no atendimento, dando a conotação de quebra de sigilo profissional.
V- Parágrafo 2º O psicopedagogo se revelará como testemunha, fatos de que tenha conhecimento no exercício de seu trabalho e também depor perante a autoridade judicial.
Está (ão) CORRETO (s) apenas
Leia a seguinte análise histórica sobre uma importante instituição brasileira da atualidade:
“Desde antes do início do século XX, já se tinha a consciência, no Brasil, da necessidade de se criar um “banco dos bancos" com poderes de emitir papel-moeda com exclusividade, além de exercer o papel de banqueiro do Estado. A necessidade de se encontrar uma instituição financeira que organizasse o sistema monetário do Brasil pode ser observada desde 1694, com a criação da Casa da Moeda. Em 1808, quando o príncipe regente de Portugal, D. João, desembarcou no Brasil colônia, já se tinha a ideia de se criar um banco com funções de banco central e banco comercial. Os anos mostraram ao Brasil que era necessário possuir um sistema capaz de acompanhar as evoluções econômicas que se observavam no mundo".
O texto faz referência:
Leia o trecho do texto a seguir e responda à questão.
Ainda a respeito da frase “O futebol dá sentido à vida de milhões de pessoas”, analise as afirmativas a seguir a assinale a alternativa correta. I. O sujeito da frase é “O futebol”. II. O verbo “dá” é transitivo direto e indireto. III. O termo “sentido” funciona como objeto direto. IV. Os termos “à vida de milhões de pessoas” funcionam como objeto indireto.
Leia o trecho do texto a seguir e responda à questão.
Os artigos são termos que geralmente acompanham os substantivos, indicando o número e o gênero, podendo ser definidos ou indefinidos. Assinale a alternativa que apresenta SOMENTE artigos que aparecem no texto.
Considere o trecho do texto a seguir e responda à questão.
Assinale a alternativa que apresenta o modo em que estão empregados os verbos “a correr, a pular, a cantar, a brincar”.
“ Todos que chegavam beijavam-lhe as mãos.". É correto afirmar que o termo destacado exerce função sintática de:
Acerca das equações de segundo grau, analise.
I- Uma função de segundo grau dada por
O Barroco é uma expressão artística muito marcante na história da arte brasileira. Podemos afirmar que os principais autores do Barroco no Brasil, são?
Uma das maneiras de retomar palavras e expressões já empregadas em um texto é utilizando pronomes. Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE a possível substituição ou retomada para o excerto lido.
Considere a necessidade de elaborar uma apresentação no Microsoft PowerPoint 2003 ou superior na sua instalação padrão do Windows. Escolha a alternativa CORRETA, que corresponde ao recurso que possibilita definir vários elementos de um slide como cores e fontes, padronizando características para que sejam mostradas em todos os slides automaticamente.
Leia o trecho da reportagem para responder a questão.
Observe-se que o Portal da Transparência tem por finalidade oferecer ao Cidadão informações relativas aos programas sociais, receitas, despesas, corpo funcional, licitações, contratos, convênios e patrimônio entre outros, tornando-se uma ferramenta para o exercício da cidadania. Sobre esse assunto, analise as assertivas a seguir.
I. Para realizar o controle do uso dos recursos públicos, o cidadão pode se utilizar de dados concretos e de informações importantes disponíveis nos portais da transparência.
II. Acompanhar e fiscalizar a execução orçamentária e financeira dos órgãos públicos são formas de exercer a cidadania.
III. O exercício da cidadania é uma atividade complexa e multifacetária, não se esgotando na relação entre sociedade e Estado, mas espalhando efeitos para as relações interpessoais. Assim, comportamentos do cotidiano, como respeitar o sinal vermelho no trânsito e não jogar papel na rua, revelam diferentes estágios de cidadania de um povo e mostram as diversas noções sobre a importância do o respeito à coisa pública.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
Em 1994, ocorreu a Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais em que foram estabelecidas as diretrizes referentes à implantação de medidas para as necessidades educativas especiais, foi assinado nesse encontro o(a):