Conforme a lei que regulamenta a profissão de Assistente Social (lei 8.662/93), compete aos CRESS, em suas respectivas áreas de jurisdição, na qualidade de órgão executivo e de primeira instância, o exercício das seguintes atribuições:
I- Organizar e manter o registro profissional dos assistentes sociais e o cadastro das instituições e obras sociais públicas e privadas, ou de fins filantrópicos.
II- Fiscalizar e disciplinar o exercício da profissão de assistente social na respectiva região.
III- Funcionar como tribunal superior de ética profissional.
IV- Prestar assessoria técnico-consultiva aos organismos públicos ou privados, em matéria de serviço social.
V- Fixar, em assembleia da categoria, as anuidades que devem ser pagas pelos assistentes sociais.
Estão CORRETAS
Observe o extrato do texto do Prof. João Maurício Adeodato e, em seguida, responda o que se pede:
“O termo ethos, ao lado de pathos e logos, designa, na Grécia clássica, uma das dimensões ontológicas fundamentais da vida humana. Ética constitui, além da doutrina do bom e do correto, da “melhor" conduta, a teoria do conhecimento e realização desse desiderato. O postulado inicial aqui é que não apenas aquilo que tradicionalmente faz parte da moral mas também o que hoje chamam-se o político e o jurídico pertencem ao significado do termo ética." (ADEODATO, João Maurício. Ética e retórica: para uma teoria da dogmática jurídica. Saraiva: 2002, pp. 185-186).
Se se considerar que a ética é a doutrina do bom e do correto em relação às condutas que o indivíduo deve possuir, pode-se imaginar que um sujeito que se comporta “eticamente" irá desenvolver condutas e conceitos que se ajustarão a comportamentos morais dignificantes. O sujeito que mantém suas ações dentro das prescrições do que seja considerado bom e correto pode ser denominado de “sujeito ético-moral".
Com base no acima descrito, a alternativa que melhor aponta um requisito ou comportamento relativo a um sujeito ético-moral é:
A alternativa incorreta quanto ao uso dos porquês é:
Nas orações:
I- É necessário a minha rubríca no documento.
II- Minha amiga e eu sempre saimos sozinhas.
III- Em casa, apreciamos música. Temos inclusive um alaúde.
A alternativa que possui erro de acentuação é:
Em: “Dom Quixote é meu herói preferido", o termo em destaque tem função sintática de:
As afirmações abaixo referem-se a conjuntos numéricos
I- A raiz quadrada de dois não pertence ao conjunto dos números Racionais.
II- {-1, 0, 1} pertence ao conjunto dos números Naturais.
III- Todo número que pertence ao conjunto dos números Naturais também pertence ao conjunto dos números Reais.
Estão corretas apenas as afirmações:
Relacionando a imagem ao texto que lhe completa o sentido contextualizando-o, assinale a alternativa que expõe o objetivo que NÃO corresponde absolutamente ao estabelecido pela Agenda 2030.
Aceitando o fato de que o tema da “sustentabilidade global" está intrinsecamente relacionado com a redução das desigualdades sociais, assinale a alternativa cuja imagem simboliza ideia contrária aos propósitos da matéria?

Em relação à superação dos conflitos étnico-raciais no Brasil, podemos afirmar que
Sobre a emissão de pareceres, laudos, opiniões técnicas conjuntos entre o assistente social e outros profissionais, a resolução CFESS nº 557/2009 garante, EXCETO:
As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos, de acordo com a Resolução CNE/CEB n.º 5, de 17 de dezembro de 2009, para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo, exceto:
Conforme o artigo 56 do estatuto da criança e do adolescente - ECA, os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao conselho tutelar os casos de
I- maus-tratos envolvendo seus alunos.
II- reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares.
III- elevados níveis de repetência.
IV- não atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência.
Está(ão) CORRETA(S):
“[...] houve uma reorientação de pensamento sobre o ensino das artes em centros norte-americanos e europeus, questionando basicamente a ideia do desenvolvimento espontâneo na expressão artística, procurando definir a contribuição específica da arte para a educação do ser humano." (Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte). Essa reorientação, da qual fala o texto, aconteceu na entrada da década de:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais afirmam que aprender arte é desenvolver progressivamente um percurso de criação pessoal cultivado, ou seja, mobilizado pelas interações que o aluno realiza no ambiente natural e sociocultural. Tais interações são realizadas, exceto:
A partir do processo de democratização da escola, evidencia-se o paradoxo inclusão/exclusão quando os sistemas de ensino universalizam o acesso, mas continuam excluindo indivíduos e grupos considerados fora dos padrões homogeneizadores da escola. Assim, sob formas distintas, a exclusão tem apresentado características comuns nos processos de segregação e interação, que pressupõem a ________________. De acordo com os Marcos Políticos Legais na Perspectiva da Educação Especial Inclusiva, aponte a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima: