As linguagens oral e escrita são instrumentos de representação de pensamentos e idéias. Assinale a alternativa que melhor esclarece o processo de aquisição dessas duas linguagens.
“A interdisciplinaridade deve ir além da mera justaposição de
disciplinas e, ao mesmo tempo, evitar a diluição delas em
generalidades. De fato, será principalmente na possibilidade
de relacionar as disciplinas em atividades ou projetos de
estudo, pesquisa e ação, que a interdisciplinaridade poderá
ser uma prática pedagógica e didática adequada aos objetivos
do Ensino Médio.”
(Fonte: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf)
Pensando em atender ao princípio da interdisciplinaridade
trabalhando com o desenvolvimento de projetos, assinale a
alternativa que apresenta os aspectos que precisam ser
considerados:
De acordo com Phillipe Perrenoud, todos os membros de um grupo são coletivamente responsáveis por seu funcionamento: o respeito aos horários e à pauta do dia, a preocupação em chegar a decisões claras, a lembrança das opções feitas, a divisão das tarefas, o planejamento dos próximos encontros, a avaliação e a regulação do funcionamento, o que significa que cada um exerce permanentemente uma parte da função de comando e de condução. Isso supõe, ao mesmo tempo, o descrito a seguir, EXCETO:
Assinale a alternativa que explicita o objetivo do Projeto Político Pedagógico.
O Estatuto da Criança e do Adolescente dispõe que “a criança
e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno
desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da
cidadania e qualificação para o trabalho” e assegura-lhes:
I Igualdade de condições para o acesso e permanência na
escola;
II Direito de ser respeitado por seus educadores;
III Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer
às instâncias escolares superiores;
IV Direito de organização e participação em entidades
estudantis estando com 15 anos completos;
V Acesso à escola pública e gratuita até o 5º Ano e próxima
de sua residência.
Assinale a alternativa CORRETA.
O Planejamento Estratégico visa ao registro do plano de ação (projetos e melhorias de processos). Para isso, o empreendedor pode fazer uso da Análise SWOT, que permite a realização da análise dos ambientes interno e externo da Organização ao identificar:
Na visão de Hammer, in Reengenharia, Revolucionando a
empresa em função dos clientes, citado em Gestão da
Qualidade: Teoria e Casos, Marly Monteiro de Carvalho,
processo é “um conjunto de atividades do início ao fim, que,
juntas, criam valor para o cliente." No que concerne aos
principais conceitos relacionados à gestão por processos,
analise os itens abaixo:
I O foco deve estar voltado para o empreendedor.
II A empresa deve estar orientada sempre para as tarefas.
III O trabalho deve agregar valor.
IV Uso intensivo de tecnologias de informação.
São conceitos relacionados à gestão de processos os
expostos nos itens:
Tendo como pressuposto que só ocorre a mudança de uma determinada situação educativa quando, ao planejar, se
tem certeza de onde se quer chegar, deve-se se ter claro que o ato do planejamento educacional exige compromisso,
sendo um ato de intervenção que
I. exige participação e compartilhamento da responsabilidade.
II. implica organização, mas não pode ser visto como uma simples rotina.
III. necessita de encontros para refletir e reconhecer as suas limitações e possibilidades.
IV. diz respeito a interesses pessoais, organizacionais e burocráticos.
Estão CORRETOS os itens
Historicamente, o pensamento pedagógico brasileiro tem apresentado diferentes concepções. Ele tem sido
influenciado por diferentes teorias que interferem na prática pedagógica, tais como: inatista, ambientalista e
interacionista, que são vivenciadas simultaneamente, no contexto educacional. Sobre elas, analise as afirmativas a
seguir:
I. Para os inatistas, o docente deve respeitar a maturidade do educando, entendendo que, quanto menor a
interferência, maior será a espontaneidade e criatividade do aluno.
II. A teoria ambientalista supervaloriza o ensino como uma técnica a ser transmitida, uma vez que o ser humano é
uma folha em branco.
III. Para as teorias interacionistas, a aquisição do conhecimento é entendida como um processo de construção contínua
do ser humano em sua relação com o meio que o cerca.
IV. A teoria ambientalista entende que o sujeito nasce com as capacidades intelectuais determinadas.
V. Os interacionistas acreditam que o indivíduo é produto do meio em que vive.
Estão CORRETAS
A Lei 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, define que o ensino será ministrado com base em alguns
princípios explicitados no Art 3º, entre eles:
I. igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola.
II. respeito à liberdade e apreço à tolerância.
III. coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
IV. valorização, prioritariamente, da experiência escolar e, consequentemente, da extraescolar.
V. vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
Estão CORRETOS, apenas, os itens
A lei 8.069, de 13 de julho de 1990 dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Em seu Art. 94, define que
as entidades que desenvolvem programas de internação têm algumas obrigações, entre outras:
I. preservar a identidade e oferecer ambiente de respeito e dignidade ao adolescente.
II. esforçar-se no sentido do restabelecimento e da preservação dos vínculos familiares.
III. oferecer instalações físicas em condições adequadas de habitabilidade, higiene, salubridade e segurança e os
objetos necessários à higiene pessoal.
IV. oferecer cuidados médicos, psicológicos, odontológicos e farmacêuticos.
V. propiciar escolarização e profissionalização.
Estão CORRETOS os itens
Na perspectiva de uma pedagogia da autonomia, a prática socioeducativa deve objetivar a intervenção no mundo, contribuindo com a formação pessoal e social e oportunizando a criança e o adolescente a aprenderem a
A vida escolar é um espaço privilegiado para formar cidadãos capazes de partilhar responsabilidades e de conhecer seus direitos e deveres. Partindo desse pressuposto, é requisito básico para uma gestão participativa e democrática a(s)
O tema da assessoria vem ganhando espaço nos debates teóricos da profissão. Encontramos experiências de assessoria para elaboração de projetos, assessorias prestadas a Conselhos de Direitos e de Políticas ou Conselhos Tutelares, assessorias às equipes de recursos humanos, etc. Sobre essa temática, assinale a alternativa CORRETA.
Referente às técnicas utilizadas para a elaboração de um estudo social, analise as afirmativas abaixo e assinale V
para as opções Verdadeiras e F para as Falsas.
( ) Entrevistas.
( ) Visita domiciliar.
( ) Observação.
( ) Análise de documentação.
( ) Informações e entendimentos com colaterais ou entidades de bem estar social da comunidade.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.